A “Transformação Sustentável” determina o futuro da nossa Economia

A indústria, como um todo, tem a responsabilidade de reduzir seus impactos ambientais. As exigências legais e a crescente pressão social desencadearam um processo de repensar: líderes agora veem a necessidade de reavaliar o impacto ambiental de seu trabalho.

Para muitas empresas, a viabilidade econômica das medidas ecossustentáveis ainda é um grande desafio. No entanto, elas também reconhecem a oportunidade de melhorar sua própria competitividade em termos de produtividade, custos e qualidade por meio da transformação sustentável.

NOSSA EXPERTISE? GO GREEN.

Como a melhor consultoria de Lean Management da Alemanha, sabemos como otimizar processos, prevenir desperdícios e mudar sistemas de criação de valor de forma holística e sustentável. Analisamos os processos de criação de valor existentes, identificamos o potencial de sustentabilidade e trabalhamos com você para implementar soluções baseadas nas necessidades para suas metas de CO₂.

ESTRATÉGIA E ROADMAP

Para seguir um alvo claro desde o início, é importante ter uma visão geral da gestão de sustentabilidade existente. Quais processos, estruturas e responsabilidades são usados ​​para ancorar o tema na organização? Que campos de ação já foram definidos? Apoiamos você na definição da sua estratégia de sustentabilidade e na seleção e revisão de medidas eficazes.

As cadeias de suprimentos estão se transformando cada vez mais em cadeias de valor multidimensionais, complexas e globais. O domínio das cadeias de valor sustentáveis ​​está, portanto, se tornando um dos maiores desafios para o desempenho da sustentabilidade nas empresas. A abordagem de cadeia de suprimentos sustentável da Staufen apoia as empresas desde a estratégia até a implementação e ajuda a alinhar de forma sustentável toda a rede com os requisitos futuros e a controlá-la com confiança por meio de sistemas de gestão transparentes.

Preventing waste in operational processes is part of our core business and offers great potential for the reduction of raw materials and energy. We support you in expanding a resource-optimized value creation system and ensure best-of-class results in your production.

Sustainable companies need new leadership methods and competencies.

After all, managers who act sustainably today not only have an economic responsibility, but also a social and ecological one. They act as role models and should enable their employees to think and act sustainably. A company has a sustainable corporate culture only if there is a shared understanding among a sustainably acting organization at all levels.

Our change management approach enables companies to establish leadership methods, organizational structures and systemic processes that make them more sustainable and thus more fit for the future.

A mineração de processos envolve a mineração dos fluxos de dados das redes corporativas. O objetivo é aproveitar o potencial não utilizado ou evitar o desperdício. Esse método também pode ser usado para obter maior transparência para as questões de sustentabilidade.

É fundamental aqui conectar os processos e ter uma visão completa, desde a matéria-prima até a logística, da produção à entrega.

Dependendo do caso, devem ser examinados mais do que apenas os fatores econômicos clássicos. Os fatores de sustentabilidade também podem ser filtrados: mapeamento de risco, emissões, padrões sociais, etc. Uma vez que todos os dados tenham sido compilados, a sustentabilidade de toda a cadeia de valor pode ser determinada.

COMO A SUA EMPRESA PODE EFETIVAMENTE SER TORNAR NEUTRA EM CARBONO?

Ganhos de energia e uma emissão neutra em CO₂ são atualmente os objetivos ecossustentáveis mais importantes para muitas empresas. Não se trata apenas de produção interna; as emissões da cadeia de abastecimento também devem entrar nesta conta.

Pegada de carbono corporativa

Quais emissões uma organização produz em um determinado período de tempo (processo de ponta a ponta)?

Pegada de carbono para o produto

Que emissões um produto causa no ciclo de vida do produto/cadeia de valor?

Pegada de carbono para o projeto

Que emissões um determinado projeto produz por um determinado período de tempo?

COMO PODE SER MEDIDA A PEGADA DE CARBONO?

A pegada de carbono pode ser medida ao longo da cadeia de valor de acordo com sua contribuição para a emissão de equivalentes de CO₂.

Emissões diretas nas operações da empresa e geração interna de energia

Emissões indiretas da geração externa de eletricidade para as operações do Grupo

Todas as emissões indiretas causadas pela empresa; inclui emissões dentro da cadeia de suprimentos de produtos e serviços, viagens e deslocamentos de funcionários e todo o ciclo de vida dos produtos

Greenhouse Gas Protocol
© Greenhouse Gas Protocol

AS ALAVANCAS PARA EVITAR EMISSÕES DE CO₂

Como evitar

  • Pegada Global: reajustar a rede da cadeia de suprimentos
  • Pegada de fabricação: melhorar os processos de fabricação
  • Ciclo de vida do produto: desenvolvimento de produto otimizado, de ponta a ponta

Como reduzir

  • Eficiência energética em edifícios: Green Building
  • Eficiência energética em edifícios: gestão de energia
  • Fornecimento de energias alternativas, “energia verde” e off-grid

Como compensar

  • Compensação de emissões inevitáveis: comércio de emissões, certificados de CO₂
  • Financiamento corporativo de gestão de carbono de projetos de proteção climática

NOSSA ABORDAGEM: STAUFEN GO.GREEN APPROACH

PRÁTICA, VOLTADA A RESULTADOS E PRAGMÁTICA.

Ajudamos você a aumentar sua produtividade enquanto reduz sua pegada de carbono. Com soluções baseadas nas necessidades, métodos testados e comprovados e uma abordagem orientada para os resultados.

A TRANSFORMAÇÃO VERDE PODE TORNAR AS EMPRESAS MAIS EFICIENTES E COMPETITIVAS

Nossa equipe está à sua disposição para responder às suas perguntas e para apoiá-lo nesta jornada, para que você se torne uma empresa neutra em CO₂.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter