5 razões pelas quais a Liderança Lean te conduz ao sucesso

Liderança Lean te conduz ao sucesso
janeiro 27, 2022 | Conceitos Lean, Leadership and Organizational Development, Liderança

Mais alto, mais rápido e além (higher, faster, further) – as empresas geralmente têm como objetivo gerar o maior volume de negócios e lucro possível, o mais rápido possível. No longo prazo, entretanto, isso nem sempre é o melhor. Para alcançar o sucesso a longo prazo e em alto nível, muitos departamentos apostam em uma Liderança Lean, pois é aqui que o sucesso corporativo é considerado e otimizado de maneira holística e sustentável.

 A Liderança Lean é um estilo de liderança engloba uma filosofia de gestão holística que abrange toda a empresa. Assim, não só os processos, a produção e os procedimentos são fatores essenciais para o sucesso, mas sobretudo os colaboradores. Esses cinco pontos a seguir descrevem as áreas em que a Liderança Lean é relevante:

1. Motivação pessoal

A Liderança Lean não apenas abre novos horizontes profissionalmente, mas tudo que você aprender aqui também terá uma influência positiva na sua vida pessoal. A Liderança Lean é muito mais do que um estilo de gestão. Esta perspectiva holística pode ser usada de muitas maneiras na sua vida diária. Esses impulsos de liderança pessoal são ideais para aumentar a sua motivação, para que você possa se destacar no ambiente profissional.

2. Eficiência social

A liderança afeta a todos na empresa, desde a alta gestão até os estagiários. A Liderança Lean se concentra em todos os funcionários e executivos. O fator humano também pode ser estendido a todos os fornecedores, subcontratados e clientes, ou seja, a todos os stakeholders da companhia. Qualquer pessoa que conseguir desenvolver uma liderança eficaz para encorajar de forma eficaz e eficiente todos os envolvidos, torná-los conscientes de seus impulsos e, em seguida, usá-los para a melhoria de suas atividades, terá sucesso. Um exemplo: sabe quando os clientes deixam feedbacks no atendimento ao cliente? Os funcionários que recebem essas informações e as usam para converter instantaneamente em soluções irão aumentar a fidelidade do cliente ao atender às suas necessidades mais relevantes prontamente.

3. Otimizando fluxos de processo

Nas sequências de processo e produção, fatores como desempenho do processo, taxa de erros, prazos e custos são importantes na determinação do desempenho. Com o apoio da Liderança Lean, cada um desses fatores pode ser otimizado. Em outras palavras, as empresas que praticam a Liderança Lean experimentam menos retrabalho, com ferramentas mais eficazes, menores taxas de erro e menos quebra de máquinas. A tese “A excelência em processos requer excelência em liderança” é aplicada e colocada em prática.

4. Definindo o foco

Fazer as coisas certas da maneira certa é crucial para o sucesso. Mas quais são exatamente as coisas certas? Cada empresa deve determinar por si mesma. No entanto, isso requer coragem para tomar decisões, comprometer-se com um punhado de objetivos e persegui-los. O poder de tomar decisões pode ser adquirido e expandido por meio da Liderança Lean. A gestão melhora a sua capacidade de decisão e também a habilidade para tomar decisões.

5. Continue em frente

Ficar parado destrói suas chances de sucesso! Aqueles que confiam cegamente em seu status quo serão rapidamente deixados para trás no mundo de hoje. Afinal, as mudanças hoje são tão rápidas e erráticas que as empresas precisam acompanhá-las. Isso requer uma profunda reflexão pessoal, em que você permita sobretudo ser avaliado objetivamente pelos outros. Esta é a única maneira de se adaptar e perseguir constantemente suas próprias visões e objetivos. Na Liderança Lean, a atitude é transferida para todos: líderes, colaboradores, equipes e organização.

Leia mais sobre este assunto:

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter