A Böllhoff é líder em tecnologia de fixação. Marcel Rupprecht, Diretor Geral responsável pelos negócios do grupo na Europa, explica em entrevista exclusiva como a Gestão Lean é praticada na empresa e que papel os gestores desempenham neste sentido.
A Böllhoff é um parceiro global para tecnologia de fixação de 360° com soluções de montagem e logística. Gerida pela família desde 1877, a empresa representa o sucesso de longo prazo através da sua força inovadora e da proximidade com o cliente. Como especialista em fixação, a Böllhoff conhece as reais necessidades de seus clientes de todas as indústrias e os apoia na criação de boas conexões. Mais de 3.300 empregados na sede em Bielefeld e no grupo mundial de empresas estão a moldar o futuro da tecnologia de fixação. Em 2022, a Böllhoff superou a marca de aproximadamente 783 milhões de euros em vendas.
Uma contribuição de especialistas para o estudo “o futuro da indústria” de 2023
94 por cento das empresas entrevistadas para o estudo da Staufen veem a Gestão Lean como uma solução para os desafios atuais. Você concorda com esta avaliação?
Marcel Rupprecht: Sim, porque quando aplicada corretamente, a Gestão Lean ajuda as empresas a trabalharem de forma mais eficiente e a se posicionarem para o futuro. O foco no cliente está no centro de tudo o que pensamos e fazemos. Ao mesmo tempo, o objetivo é implementar melhorias de eficiência a todos os níveis da empresa. Como ferramenta de gestão, a Gestão Lean é adaptável e, mais importante ainda, cria valor.
A gestão lean ajuda a superar os desafios atuais?
94% dos entrevistados estão convictos de que a Gestão Lean é hoje mais importante que nunca.
A Gestão Lean é utilizada em toda a sua empresa?
Marcel Rupprecht: Na Böllhoff, trabalhamos há muito tempo com métodos de Gestão Lean nas áreas de produção e também os utilizamos de acordo com a nossa estratégia empresarial. O que é novo para nós é a utilização na área administrativa. É assim que quebramos o silo e deixamos de pensar em departamentos isolados. Substituímos isso por um processo holístico, de ponta a ponta. O resultado desta nova forma de pensar sobre processos: maior envolvimento, menos reclamações, maior satisfação para todos os envolvidos e custos mais baixos.
Como está hoje a Böllhoff em termos de maturidade Lean?
Marcel Rupprecht: Globalmente, consideramos que o nosso nível de maturidade é alto. Mas seguimos a trabalhar para melhorar. O objetivo é coordenar de forma ótima todas as atividades necessárias para criar valor e eliminar desperdícios. Fazemos isso revendo e melhorando o sistema existente a partir de duas perspectivas: a perspectiva do cliente e a perspectiva da empresa. Para os clientes, trabalhamos para otimizar a disponibilidade, a qualidade, a individualidade e o preço. De uma perspectiva empresarial, trata-se de sustentabilidade e de melhorar continuamente a competitividade.
O que é que isto significa para as operações do dia-a-dia?
Marcel Rupprecht: O Lean torna a nossa vida mais fácil. Já não nos sentamos em reuniões e estabelecemos novas agendas, mas trabalhamos orientados por objetivos. Nas comunicações regulares de 30 minutos que introduzimos em todas as equipas, nós nos concentramos nos três tópicos importantes para nós: gestão de desvios, gestão de incidentes e gestão de tarefas.
Será que o Lean funciona em todos os departamentos?
Marcel Rupprecht: Absolutamente. Um exemplo prático da nossa área de serviços: No passado, os nossos muitos, muitos pedidos de clientes eram passados de departamento para departamento e processados com muito pouca filtragem. De acordo com os nossos princípios Lean de “foco, excelência, criação de valor”, estamos agora muito atentos para não nos perdermos nos detalhes, mas para examinar antes as consultas para ver se elas são realmente adequadas para cotação em termos de tecnologia de aplicação, logística e negócios. Desta forma, evitamos longos – e muitas vezes inúteis – ciclos de processos internos e externos. Como resultado, aumentamos a taxa de sucesso através de de qualificação, melhorando simultaneamente a eficácia. Em suma, ao fazer as perguntas certas desde o início, reduzimos o esforço e aumentamos a qualidade – para a perfeita conexão para e com os nossos clientes.
O estudo Staufen mostrou que a eficiência na criação de valor e a excelência na liderança estão intimamente ligadas. Onde os líderes ainda precisam de formação?
Marcel Rupprecht: A excelência da liderança e o empoderamento dos funcionários continuam a ser as questões mais importantes. Isto inclui um estilo de liderança colaborativa com empatia, cortesia e respeito por cada indivíduo, sentimento de dono e paixão – em tudo o que fazemos. Sempre nos certificamos de que os nossos gestores nas equipes têm uma mentalidade prática. A fim de reconhecer e desenvolver o potencial, é importante qualificar e orientar os funcionários. Por último, mas não menos importante: Formação em comunicação! Sem uma comunicação focada, ninguém sabe onde a jornada vai te levar.