Por que implementar 5S?

Blog post by Hélio Nascimento

Saber mais
maio 6, 2022 | General

Afinal, por que o 5S é tão importante?

O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos anos 1950 para servir de base, como um pré-requisito para o estabelecimento de todo o Sistema Toyota de Produção.

O 5S tem inúmeros benefícios, mas eu gostaria de compartilhar com você hoje os 4 mais relevantes:

1° benefício: Ele é a base para qualquer outra ferramenta da Excelência Operacional.

Por exemplo, o SMED, ou Setup Rápido: não seria possível reduzirmos o tempo de setup se o preparador tivesse que se deslocar para buscar as ferramentas.

Um outro exemplo: como poderíamos otimizar a distribuição de tarefas e melhorar o balanceamento de operadores, se eles não possuem todas as ferramentas e recursos muito próximos? Nós não conseguiríamos atingir um aumento de produtividade! A jornada rumo à Excelência é uma maratona, mas os primeiros passos são o 5S. Nós realmente precisamos desta base!

2° benefício: Ele nos ajuda a eliminar desperdícios.

Ele nos ajuda a eliminar desperdícios. Por exemplo: os desperdícios de Deslocamento e Espera são eliminados quando o posto de trabalho tem 5S – e todas as ferramentas e recursos necessários estão próximos. Um posto com 5S é muito visual e fica muito fácil e rápido perceber se algo está faltando ou se está fora do lugar. Isso ajuda muito na agilidade durante as trocas de turno.

Pensando agora nas peças e produtos, uma fábrica organizada, transparente, e com soluções visuais de 5S ajuda você a controlar se os níveis dos estoques, por exemplo, estão dentro do limite estipulado, e se não está ocorrendo uma Produção Excessiva, gerando assim Estoque. A movimentação e transporte de peças ou dispositivos também é otimizada em uma fábrica com 5S, pois cada coisa tem seu lugar, evitando assim transportes desnecessários, no caso de uma peça ou dispositivo ter sido alocada no lugar errado.

Agora falando de retrabalho e sobre processamento. Muitas vezes a causa destes dois desperdícios é o uso de ferramentas ou recursos inadequados, pois o operador fez uma adaptação para conseguir prosseguir com o trabalho. Ou seja, se o posto tivesse 5S, as ferramentas e recursos corretos estariam ali, e o desperdício não ocorreria. Resumindo, o 2° benefício do 5S: ele elimina desperdícios!

ANTES
DEPOIS

3° benefício: Talvez o mais importante, pois trata da Segurança.

Em uma fábrica com 5S, os riscos de acidentes são muito reduzidos. Na verdade, o 5S é um pré-requisito muito importante para o programa de prevenção de acidentes, pois coisas desorganizadas e fora do lugar são potenciais causas de tropeços e acidentes. Além disso, os padrões e rotinas de 5S contribuem para a limpeza da área de trabalho e saúde das pessoas, mantendo um ambiente muito mais prazeroso de se trabalhar.

Header handshake

4° benefício: Desenvolvimento comportamental da equipe.

Como disse anteriormente, o 5S é uma ferramenta bastante simples, porém muito difícil de se manter, pois lida diretamente com o comportamento, com a disciplina das pessoas, o que é muitas vezes difícil de mudar.

O bom líder utiliza o dia-a-dia do 5S na fábrica como um meio de conhecer melhor a sua equipe, o comportamento e a disciplina de cada pessoa, e assim identificar os pontos de melhoria dos seus liderados, pois uma função muito importante do líder é desenvolver sua equipe em habilidades técnicas e comportamentais no âmbito profissional.

Vale ressaltar que o comportamento não é como uma habilidade técnica, em que podemos promover capacitação para a equipe através de treinamento. O comportamento de uma pessoa só muda se ela decide que quer mudar! E as rotinas e atividades de 5S acabam fornecendo para um líder a oportunidade de observar, pontuar, dar feedbacks e dialogar com seus liderados, exercendo sua influência como líder para que as pessoas queiram melhorar sua disciplina e seus comportamentos.

Pensando agora naquelas pessoas da equipe que estão cheias de energia, querendo superar as expectativas e crescer profissionalmente. O 5S também pode ser um meio para que você incentive a criatividade das pessoas para o desenvolvimento de melhorias e padrões cada vez melhores. Com isso, você estará aumentando a moral e o engajamento do time.

Quer saber mais sobre os desperdícios e como eliminá-los?

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter