chão de fábrica versus sala de aula
Sem a Freudenberg, o ar nas salas não seria tão puro, os carros não circulariam e as feridas não cicatrizariam tão rapidamente. E estes são apenas três exemplos que ilustram milhares de aplicações.
Sem a Freudenberg, o ar nas salas não seria tão puro, os carros não circulariam e as feridas não cicatrizariam tão rapidamente. E estes são apenas três exemplos que ilustram milhares de aplicações.
Freudenberg é bem-sucedido por meio da mudança. A empresa continua a evoluir diariamente. Com sua experiência única em materiais, sistemas e tecnologia, a Freudenberg se adapta continuamente a novos desenvolvimentos e desempenha um papel ativo em moldá-los. Do curtimento do cromo aos componentes mais sofisticados em tecnologia médica ou para mobilidade: nos últimos 170 anos, a empresa se concentrou em encontrar soluções inovadoras que contribuem para o sucesso de seus clientes, promovendo o desenvolvimento sustentável do meio ambiente e da sociedade.
Com cerca de 50.000 funcionários em 60 países, quatro unidades de negócios independentes e mais de € 9,4 bilhões em vendas – a Freudenberg é um verdadeiro player global. A sede do Grupo fica em Weinheim, no coração da região de Rhine-Neckar, na Alemanha.
situação inicial
A Freudenberg criou um programa de qualificação global para promover uma mentalidade empreendedora entre os gestores da fábrica. O “Programa de Liderança Operacional” (OLP) é direcionado aos líderes das cerca de 200 unidades de produção em toda a Europa, Ásia e Américas.
O programa de qualificação não pretendia ser um programa de formação intelectual em sala de aula, mas sim uma ligação direta com o chão de fábrica. A formação necessária para promover o desenvolvimento profissional e, sobretudo, pessoal. Uma coisa era certa – não havia solução pronta para isso.
Resultados
O treinamento não oferece soluções patenteadas ou mesmo instruções específicas que se apliquem igualmente a todos. Cada participante terá algo mais que levará consigo. Além dos elementos principais relacionados à autorreflexão e de se aprender com os outros, cada módulo se concentra em temas específicos que vão desde excelência operacional à gestão da cadeia de suprimentos e compliance. O tema da liderança desempenha um papel central em todos os módulos. Cada participante é responsável por transferir o conteúdo abordado para suas próprias funções, de sua equipe e da respectiva organização.
É fato que a aprendizagem acontece fora da zona de conforto. É completamente normal que os líderes nem sempre fiquem particularmente confortáveis quando se “vêem no espelho”. Especialmente porque essa abordagem não tem o objetivo de gerar aprendizado através de modelos prédefinidos, ela também tira do participante a oportunidade de solicitar os requisitos da matriz. Mas a sensação de fazer parte de uma “comunidade de excelência” após o programa e estar preparado para assumir sua própria responsabilidade corporativa compensa tudo.