5 características que fazem de você um Líder Lean

Cada líder Lean deve possuir e desenvolver estas cinco características: Compromisso; Paixão pelo aprendizado; Empatia e inteligência emocional; Poder de tomada de decisão e Liderança pelo exemplo.
Dario Spinola

Blog post by Dário Spinola

Saber mais
janeiro 31, 2022 | Conceitos Lean, Liderança

Quais são, afinal, as 5 características que um líder Lean precisa possuir e desenvolver?

Aqueles que se concentram intensamente na Liderança Lean, crescem a partir dela e ampliam seus horizontes profissionais e pessoais, descobrindo novas habilidades – em si e nos outros. Então, o desejo de se tornar um líder lean muitas vezes se desenvolve rapidamente. As vantagens não se limitam a um ambiente profissional. Os líderes Lean podem usar inteligentemente sua nova mentalidade, conjunto de habilidades e ferramentas também na vida pessoal.

Mas quais são as condições necessárias?

Entre outras características, cada líder Lean deve possuir e desenvolver continuamente estas cinco características:

Shot of a group of colleagues having a brainstorming session at work

5 características de um Líder Lean

1. Compromisso

Quando você se compromete com alguém, você faz uma promessa. Isso é exatamente o que um líder lean faz – com ele mesmo e com os outros e muitas vezes com uma visão de longo prazo ou “Estrela do Norte”. Antes que os líderes possam instruir e capacitar os outros, devem ser capazes de realizar eles próprios essas tarefas, ou seja, capacitar-se para fazer consistentemente a coisa certa da maneira certa. Uma vez que este compromisso se torne natural, a mentalidade torna-se “lean” e você estará preparado para sempre agir proativamente, impulsionar os outros e guiá-los.

2. Paixão pelo aprendizado –
busca pela excelência

Liderança lean não é um estilo de gestão. É uma filosofia, estratégia e uma abordagem inteligente com princípios, tarefas e ferramentas eficazes. Não é uma tarefa única que só precisa ser implementada uma vez. A Liderança Lean é uma mudança de mentalidade aliada a um conjunto de habilidades e de ferramentas. Se você quer se tornar um líder Lean, você deve buscar o aprendizado de forma contínua e claramente priorizada, aprofundar suas habilidades e conhecimentos até que eles se tornem um hábito, aprimorar suas ferramentas, bem como selecionar instrumentos eficazes. Additional reasons why continued learning in a company is essential can be found in the article Learning is no fun.

3. Jogar em equipe – empatia e inteligência emocional

Aqueles que só pensam em si mesmos e em suas carreiras não são líderes Lean. Porque ao invés de “todos contra todos”, Liderança Lean é sobre capacitar a si mesmo e aos outros com empatia para fazer as coisas certas e passar juntos para o próximo nível de desempenho e qualidade, especialmente a longo prazo. O lider Lean se faz duas perguntas: Quais são as coisas certas para nós? Como faço isso direito? Ele se concentra nessas coisas certas e faz todo o possível para garantir que toda a equipe alcance os objetivos por meio das medidas e estratégias certas.

4. Poder de tomada de decisão – decisão e competência

Como já mencionado, uma pergunta particularmente importante é: Quais são as coisas certas para nós? Líderes Lean têm que definir o foco, fazer as escolhas certas e tomar as melhores decisões. Para isso, eles precisam estar prontos para a tomada de decisão e ter a intenção de questioná-la constantemente. Porque mesmo quando uma decisão foi tomada, ela não está definida em absoluto. Se os líderes Lean percebem que uma decisão foi equivocada, eles comunicam isso de forma aberta e transparente. Isso faz parte do processo de tomada de decisão, juntamente com a vontade e o poder de tomar decisões, porque os erros são uma oportunidade para todos aprenderem.

5. Liderar pelo exemplo – autenticidade e altos padrões

Os líderes Lean sempre iniciam a jornada a partir deles próprios, servindo como modelo e exemplificando os valores, padrões e abordagens desejados aos outros. Eles carregam essa responsabilidade dentro da empresa e permitem, motivam e inspiram outras pessoas a internalizar a Liderança Lean. O que conta aqui não é a expressão “liderança lean”, mas o contexto profundo por trás disso, que internaliza a filosofia Lean em sua mente e coração, de forma que se torne um hábito.

As características básicas da liderança Lean e ágil podem ser desenvolvidas a partir de uma forte determinação e sob orientação de especialistas. Porque quem gosta de aprender, moldar e levar as coisas adiante é um líder lean.

Leia mais sobre este tema:

5 características que fazem de você um Líder Lean
Liderança Lean

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter