O que é PDCA?

Luciana Barros Staufen

Blog post by Luciana Barros

Saber mais
PDCA
fevereiro 3, 2022 | Conceitos Lean, General

Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta metodologia. Acertei? Então vem comigo! 😊

O conceito PDCA

O Plan-Do-Check-Act (ou Planejar-Executar-Checar-Agir) é um conceito fundamental que nasceu na década de 1920, criado por Walter Andrew Shewart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade. Na manufatura Lean ele passou a ser amplamente utilizado a partir da década de 1960 e hoje é aplicado a qualquer processo de melhoria para torná-lo mais eficaz.

Mas quando devo aplicá-lo?

Aqui vão algumas sugestões! 😉

Imagine que você precisa avaliar e testar várias soluções para um problema simples. Ou precisa projetar um novo produto, serviço ou um novo processo.

Ainda, imagine que você precisa reduzir desperdícios na sua rotina, criando soluções que precisam ser testadas para que então possam ser implementadas em grande escala. E, é claro, não podemos nos esquecer de quando você precisa rastrear e resolver um problema!

Em todos estes casos, o PDCA é essencial!

As fases do PDCA

🔎 Na fase P, você precisa conhecer o processo atual para poder identificar seus desperdícios e, assim, investigar as causas dos principais desperdícios!

📌 Depois, no D, você irá implementar as ações que vão trazer os resultados necessários.

📊 Em seguida, no C, você deve verificar o resultado: o cliente percebeu a mudança para melhor? A área financeira percebeu?

🪓 E, por fim, na fase A, você deve realizar ajustes e alterar os padrões e controles. E pode rodar o PDCA quantas vezes julgar necessário!

Importante: Apesar da urgência de se resolver um problema, não se pode cair na tentação de rodar o ciclo p-D-p-D! É comum que as pessoas se apressem em tomar ações sem ter analisado com profundidade o problema.

Achar que sabe a resposta para o problema é um dos maiores entraves à melhoria! Não verificar os resultados do que foi implantado é outro erro comum. Então, fique atento! 😉

E aí? Você está pronto para começar a solucionar de vez os seus problemas utilizando o método PDCA? Vamos juntos? 🚀

Quer saber mais?

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter