Inside every company is an even better one.

A MELHORIA NUNCA ACABA.

A Staufen é uma empresa internacional de Consultoria de Transformação, com foco na otimização de processos e gestão de acordo com princípios Lean. Atuamos junto às empresas na implementação das mudanças adequadas rumo à excelência, de forma ágil e colaborativa, para firmar uma cultura de mudança sustentável em sua empresa.

Atuamos não somente em empresas que lidam com problemas, mas também em organizações que já estão em excelente estágio. Afinal, mesmo os líderes de mercado ainda têm potencial para melhorar mais. Aqueles que querem permanecer bem-sucedidos certamente têm.

Subsidiária brasileira, a Staufen Táktica já se destaca entre as grandes influenciadoras do modelo Toyota de Produção e Gestão por meio de consultoria para capacitação e implementação de projetos Lean. A origem da subsidiária remete à Táktica Consultoria em Manufatura, que foi criada em 2001 pelos engenheiros Dário Spínola e Paulo Lima, hoje diretores gerais da unidade brasileira.

Neste ano, celebramos 20 anos fortemente alinhados ao nosso compromisso de transformar – a nós e a todo o mercado – continuamente!

Com o intuito principal de transformar pessoas e processos através da aplicação das ferramentas, desde o chão de fábrica até as áreas administrativas, de serviços, supply chain – passando por compras, planejamento e logística -, até as áreas de vendas, engenharia de produto e desenvolvimento, a subsidiária brasileira soma hoje grandes resultados sustentados em melhoria de performance, alcançados por centenas de clientes, entre eles líderes de mercado como as alemãs Siemens, BASF, Mahle, Faber-Castell, Thyssenkrupp e SCHOTT, a sueca Volvo, a chinesa Lenovo e a dinamarquesa Novo Nordisk.

Mais recentemente, outros grandes nomes entraram para o portifólio, como Bancos Itaú e Bradesco, Mabe, Gerdau, Empresas Randon e Construtora Tenda.

Aerzener Maschinenfabrik

PRAGMÁTICO

SOMOS RÁPIDOS E ORIENTADOS PARA A AÇÃO.

MENSURÁVEL

GERAMOS SUCESSOS QUANTIFICÁVEIS E VISÍVEIS.

COLABORATIVO

OFERECEMOS CONSULTORIA COMO PARCEIROS.

SUSTENTÁVEL

HABILITAMOS O GERENCIAMENTO E OS FUNCIONÁRIOS.

NÓS O APOIAMOS ATIVAMENTE.

Nosso esforço é para apoiá-lo ativamente no gemba – ou seja, no local onde as coisas acontecem. Acreditamos que as pessoas aprendem enquanto experimentam na prática, e não apenas assistindo a apresentações durante horas. Nossos consultores são pragmáticos – não se contentam em sentar e observar. Eles literalmente arregaçam as mangas. Alcançamos rapidamente grandes resultados através

de nossos projetos de referência. Seus colaboradores esatarão convencidos de que essas mudanças funcionam e estarão abertos a elas em todos os departamentos. É evidente que mudar o status quo não é fácil. No entanto, acreditamos que seja divertido ajudar a otimizar uma companhia. Esses tipos de mudança não só levam tempo e dinheiro. Mas resultam, sim, em resultados financeiros ao seu negócio como um todo.

A MUDANÇA NÃO É UM PROJETO – É UMA CULTURA.

Nosso objetivo não é tirar todo o trabalho de suas mãos. Pelo contrário: trabalhamos para que nos tornemos redundantes. Em nossa Academia de Treinamentos, habilitamos nossos executivos a estabelecerem uma cultura de mudança sustentável de forma independente. Afinal, o processo de excelência requer excelência em liderança. E as mudanças não ocorrem ao ler algo para as pessoas: elas precisam experimentá-las. Pessoas fazem toda a diferença. Isso torna sua empresa Lean, inteligente e capaz de continuar melhorando.

A produtividade da sua organização e seus resultados operacionais mostrarão claramente um desenvolvimento positivo. Em outras palavras, dentro de sua empresa, há certamente uma ainda melhor esperando por você.

E isso não só o satisfaz: também nos impulsiona. A sua alta performance é a nossa missão, o nosso compromisso. Excelentes resultados nos motivam a fazer o nosso melhor todos os dias. Nada nos torna tão satisfeitos quanto o sucesso de nossos clientes. Estamos certos de que escolher a abordagem certa torna tudo possível.

Germany Köngen Cologne Switzerland Zürich Italy Milano China Shenyang Shanghai Hong Kong Central and Eastern Europe Brasil Campinas Porto Alegre Mexico Mexico City USA Atlanta
STAUFEN.AG (HEADQUARTERS)
Beratung.Akademie.Beteiligung
Blumenstraße 5
D 73257 Köngen
Tel:+49 7024 8056 0 kontakt@staufen.ag Contato Subsidiária
STAUFEN.AG
Beratung.Akademie.Beteiligung
Kranhaus 1,
Im Zollhafen 18
D 50678 Cologne
Tel:+49 221 168819-0 kontakt@staufen.ag Contato Subsidiária
STAUFEN.INOVA AG
Reitergasse 11
8004 Zurich
Switzerland
Tel:+41 44 786 33 11 anfrage@staufen-inova.ch Contato Subsidiária
STAUFEN.ITALIA srl
Consulenza.Formazione.Investimenti.
Via Tranquillo Cremona,5
I – 20145 Milano
Tel:+39 02 87086718 contatti@staufen.it Contato Subsidiária
STAUFEN.AMERICAS SA de CV
Consulting.Academy.Investment
Montecito No. 38, Piso 24, Oficina 19
Col. Napoles / Torre WTC
03810 Mexico City
Mexico
Tel:+52 55 6385 3726 contacto@staufen.mx Contato Subsidiária
STAUFEN.Táktica
Consultoria.Academia LTDA
Rua Guapuruvu, 180, sala 7
13098-322 Campinas, Brazil
Tel:+55 19 3262 0011 contato@staufen-taktica.com.br Contato Subsidiária
STAUFEN.Táktica
Consultoria.Academia LTDA
Rua Castro Alves, 600 – Independência,
90430-130 Porto Alegre RS,
Brazil
Tel:+55 51 4042 8136 contato@staufen-taktica.com.br Contato Subsidiária
STAUFEN.SHANGHAI
Consulting Academy Ltd., Shenyang Branch
Room 402, NO.36 Huahai Road
Economic and Technical District
CN 110141 Shenyang
Tel:+86 24 22789485 shanghai@staufen.cn Contato Subsidiária
STAUFEN.SHANGHAI
Consulting Academy Ltd.
22B Cross-Region Plaza, 899 Lingling Road
200030 Xuhui, Shanghai
P.R. China
Tel:+86 21 6441 7112 shanghai@staufen.cn Contato Subsidiária
STAUFEN.ASIA
15/F OTB Building
160 Gloucester Road
Hong Kong
Tel:+852 2345 7555 shanghai@staufen.cn Contato Subsidiária
STAUFEN.USA, Inc.
3340 Peachtree Road NE
Suite #1010
Atlanta-GA 30326
Tel:+1 929 786 5257 contact@staufen.us Contato Subsidiária
STAUFEN.AG HUNGARY
Balazs Garliczky
+36 70 236 16 80 b.garliczky@staufen.ag ROMANIA
Arpad Boros
+36 20 535 32 23 arpad.boros@staufen.ag CZECH REPUBLIC | POLAND | SLOVAKIA
Alexander Wagner
+49 172 971 44 26 a.wagner@staufen.ag Subsidiária

NOSSA EQUIPE DE LIDERANÇA.

WILHELM GOSCHY,  CEO

Wilhelm Goschy adquiriu experiência Lean na Porsche AG. Como chefe sênior de parceiros e unidades de negócios da Staufen, ele desenvolveu executivos, gerenciou projetos de grande porte e projetou o programa de treinamento para especialistas em Lean. Ele é membro do conselho de administração da Staufen desde 2011. Nas áreas de seu foco estão os conceitos de produção orientados para fluxo de valor, implementação de cadeias de valor e coaching para executivos.

MICHAEL HAHN, MEMBRO DO CONSELHO EXECUTIVO

Começou na consultoria da Staufen AG e 1999. Acumulou experiência indústrial na Robert Bosch GmbH, concomitantemente com seu estudo de tecnologia de plásticos. Na função de engenheiro de projetos na empresa japonesa de engenharia e construção Chiyoda, acompanhou projetos Greenfield para OEMs na indústria automotiva. Nesse cargo, um destaque importante foi o planejamento e realização de uma nova fábrica para a Daimler AG em Juiz de Fora, Brasil.

MARKUS RIEGGER, MEMBRO DO CONSELHO EXECUTIVO

Trabalha na Staufen AG desde 2008. Sua carreira profissional começou como gerente de melhoria contínua na Daimler AG. No Mercedes Car Group e como especialista em MPS (sistema de produção Mercedes-Benz), foi corresponsável pela implementação do sistema de produção na África do Sul, nos Países Baixos e em unidades na Alemanha.  Em seu cargo como diretor de DCPS (sigla para o sistema de produção DaimlerChrysler) de Processos Diretos da Mercedes Truck Group, foi responsável pela implantação do Shopfloor Management e Coaching na fábrica Wörth, bem como na FUSO Trucks em unidades japonesas.

MARTIN HAAS, CHAIR OF THE SUPERVISORY BOARD

Fundador e membro do conselho da Staufen. Depois de concluir estudos de engenharia mecânica, Haas passou muitos anos atuando como gerente executivo e gerente de linha (para empresas como a Daimler-Benz), além de trabalhar em pesquisa aplicada (no Instituto Fraunhofer de Engenharia Industrial). As viagens ao Japão no início dos anos 90 foram uma das fontes de inspiração que o levaram ao tema do Lean Management, e Haas começou a trabalhar como freelancer em 1992.

NOSSO TIME DE LIDERANÇA.

DIRETORES E GESTORES INTERNACIONAIS.

Dário Spinola, Managing Director, STAUFEN.TAKTICA, Brasil

Com mais de 20 anos de experiência em consultoria e interim management, Dário Spinola participou de projetos de Transformação Lean em diversos países, sendo co-fundador da Táktica Lean Consulting (hoje, Staufen Táktica).
Atua também como coach para executivos com foco em desdobramento de estratégia, definição de KPIs, Shop / Office floor Management e programa de melhoria contínua (Kata). Foco em transformação (processos, tecnologia e pessoas) de maneira sustentável para aumentar performance em eficiência, custos, qualidade,OTIF, lead time (E2E), EBIT e etc.

Alexander Wagner, Head of CEE | Country Manager República Tcheca, Eslováquia e Polônia

Desde 2014, Alexander Wagner trabalha como Gerente de Projetos para desenvolver experiência em processos e gestão em colocações no exterior e atribuições de projetos internacionais com duração de vários anos. Ele tem mais de seis anos de experiência em processos de transformação em diversos setores, incluindo automotivo, engenharia mecânica, eletrônica e transporte, e já apoiou com sucesso muitos clientes em seus processos de mudança. Há dois anos ele supervisiona o estabelecimento da filial da Staufen no México e, a partir de 2020, será responsável pelo desenvolvimento da Staufen na Europa Central e Oriental.

Richard Mu, Managing Director, STAUFEN.SHANGHAI, China

Com mais de 18 anos de operação e gestão da cadeia de suprimentos, experiência em consultoria, Richard Mu acumulou experiência no domínio industrial em planejamento estratégico, transformação organizacional, gerenciamento da cadeia de suprimentos, cobertura de melhoria contínua em telecomunicações, automotivo, energia, FMCG, seguros, e-commerce, governo. Durante sua carreira, ocupou diversos cargos de gestão em transformação Lean, implantação de projetos, Engenharia em diversos segmentos. Após sua posição anterior como líder Lean na Ásia da GE Renewable Energy, Richard foi responsável por fábricas e fornecedores multi-P&L, impulsionando a melhoria de desempenho de classe mundial para construir o sistema empresarial Lean, incluindo China, Índia e Vietnã, e liderando iniciativas da Brilliant Factory em digital e automação . Antes da GE, Richard liderou o serviço de consultoria de gestão na Capgemini e o escritório da LSS na Alcatel-Lucent.

Richard Mu se juntou à Staufen Shanghai em 2018.

Dr. Urs Hirt, Managing Director, STAUFEN.INOVA, Suiça

Dr. Hirt estudou química na Universidade de Ciências Aplicadas em Reutlingen, Alemanha e na Universidade de Basel, Suíça. Ele terminou seu doutorado na Universidade de Basel em 2000. O Dr. Hirt trabalhou na indústria química internacional na Ciba e BASF. Na BASF, foi responsável pela implementação de diversos projetos globais de Lean Management em gestão operacional e de inovação; sua tarefa também era transformar locais inteiros. Como secretário do comitê executivo da Ciba, foi responsável por projetos seniores, bem como por diversos departamentos e tecnologias. Dentro do Grupo Staufen, ele é membro da administração da Staufen.Inova AG na Suíça.

Jürg Hodel, Managing Director, STAUFEN.INOVA, Suiça

Hodel tem amplo conhecimento da indústria devido aos seus muitos anos de trabalho de gestão nas áreas de telecomunicações e TI, produção de eletrônicos e ferramentas elétricas, automação industrial e tecnologia de sensores, produção de peças únicas, dispositivos médicos, alimentos, equipamentos e fabricação de equipamentos. Como gerente de linha, Jürg Hodel foi um dos primeiros a adotar o sistema de produção Toyota na produção, logística e integração de fornecedores, e entende os problemas e desafios do Lean Management graças aos seus longos anos de experiência. Jürg Hodel atua na Staufen.Inova como consultor e parceiro desde 2012.

Giancarlo Oriani, Managing Director, STAUFEN.ITALIA, Itália

Iniciou sua carreira de consultor em 1989 em empresas de grande e médio porte, incluindo trabalho na indústria química na Enichem e Grace no departamento organizacional. Mais tarde, desenvolveu abordagens e métodos de TQM e implementou projetos com foco em reengenharia de processos de negócios e organização enxuta. Suas principais atividades atuais incluem reengenharia de processos, reorganização de fábrica e desenvolvimento de produtos.

Fabio Salomone, Managing Director, STAUFEN.ITALIA, Italien

Por mais de vinte anos, Salomone atuou como consultor para empresas de médio e grande porte na Europa. Tem experiência nas indústrias de alimentos e bebidas (na Unilever, Bakemark, Galbani, Lavazza, Bonduelle, Leaf, Heineken, BBH-Baltika, Castello) e muitos anos de experiência nas indústrias automotiva (tier 1, tier 2) e têxtil. Fabio Salomone também é especialista sênior e instrutor de educação ao ar livre. Ele é o chefe do escritório nacional de Staufen na Itália.

Arturo Medellin, Managing Director, STAUFEN.AMERICAS, México

Medellin traz mais de 20 anos de experiência Lean da indústria automotiva para seu trabalho de consultoria. Sua trajetória profissional o levou de um cargo de engenheiro de produção por diversas estações até se tornar um gerente de fábrica que ganhou o prêmio “Best Lean Plant” em 2000. Em seu trabalho como consultor, ele apoia empresas altamente respeitadas e suas fábricas internacionais na implementação consistente da filosofia Lean. Seu trabalho com o Dr. Jeffrey Liker o ajudou a se tornar vice-presidente da TOYOTA Way Academy na América Latina, entre outras coisas. Arturo Medellin trabalha na Staufen desde 2012 e, desde outubro de 2016, é o gerente geral da Staufen America, com sede na Cidade do México.

TIME DE LIDERANÇA DA STAUFEN.TÁKTICA

DIRETORES E GESTORES LOCAIS.

Gustavo Tardin, Deputy MD/ Senior Partner, STAUFEN.TAKTICA, Brasil

Com mais de 20 anos de experiência em Consultoria com foco em Excelência Operacional, Gustavo Tardin tem aplicado o Lean para reduzir custos, melhorar desempenho de entrega e a qualidade em indústrias, como: Automotiva, Equipamentos, Farmacêutica, Eletrônicos, Bebidas e Agronegócio, e em serviços como Saúde, Engenharia e Telecom. Desde 2013 vem combinando seu conhecimento de excelência em processos com tecnologia para implantar Sistemas Operacionais de alto desempenho, especialmente na indústria de Bebidas e no Agronegócio.

Alberto Senapeschi Neto, Senior Partner, STAUFEN.TAKTICA, Brasil

Alberto Senapeschi Neto possui mais de 20 anos de atuação no grupo Faber-Castell (empresa global de origem Alemã) em grande parte como executivo das áreas de operações e supply chain tendo implementado os processos de S&OP (Sales & Operations Planning), Strategic Sourcing e feito o turnaorund de uma unidade industrial.
Em consultoria, atua na definição e implementação de estratégias para aumento de performance – tanto em operações industriais quanto em supply chain; Estratégia e suporte à implementações de elementos da indústria 4.0; Gestão e liderança de equipes.

Fábio Silva, Partner, STAUFEN.TAKTICA, Brasil

Atua desde 2001 com Lean e Seis-Sigma em projetos na Táktica Lean Consulting, no Brasil e exterior, com consultoria e interim management. Em 2011, Fábio ingressou na Votorantim Cimentos, onde foi o responsável pelo Programa de Excelência Operacional em 25 fábricas no Brasil, reportando ao diretor de operações Brasil e responsável pelo PMO da execução dos projetos. Hoje concentra suas atividades em diversos projetos de transformação em indústrias dos ramos automotivos, construção civil, metal mecânica, químico, entre outras.

Nathalia Yamanaka, Partner, STAUFEN.TAKTICA, Brasil

Consultora de projetos desde 2013 no Brasil. Em 2016, na Alemanha, desenvolveu o conceito de Hoshin Kanri da STAUFEN. Nathalia atua com Excelência no order fulfillment (E2E) de indústrias seriadas, processo contínuo, de engenharia, e setores bancários; Transformação Lean em um banco na Alemanha implementando projetos de melhoria e o conceito de OFM em todas as agências e escritório central;
Experiência de trabalho em suprimentos na Whirlpool Latin America.

Cesar Araújo, Principal, STAUFEN.TAKTICA, Brasil

Com mais de 20 anos de experiência em consultoria, Cesar participou de projetos de Transformação Lean de diversos escopos, tais como: Desdobramento estratégico (Hoshin-Kanri), Lean Plant Design (layout de fábrica), Kanban (físico e eletrônico), Fluxo contínuo, Padronização de trabalho etc. É instrutor de diversos módulos de aprendizado relacionados ao universo Lean, tais como: mapeamento de fluxo de valor, fluxo contínuo e layout lean, lean supply chain, método A3, Toyota Kata, métodos e análise e solução de problemas, etc.

Felipe Pereira, Principal, STAUFEN.TAKTICA, Brasil

Possui mais de 20 anos de experiência no campo da gestão industrial e do pensamento Lean, atuando nas áreas de Produção, Métodos & Processos, Desenvolvimento de Produtos, PCP, Manutenção, Gerenciamento de Projetos e Melhoria Contínua. Responsável por diversos projetos tanto em áreas produtivas quanto em áreas administrativas envolvendo criação de fluxo contínuo, mapeamento de fluxo de valor, eventos kaizen, desdobramento da estratégia, shop floor management, cadeia de ajuda, sistema kanban, automação de baixo custo, criação de células de manufatura e resolução de problemas com o método A3.

Dário Spinola, Managing Director, STAUFEN.TAKTICA, Brasil

Com mais de 20 anos de experiência em consultoria e interim management, Dário Spinola participou de projetos de Transformação Lean em diversos países, sendo co-fundador da Táktica Lean Consulting (hoje, Staufen Táktica).
Atua também como coach para executivos com foco em desdobramento de estratégia, definição de KPIs, Shop / Office floor Management e programa de melhoria contínua (Kata). Foco em transformação (processos, tecnologia e pessoas) de maneira sustentável para aumentar performance em eficiência, custos, qualidade,OTIF, lead time (E2E), EBIT e etc.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter