O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban:
Um quadro Heijunka – refletindo o takt time
Os cartões Kanban
Um estoque
Os componentes Kanban
um kanban para a produção de vídeos
Vou te dar um exemplo. Tenho um projeto em conjunto com alguns colegas da Lean Sensei Partners para a criação de vídeos curtos de conteúdo. Aqui está o nosso quadro heijunka:
Como não tínhamos como saber qual seria a “demanda” por vídeos curtos sobre Pensamento Lean, raciocinamos que as pessoas com maior número de seguidores no linkedin deveriam publicar com mais frequência, e assim apresentar à sua audiência aqueles do time com menos visibilidade, o que traduzimos em um ritmo de publicação – um takt time.
Ao ler o plano, sei quem está fazendo o quê e que, no dia 6 de maio, espero um cartão Kanban me pedindo para entregar um vídeo. Certamente, no dia em que recebo o sinal Kanban, tenho um vídeo pronto no meu estoque e posso enviá-lo ao nosso líder de vídeo:
o sinal do kanban aciona a minha próxima ação
Este é um sinal para eu começar a trabalhar no meu próximo vídeo para tê-lo pronto para a próxima puxada.
Kanban é uma máquina de confiança porque, primeiro, todos nós entendemos o que temos que fazer e o porquê. Nosso propósito aqui é compartilhar nossas ideias sobre o que acreditamos ser importante no Pensamento Lean. Igualmente importante, esta é uma oportunidade para auto-estudo (o que eu tenho a dizer?) e aprendizado em equipe enquanto discutimos o trabalho uns dos outros (o que pensamos coletivamente sobre isso?).
Através da clareza do Kanban, cada um de nós pode:
1- Discutir o plano
2- Discutir cada vídeo individualmente
Por exemplo, quando lutei com o ritmo acelerado que nosso takt time me pedia, compartilhei isso com o líder de vídeo que imediatamente concordou em diminuir meu takt time (como não sabemos qual é a demanda real do cliente, não há grandes problemas). Além disso, quando alguém luta para cumprir o takt, é possível escalar ao líder imediatamente para entender quem pode ajudar. Ou, mais complicado, quando não tenho certeza sobre algo que alguém está fazendo, posso conversar rapidamente com o time à respeito.
Confiança é a chave para o sucesso do Pensamento Lean
Kanban é uma máquina de confiança porque nos permite quebrar conversas difíceis no nível Kanban e, assim, cria as condições certas para comunicações sinceras. Discutimos problemas – um de cada vez. Fazemos alterações – uma de cada vez. Aprendemos a trabalhar uns com os outros e a ser mais compreensivos com nossas peculiaridades. Enquanto isso, a produção acontece. Coletivamente, podemos nos orgulhar do que conquistamos – e nos dar um tapinha nas costas.
Kanban é a chave para uma comunicação sincera e a construção de confiança a longo prazo.
Michael ballé
Mas o que acontece se alguém sair dessa conversa? Às vezes você não percebe (embora com Kanban seja visível o suficiente), mas as respostas ficam mais lentas, as conversas ficam mais difíceis, os kanbans são ignorados, as mudanças são feitas de má vontade.
Pessoas mudam. Cada um de nós está sob muita pressão na vida cotidiana e, às vezes, os alinhamentos mudam. Às vezes nem é uma questão de que as pessoas não tenham interesse em trabalhar com você, mas simplesmente que as pressões da vida as levaram para outro lugar. Então elas começam a fazer coisas estranhas.
O mais difícil é quando elas se comportam de uma maneira que sabem que é errado, mas sentem que não podem fazer mais nada. O mecanismo de justificativa funciona e a fonte óbvia de culpa é… seus parceiros. Não é justo o suficiente. Pouco respeito. Não há ajuda suficiente. Não há consideração suficiente – todos nós já passamos por isso.
Quer saber mais?
Aplicativo de treinamentos gamificados:
o que me diz o kanban?
Os cartões Kanban não mentem. Quando o cartão Kanban não volta, há apenas duas opções:
A equipe de entrega está lutando e disposta a discutir e trabalhar com você para corrigir os problemas e voltar aos trilhos.
A equipe de entrega evita a comunicação e está a caminho de fazer outra coisa.
No segundo caso, as decisões mais difíceis a se tomar é: deixá-los ir e seguir em frente.
Precisamente porque o Lean só pode funcionar com confiança, investimos maciçamente em relacionamentos. O mais importante princípio Lean é o relacionamento: primeiro conserte o relacionamento, depois conserte o problema. E em 99% dos casos funciona espetacularmente. Mas isso também significa aceitar o caso em que o relacionamento não pode ser consertado porque o outro já fez escolhas diferentes que simplesmente ainda não lhe contaram.
Quando os cartões Kanban não voltam, existem duas opções: um problema a ser solucionado ou cartões meramente retidos aguardando o seu resgate. Aceite e não tente consertar o que não pode ser consertado.
Kata significa forma e está presente em diversas artes marciais. O Toyota Kata foi desenvolvido após longos anos de pesquisa sobre o comportamento das equipes de liderança da Toyota Motors. Recebeu este nome pois tem como objetivo praticar de forma repetitiva os “movimentos” necessários para a execução da melhoria continua.
Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no setor de serviços, a produtividade, em geral, é muito baixa. O problema é que esse setor é responsável por 70% do PIB e já emprega…
Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos anos 1950 para servir de base, como um pré-requisito para o estabelecimento de todo o Sistema Toyota de Produção. O 5S tem inúmeros benefícios, mas…
Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e faz parte do time da Staufen AG há 13 anos. À frente da unidade de Desenvolvimento Lean, junto com sua equipe, ele trabalha há anos…
Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta metodologia. Acertei? Então vem comigo! 😊 O conceito PDCA O Plan-Do-Check-Act (ou Planejar-Executar-Checar-Agir) é um conceito fundamental que nasceu na década de 1920, criado por…
O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: um kanban para a produção de vídeos Vou te dar um exemplo. Tenho um projeto em conjunto com alguns colegas da Lean Sensei Partners para a criação de vídeos curtos de conteúdo. Aqui está…
Cada líder Lean deve possuir e desenvolver estas cinco características: Compromisso; Paixão pelo aprendizado; Empatia e inteligência emocional; Poder de tomada de decisão e Liderança pelo exemplo.
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
Qual o melhor momento de se executar uma manutenção preventiva? Se for muito tarde, corremos o risco de parar o processo, acarretando custos extras, como compras emergenciais de peças, atendimentos urgentes ou lucros cessantes (perda por não-venda). Conheça a curva P-F.
Há um fundamento básico descrito por William Edwards Deming, famoso guru da administração na área da qualidade: “O que não se mede, não se gerencia”. Mas perdemos a lógica dessa história… O que ainda não está claro para nós hoje é: “O que deve realmente ser medido? E como medir tudo isso?”. Indicadores de resultados…
Como escritórios de contabilidade, de advocacia, consultórios médicos, processos comerciais e outros ambientes administrativos podem se beneficiar com a Filosofia Lean.