Conheça o método por trás do Hoshin Kanri e como ter sucesso no desdobramento da sua estratégia
março 17, 2022Conceitos Lean
Muito mais que um mero desdobramento de metas, o Hoshin Kanri é a bússola que dá a direção para a gestão da empresa. Neste processo, as metas são desdobradas para todos os níveis hierárquicos e todas as áreas da organização, alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.
Também são definidas no Hoshin as medidas que todos os níveis e áreas precisam tomar para que estas metas sejam atingidas. Para que as chances de sucesso aumentem, o Hohin determina um modelo de gestão destes planos puxados pela liderança, que tem parte fundamental neste processo.
Matriz X
As metas de longo prazo, que vêm do plano estratégico, e as metas de curto prazo, os principais projetos de melhoria e os fatores de sucesso para que se atinjam estas metas, são então colocados dentro de um formulário, conhecido como matriz X, cuja estrutura foi pensada para garantir a relação entre os dados.
A comunicação é primordial dentro do processo de Hoshin e irá contribuir para que tenhamos o alinhamento necessário entre pessoas, áreas e níveis hierárquicos.
Quebra de barreiras e silos
O Hoshin é uma grande oportunidade para a empresa envolver pessoas de todos os níveis hierárquicos, proporcionando um entendimento comum da situação atual e dos objetivos e quebrando barreiras entre as áreas na medida em que força o compartilhamento e alinhamento de objetivos entre elas.
Os projetos de melhoria e seus responsáveis devem ser desenvolvidos segundo o roteiro de melhoria em quatro etapas, conhecido por PDCA (Plan, Do, Check, Act). É preciso, também, estabelecer uma rotina para o acompanhamento do progresso e dos resultados destes projetos de melhoria.
Acompanhamento dos projetos é fator de sucesso
Lembre-se que o sucesso destes projetos está amarrado ao sucesso do plano estratégico. Recomendamos que sejam feitos acompanhamentos regulares dentro das áreas e nos diversos níveis da hierarquia. Deve se dar preferência a controles visuais da situação dos projetos, para que não se escondam problemas que podem colocar em risco os resultados da empresa.
Kata significa forma e está presente em diversas artes marciais. O Toyota Kata foi desenvolvido após longos anos de pesquisa sobre o comportamento das equipes de liderança da Toyota Motors. Recebeu este nome pois tem como objetivo praticar de forma repetitiva os “movimentos” necessários para a execução da melhoria continua.
Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no setor de serviços, a produtividade, em geral, é muito baixa. O problema é que esse setor é responsável por 70% do PIB e já emprega…
O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos anos 1950 para servir de base, como um pré-requisito para o estabelecimento de todo o Sistema Toyota de Produção. O 5S tem inúmeros benefícios, mas eu gostaria de compartilhar com você hoje os…
Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e faz parte do time da Staufen AG há 13 anos. À frente da unidade de Desenvolvimento Lean, junto com sua equipe, ele trabalha há anos…
Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta metodologia. Acertei? Então vem comigo! 😊 O Plan-Do-Check-Act (ou Planejar-Executar-Checar-Agir) é um conceito fundamental que nasceu na década de 1920, criado por Walter Andrew Shewart,…
O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: Vou te dar um exemplo. Tenho um projeto em conjunto com alguns colegas da Lean Sensei Partners para a criação de vídeos curtos de conteúdo. Aqui está o nosso quadro heijunka: Como não tínhamos…
Cada líder Lean deve possuir e desenvolver estas cinco características: Compromisso; Paixão pelo aprendizado; Empatia e inteligência emocional; Poder de tomada de decisão e Liderança pelo exemplo.
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
O CEO da Fein, fabricante de ferramentas elétricas com mais 150 anos no mercado, fala sobre a coragem de manter o foco em um objetivo claro de negócio e como isso tem um efeito positivo sobre os custos, a complexidade e o sucesso de uma empresa.
Neste artigo, você vai aprender alguns conceitos básicos do Lean – como valor e desperdício – vai aprender uma técnica para enxergar e identificar desperdícios na sua área. Por fim, você vai aprender todos os requisitos para uma boa rota genba e vai colocá-los em prática.