Usamos a nossa mente para pensar e é incrivelmente difícil detectar nossos vícios enquanto pensamos. Aprendi, da forma mais difícil, que isso é algo que não se pode fazer sozinho. Para explorar novas ideias, você deve colaborar com os outros e experimentar em primeira mão. De muitas maneiras o gemba é o que melhor ensina.
Mas o que o Gemba tem a ensinar com relação à Liderança Lean?
Aqui vão alguns insights! 😉
1. Performance humana é um processo dinâmico. Não é a otimização de algo estático! Eu percebi que costumava enxergar a “organização” como uma maneira perfeita de juntar as caixas certas e colocar as pessoas, já treinadas, nestas caixas para “ajustar” e otimizar o sistema através de ferramentas de excelência. A dinâmica natural de just-in-time e a natureza desafiadora do Lean e/ou Kaizen são, precisamente, responsáveis por criar desempenho a longo prazo, dando às pessoas o senso de direção e progresso, mesmo que eventos adversos dificultem encontrar vitórias fáceis.
2. Liderança pode ser aprendida e ensinada. Aqui vai uma dica muito importante: ninguém “nasce líder” ou “nasce para obedecer”! Isso me fez repensar minhas convicções Na verdade, ao contrário de existirem líderes e liderados, em situações reais existem líderes e líderes, mas em pontos e níveis diferentes. Isso me fez enxergar o que David Marquet chama de relacionamento “líder-líder” e me fez procurar desenvolver habilidades em toda a minha equipe diariamente. Todos podem – e devem – aprender a liderar em seu ambiente de trabalho.
3. O sistema Lean é um sistema de aprendizado, não de gestão.Cada vez mais nós percebemos que a razão do sucesso de um negócio está totalmente ligada a conhecer a fundo os problemas do cliente e buscar solucioná-los tecnicamente. Como os problemas dos clientes mudam cada vez mais rápido e as questões técnicas relacionadas a eles são cada vez mais complexas, o jeito é enxergar Lean (TPS em geral) como um sistema de aprendizado para explorar novas maneiras de se fazer as coisas – adicionando valor a elas. Isso vai na direção contrária do sistema de gestão que deixa as coisas como estão.
Nossa busca é por um sistema de negócio que concilie a satisfação dos clientes com a satisfação dos colaboradores, o lucro ao desenvolvimento das pessoas, a empresa ao ambiente social. Isso não é mito – já vimos isso acontecer diversas vezes. Mas é necessário um pensamento diferente que depende do aprofundamento das relações entre os colaboradores e o trabalho, além de aprofundar o relacionamento entre trabalho e os benefícios ao cliente através do bom entendimento do que está acontecendo.
Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no…
Atualmente, ainda é comum encontrar empresas que possuem uma gestão de processos administrativos cujo acompanhamento de desempenho ocorre semestral ou anualmente, geralmente em função de bônus pessoais, e onde a…
Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos…
Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e…
O constante aumento na diversidade de produtos está forçando muitas empresas a enfrentarem o conflito que surge entre as demandas do mercado e a busca por padronização de seus processos….
Os desafios do ambiente de negócios vêm crescendo, dia após dia, diante de um cenário altamente globalizado, competitivo e de mudanças rápidas e significativas. A mudança, por si só, muitas…
Entendendo a constante preocupação dos departamentos de gente e gestão com o incentivo e a motivação das pessoas com relação às suas entregas e à sua capacitação, o que vai…
Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta…
O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: Um quadro Heijunka – refletindo o takt time Os…
Quais são, afinal, as 5 características que um líder Lean precisa possuir e desenvolver? Aqueles que se concentram intensamente na Liderança Lean, crescem a partir dela e ampliam seus horizontes profissionais…
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
Muito mais que um mero desdobramento de metas, o Hoshin Kanri é a bússola que dá a direção para a gestão da empresa. Neste processo, as metas são desdobradas para…