Conheça o método por trás do Hoshin Kanri e como ter sucesso no desdobramento da sua estratégia

março 17, 2022 | Conceitos Lean, Lean Management, Liderança

Muito mais que um mero desdobramento de metas, o Hoshin Kanri é a bússola que dá a direção para a gestão da empresa. Neste processo, as metas são desdobradas para todos os níveis hierárquicos e todas as áreas da organização, alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Também são definidas no Hoshin as medidas que todos os níveis e áreas precisam tomar para que estas metas sejam atingidas. Para que as chances de sucesso aumentem, o Hohin determina um modelo de gestão destes planos puxados pela liderança, que tem parte fundamental neste processo.

Matriz X

As metas de longo prazo, que vêm do plano estratégico, e as metas de curto prazo, os principais projetos de melhoria e os fatores de sucesso para que se atinjam estas metas, são então colocados dentro de um formulário, conhecido como matriz X, cuja estrutura foi pensada para garantir a relação entre os dados.

A comunicação é primordial dentro do processo de Hoshin e irá contribuir para que tenhamos o alinhamento necessário entre pessoas, áreas e níveis hierárquicos.

Quebra de barreiras e silos

O Hoshin é uma grande oportunidade para a empresa envolver pessoas de todos os níveis hierárquicos, proporcionando um entendimento comum da situação atual e dos objetivos e quebrando barreiras entre as áreas na medida em que força o compartilhamento e alinhamento de objetivos entre elas.

Os projetos de melhoria e seus responsáveis devem ser desenvolvidos segundo o roteiro de melhoria em quatro etapas, conhecido por PDCA (Plan, Do, Check, Act). É preciso, também, estabelecer uma rotina para o acompanhamento do progresso e dos resultados destes projetos de melhoria.

Acompanhamento dos projetos é fator de sucesso

Lembre-se que o sucesso destes projetos está amarrado ao sucesso do plano estratégico. Recomendamos que sejam feitos acompanhamentos regulares dentro das áreas e nos diversos níveis da hierarquia. Deve se dar preferência a controles visuais da situação dos projetos, para que não se escondam problemas que podem colocar em risco os resultados da empresa.

Quer saber mais? Participe da próxima turma do treinamento on-line de Hoshin Kanri e aprenda na prática, com o apoio dos nossos consultores, a desdobrar uma estratégia e acompanhar o desenvolvimento de projetos de melhoria até os resultados!

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter