Até o século passado, quando ainda ressoavam fortemente os preceitos de Frederick Taylor – com o taylorismo – e Henry Ford – com o fordismo -, cada membro de uma equipe era responsável por uma única função e desconhecia os demais processos dentro do sistema produtivo em massa. O líder, naquele sistema, tinha a postura de herói, centralizava totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não tinham nenhuma liberdade de escolha. Era algo como: ‘Entre, mas deixe sua mente do lado de fora.
Faça apenas o que eu mandar. Desde a introdução do modelo Toyota de gestão, na década de 1980, o papel do líder e de seus subordinados sofreu diversas transformações. De acordo com a metodologia Lean, ninguém nasce líder, mas a liderança pode ser aprendida e ensinada. É possível e necessário desenvolver habilidades diárias de liderança em todos, que podem aprender a liderar em seu ambiente imediato.
Em um sistema Lean, a raiz de todo sucesso está em utilizar a compreensão técnica para ajudar os clientes a resolverem seus problemas. E a chave para a satisfação do cliente é a satisfação de toda a equipe em atende-lo, alcançando as metas de lucros e o desenvolvimento de pessoas.
De acordo com o consultor em gestão Lean e diretor geral da Staufen Táktica, Dário Spinola, os líderes de equipes não devem somente avaliar, gerenciar, lidar com incentivos ou promover membros da equipe. “Os membros da equipe trabalham com o líder e não para ele. O líder não supervisiona, ele ajuda a equipe a atingir seus objetivos diários e suporta esforços de melhoria”, explica.
Quando uma equipe se depara com um problema, ela se mobiliza para entende-lo e buscar uma solução, contando com o suporte e estruturação do líder, que, entre outras funções, verifica se é um problema real ou não, questiona e direciona, incentiva e apoia o pensamento e as iniciativas, além de manter uma atitude positiva e amigável para um bom espírito de equipe.
Quando um funcionário falta, o líder da equipe assume essa posição. Se alguém está com problemas com relação ao trabalho que executa, o líder da equipe aparece e ajuda. É papel do líder ainda traduzir os objetivos estratégicos em metas desafiadoras, padronizar processos e criar gestão visual, que torna claro o que a equipe precisa resolver e utiliza ao máximo as competências e capacidades de cada funcionário. A equipe não quer que o líder dite as regras para solucionar um problema, mas espera que ele possa clarificar os processos para que visualizem os desvios e possam corrigi-los. “No pensamento Lean, a clareza não consiste em dar instruções claras, mas um senso claro de direção para que qualquer pessoa possa usar sua iniciativa e criatividade para ajudar o negócio e participar do seu sucesso”, finaliza Dário Spinola.
Kata significa forma e está presente em diversas artes marciais. O Toyota Kata foi desenvolvido após longos anos de pesquisa sobre o comportamento das equipes de liderança da Toyota Motors. Recebeu este nome pois tem como objetivo praticar de forma repetitiva os “movimentos” necessários para a execução da melhoria continua.
Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no setor de serviços, a produtividade, em geral, é muito baixa. O problema é que esse setor é responsável por 70% do PIB e já emprega…
Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos anos 1950 para servir de base, como um pré-requisito para o estabelecimento de todo o Sistema Toyota de Produção. O 5S tem inúmeros benefícios, mas…
Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e faz parte do time da Staufen AG há 13 anos. À frente da unidade de Desenvolvimento Lean, junto com sua equipe, ele trabalha há anos…
Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta metodologia. Acertei? Então vem comigo! 😊 O conceito PDCA O Plan-Do-Check-Act (ou Planejar-Executar-Checar-Agir) é um conceito fundamental que nasceu na década de 1920, criado por…
O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: um kanban para a produção de vídeos Vou te dar um exemplo. Tenho um projeto em conjunto com alguns colegas da Lean Sensei Partners para a criação de vídeos curtos de conteúdo. Aqui está…
Cada líder Lean deve possuir e desenvolver estas cinco características: Compromisso; Paixão pelo aprendizado; Empatia e inteligência emocional; Poder de tomada de decisão e Liderança pelo exemplo.
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
O CEO da Fein, fabricante de ferramentas elétricas com mais 150 anos no mercado, fala sobre a coragem de manter o foco em um objetivo claro de negócio e como isso tem um efeito positivo sobre os custos, a complexidade e o sucesso de uma empresa.
Neste artigo, você vai aprender alguns conceitos básicos do Lean – como valor e desperdício – vai aprender uma técnica para enxergar e identificar desperdícios na sua área. Por fim, você vai aprender todos os requisitos para uma boa rota genba e vai colocá-los em prática.