Reduzir custos, produzir de forma sustentável, fortalecer a competitividade

Estamos em meio a uma recessão em âmbito global. A indústria mundial enfrenta tempos difíceis pela frente. O aumento dos custos de energia e o aumento acentuado dos preços das matérias-primas e semimanufaturados geram impactos significativos, especialmente na indústria. Além disso, há interrupções nas cadeias de suprimentos e uma falta cada vez mais dramática de profissionais qualificados.

Segundo pesquisas divulgadas pela Câmara de Comércio e Indústria Alemã, 54% das indústrias acreditam que os negócios vão piorar nos próximos 12 meses.

Dependendo do setor, as perspectivas globais sombrias e as pressões sobre custos estão afetando significativamente os balanços das empresas. Mais e mais empresas estão consumindo seu capital social; outras já estão enfrentando gargalos de liquidez.


Expectativa da CNI é de menor ritmo de crescimento industrial em 2023

Fonte: CNT/IBGE

No Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê crescimento do PIB brasileiro de 1,6% em 2023, sobre um crescimento de 3,1% previsto para 2022.

A redução do ritmo de crescimento da economia brasileira deve ser provocada, principalmente, pelas altas taxas de juros, mas também pela inflação elevada e menor crescimento mundial.

A CNI projeta ainda alta de apenas 0,8% do PIB da indústria para 2023, alinhada à continuidade da recuperação da renda da população, ao avanço dos investimentos em infraestrutura e à continuidade da expansão da indústria da construção.

Mas nesta situação financeira tensa, como as empresas podem reduzir seus custos sem se privar de perspectivas futuras?

A ABORDAGEM DE GANHO DE PERFORMANCE DA STAUFEN AUXILIA AS EMPRESAS A PERMANECEREM COMPETITIVAS NO LONGO PRAZO

Apenas cortar severamente os custos e garantir economia no curto prazo não são ações suficientes para melhorar os resultados no longo prazo, dada a natureza multifacetada dos desafios atuais. É por isso que a Staufen desenvolveu uma abordagem abrangente que inclui as dimensões Lean, Digital, Green e Resiliente que garantem a competitividade das empresas a longo prazo.

Lean

Lean como base do projeto de processo de ponta a ponta, centrado no cliente, com o objetivo de reduzir o desperdício e o lead time

Digital

Aplicações digitais e tecnologias de suporte a processos criam maior alavancagem nos resultados de aumento de performance

cost reduction approach competetiveness lean digital green resilient

Green

Sustentável com foco na maior eficiência no consumo de energia, redução no uso excessivo de insumos e consequentemente menos desperdícios

ResilientE

A adaptabilidade em toda a empresa fornece a resposta para a intensidade e a dinâmica das mudanças no mercado e nas condições ambientais

O IMPORTANTE É QUE AS EMPRESAS SE COLOQUEM EM CONDIÇÕES DE REAGIR A NOVOS DESAFIOS COM RAPIDEZ E EFICIÊNCIA E TOMAR DECISÕES VOLTADAS PARA O FUTURO.

Christian Möllers
Partner, Staufen

Graphic focal point of analysis top-down bottom-up

FUNDAMENTAL PARA GANHO DE PERFORMANCE: UMA ABORDAGEM INTEGRADA TOP-DOWN/BOTTOM-UP

Onde o suporte deve começar e quão extenso será depende de cada cliente. O nível de maturidade de cada empresa desempenha um papel importante aqui, assim como os desafios específicos e o potencial de melhoria identificado.

A Staufen conta com uma análise “Top Down” e “Botton Up” (veja a figura) para identificar alavancas de ganhos de performance/redução de custos e também entender os esforços necessários para cada benefício.

Todas as áreas de uma empresa ao longo da cadeia de valor, desde funções core até funções auxiliares, são analisadas em detalhes para identificar potenciais economias. O objetivo de cada medida é aumentar a eficiência da empresa e reduzir o lead time. A eliminação dos desperdícios identificados reflete-se diretamente no demonstrativo de resultados e no balanço das empresas.

Todas as áreas de uma empresa ao longo da cadeia de valor, desde funções core até funções auxiliares, são colocadas na bancada de testes para identificar potenciais economias. O objetivo de cada medida é aumentar a eficiência da empresa e reduzir o lead time. A eliminação dos drivers identificados reflete-se diretamente no cálculo dos ganhos e perdas e no balanço da empresa.

Além disso, a melhoria de longo prazo do desempenho é alcançada não somente pela otimização de processos, mas principalmente, pela implementação de uma liderança baseada em princípios Lean de empoderamento e desenvolvimento das equipes na contínua solução de desvios rumo à excelência.

O QUE DISTINGUE NOSSA ATUAÇÃO COM NOSSOS CLIENTES?

Inicialmente, focamos na busca de oportunidades
Apostamos na excelência operacional e na eliminação/minimização de desperdícios. Nossa análise profunda em cada cliente combina o melhor do conhecimento de custos e finanças com expertise de décadas em operações.

Nossos especialistas atuam com propriedade sobre os temas
Nossos times incluem muitos especialistas com longa experiência na indústria e serviços; em setores de desenvolvimento, logística, planejamento, vendas, compras e operações.

Nosso trabalho pode ser mensurado
Identificamos seu potencial de otimização e começamos diretamente implementando os chamados quick wins (ganhos rápidos). Prestamos atenção não apenas aos custos mas também à qualidade, saúde e segurança, sustentabilidade e desempenho de entrega. A experiência tem mostrado que um real investido em trabalho de consultoria corresponde a pelo menos três reais de melhoria nos resultados a cada ano.

Melhoria contínua após o término do projeto
Nos projetos, valorizamos muito a excelência da liderança e o empoderamento das equipes que ocorre através da transferência de conhecimento, desenvolvimento de uma visão de processos e de relações cliente-fornecedor. Desta forma, o caminho da melhoria contínua pode ser continuado pelos próprios cliente agregando valor continuamente.


A COMPETITIVIDADE DURADOURA NÃO É RESULTADO DE EXTENSIVOS CORTES DE CUSTOS, MAS SIM DE PROCESSOS ENXUTOS E OTIMIZADOS E DO PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA QUE ELES REPRESENTAM.

Christian Sprenger
Partner, Staufen

histórias de sucesso de clientes satisfeitos

Esta abordagem já se provou eficaz em vários projetos concluídos com sucesso.

IDEAL Fensterbau Weinstock

Esta história de sucesso trata de uma transformação holística da empresa IDEAL Fensterbau Weinstock. A abordagem integrativa do projeto leva a um bom “retorno sobre a consultoria” e pode ser transferida para outros setores e grupos de produtos.

Ler mais
Saier Gebäude Luftaufnahme

Saier

Com a ajuda da Staufen, a Saier passou por uma Transformação Lean: explorar o potencial de uma nova instalação de produção e um sistema automatizado de armazenamento em racks altos.

Ler mais

Construtora Tenda

A jornada de transformação da Construtora Tenda começou pelo processo de acabamento – que era realizado em grandes forças-tarefas de atividades, com equipes de empreiteiros externos, sem nenhum balanceamento, com muito desperdício de material e de tempo.

Ler mais

Lenovo

Como a Lenovo melhorou o desempenho de entrega eaumetou a satisfação do cliente com o Lean.

Ler mais

Freudenberg

A Freudenberg criou um programa de qualificação global para promover uma mentalidade empreendedora entre os gestores da fábrica.

Ler mais

Saleri Italo SpA

Ser capaz de responder aos clientes e ao mercado acompanhando suas flutuações, melhorando o desempenho da fábrica e desenvolvendo as habilidades dos funcionários: esses foram os objetivos que levaram Saleri a passar por uma Transformação Lean.

Ler mais

entre em contato conosco

Garantir a competitividade no longo prazo significa mais do que apenas simplesmente cortar custos. Nossa equipe está ansiosa para orientá-lo.

Alberto Senapeschi Neto

Senior Partner

STAUFEN.Brasil

Phone:

Mail: alberto.senapeschi@staufen.com.br

Leia mais sobre redução de custos

Mag-Fein-Illustration
Magazine

“A complexidade como principal gerador de custos”

A arte da gestão de produtos é identificar o problema do cliente e então tecer uma solução que seja melhor do que qualquer coisa disponível no mercado. Mas, para fazer isso, você tem que pensar fora da caixa e depois dentro da caixa. Espera-se que os gerentes de produto sejam os empreendedores dentro da empresa.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button