O CLIENTE É O CENTRO
OS CONSUMIDORES ESTÃO EXIGINDO CADA VEZ MAIS DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Hoje em dia, quando vamos ao supermercado, nossas expectativas são claras: prateleiras e frigoríficos bem cheios; diversas opções de fabricantes e marcas próprias; forma, cor, muito frescor; e tudo isso de preferência a um preço competitivo de venda. E que, de preferência, a alimentação seja saudável e produzida de forma sustentável.
Para que as expectativas dos clientes também possam ser atendidas no futuro, os tempos de armazenamento e de produção devem ser reduzidos na indústria de alimentos, e os processos ainda mais otimizados. A maior indústria do Brasil em valor de produção (mais de 36.000 empresas no setor com aproximadamente 1,7 milhões de postos de trabaho diretos e formais) enfrenta grandes desafios.
Aproximadamente 90% das empresas são operações de pequeno e médio porte. Manter-se competitivo também significa aproveitar as últimas tendências do mercado e oferecer uma ampla variedade de produtos.
Lotes de produção mais curtos, tempos de parada e troca, além de funcionários qualificados são os fatores de sucesso desta indústria. Além disso, a Indústria 4.0 está forçando as pequenas e grandes empresas a usarem os dados de forma inteligente. O aumento da complexidade e o curto prazo de validade na indústria de alimentos representam novos desafios para as empresas. Isso requer um novo comportamento das lideranças.
Nossos especialistas do setor irão ajudá-lo a estabelecer a excelência em processos e liderança e, assim, aumentar a criação de valor. A otimização dos processos deve vir sempre antes da digitalização, para que bem-sucedida; para ambos, nossos especialistas com experiência em vários projetos de digitalização fornecerão orientação e recursos. Nossas soluções irão ajudá-lo a enfrentar os desafios da indústria e desenvolver ainda mais a sua empresa a longo prazo.
Fabio Silva
PartnerSTAUFEN.Brasil
Desde 2001 atuando em Lean e Seis-Sigma em projetos na Táktica Lean Consulting, no Brasil e exterior, com consultoria e interim management.
Em 2011 ingressou na Votorantim Cimentos, onde foi o responsável pelo Programa de Excelência Operacional em 25 fábricas no Brasil, reportando ao diretor de operações Brasil e responsável pelo PMO da execução dos projetos.
Hoje concentra suas atividades em diversos projetos de transformação em indústrias dos ramos automotivos, construção civil, metal mecânica, químico, entre outras.
Trabalhou durante 3 anos na ALSTOM Hydro China em projetos de transformação Lean Global e no desenvolvimento e relocação de plantas industriais na ALSTOM China. Gerenciou projetos na 3M do Brasil, Dow, LeNovo, Liebherr e Alegra Foods
Outras empresas: Siemens, Tenda, Saur, Marcopolo e Thyssenkrupp Elevadores, entre outras.
Contatos: fabio.silva@staufen.com.br
(19) 99719 2718
RESOLVER OS DESAFIOS DE HOJE PARA O FUTURO
Os objetivos dos nossos clientes são tão diversos quanto seus produtos e suas culturas:
- Process mining – Como os processos realmente funcionam?
- Aumento do OEE – Uma figura chave com muitas alavancas
- Manutenção do “Estado da Arte” – Para alta disponibilidade da planta
- Desenvolvimento de um sistema de produção customizado
- Criação de comunicação em cascata como ferramenta de gestão
- Processos padronizados – 3 camadas e 5 procedimentos diferentes
- Padronização entre locais – diferentes culturas, uma forma aceita
- Qualificação e desenvolvimento de uma organização com foco em melhoria contínua
- Gestão da complexidade com diversidade de variantes
- Planejamento de Vendas & Operações
- Avaliação completa e melhoria do processo order-to-cash (desde o pedido até o pagamento)
- Criação de uma cultura de gestão contemporânea
- Planejamento da fábrica: green e brownfield
- Otimização footprint
- Gerenciamento do ciclo de vida de ativos
- Redesenho organizacional e de procedimentos no contexto do planejamento de sucessão
- De start-up a uma empresa de grande porte
A NOVA CULTURA DE CAFÉ DA LAVAZZA
ENTREVISTA COM MICHELE GALBATI (HEAD DE MANUFATURA, LAVAZZA)
Em 1895, Luigi Lavazza abriu sua primeira loja na Via San Tommaso, em Torino. Como nenhum outro na sua época, soube fazer misturas incomparáveis de cafés de várias origens. Com criatividade e paixão, ele e seus descendentes criaram um grupo de empresas que hoje opera em todo o mundo. Leia a entrevista completa:
Centro Carni Company – Somos italianos. Comida boa é a nossa paixão.
Entrevista com Nicola Pilotto (Diretor de Administração e Finanças, Centro Carni Company S.p.A.)
Die Centro Carni Company ist eines der wicCentro Carni Company é uma das empresas italianas mais importantes na área de processamento de carne, com sede em Tombolo, na província de Pádua. A história da empresa remonta ao final da década de 1890. Desde 1993, a empresa tem crescido constantemente, desde a comercialização de produtos congelados ao comércio nacional e internacional de produtos frescos. Leia a entrevista completa:
COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA COM O INSTITUTO ALEMÃO DE TECNOLOGIAS ALIMENTARES (DIL)
Em nenhuma outra indústria, como a de alimentos, as empresas precisam conquistar um equilíbrio tão grande entre processos estáveis e a pressão por inovações de ciclo curto.
No futuro, a Staufen e o Instituto Alemão de Tecnologias Alimentares (DIL) irão cooperar como parceiros para garantir a viabilidade das empresas para o futuro, combinando know-how científico e metodológico com profundo conhecimento prático.
O TIME DE ALIMENTOS & BEBIDAS
O time de Alimentos e Bebidas da Staufen é formado por “veteranos” da indústria de alimentos, que têm experiência na implementação de Gestão Lean e Excelência em Liderança e, portanto, sabem o que é importante na prática.