Hoshin Kanri – Onde você quer chegar?

Imagine que você tem um objetivo muito claro na sua vida: correr uma maratona em menos de 4 horas. para conquistar este objetivo, você precisa de um plano, certo?
Luciana Barros Staufen

Blog post by Luciana Barros

Saber mais
dezembro 29, 2021 | Artigo, Conceitos Lean, Lean Management, Liderança

A lógica do Hoshin Kanri em analogia a uma maratona

Imagine que você tem um objetivo muito claro na sua vida: correr uma maratona. E mais, você tem ainda uma meta muito bem definida: concluir a maratona em menos de 4 horas! Ok, para conquistar este objetivo, você precisa de um plano, certo? Afinal, não basta calçar os tênis e sair correndo por aí. E é muito importante esclarecer: essa meta é de longo prazo. Imagine que você é um sedentário que tem como visão conquistar um ótimo condicionamento físico. Isso não vai acontecer do dia pra noite! Certamente deverá levar anos…

O mesmo acontece com um negócio. O objetivo de qualquer negócio certamente é gerar resultado. Mas, para isso, não basta apenas vender. É preciso ter um norte, um plano de ação, metas claras e indicadores que nos mostrem se estamos no caminho certo. E, é claro, tudo isso precisa estar conectado à visão da empresa!

Mas vamos voltar ao plano da maratona. Correr a maratona em 4h é o que chamamos de Breakthrough Target, ou seja, o seu grande alvo. Imagine agora que você tem dois anos para se preparar. Então, até o fim do ano que vem, você deve ser capaz de correr meia maratona em menos de duas horas – o que chamamos de Objetivo Anual.

Para alcançar este objetivo anual, você precisa investir esforço em alguns pontos muito importantes do seu condicionamento físico, que chamamos de Projetos de Melhoria:

  • Fortalecer os músculos do quadril com exercícios de musculação
  • Aumentar a massa magra
  • Treinar foco e criar disciplina
  • Aumentar a resistência, com treinos de alto impacto
  • Fortalecer os músculos das pernas e tratar as câimbras

E, por fim, para medir se você está realmente no caminho certo, você decide acompanhar de perto alguns indicadores, como o seu Índice de Massa Corporal (IMC), a Relação quadril – cintura (WHR), a sua pulsação durante o exercício e o seu VO2 máximo, ou seja, o volume de oxigênio consumido pela durante a realização de uma atividade física, além do peso da barra para fazer agachamento. Todos estes indicadores fazem parte dos Fatores de Sucesso deste seu projeto.

Tendo em vista o seu alvo, com o objetivo anual muito claro e os projetos de melhoria delimitados e mensurados pelos fatores de sucesso, é de se esperar que você tenha plenas condições de alcançar seu objetivo!

Simples, não é? Pensando em uma organização, com diversos times envolvidos e muitos objetivos, talvez os projetos não sejam simples assim. Mas a lógica deve ser mantida. Este é o Hoshin Kanri, ou Desdobramento da Estratégia, um método extremamente eficiente para engajar todos os colaboradores de uma empresa rumo à mesma direção – ou norte verdadeiro.

Quer aprender a aplicar o Hoshin ao seu negócio?

TREINAMENTO ONLINE AO VIVO HOSHIN KANRI

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter