Como desenvolver a mentalidade e o pensamento científico de melhoria com o Toyota Kata

fevereiro 15, 2022 | Conceitos Lean, General

Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“

Lean é para todos

O Lean tem evoluído significantemente nos últimos anos e muitas organizações estão mudando a sua forma de pensar sobre o Lean. Historicamente, as iniciativas Lean dentro de uma organização foram por muito tempo restritas à alçada dos especialistas de melhoria que percorrem sobre os principais projetos da empresa tentando corrigir os problemas dos processos.

Passadas quase três décadas de iniciativas Lean em empresas de diversos segmentos, os resultados têm sido ainda de alguma forma abaixo do esperado. Normalmente, a iniciativa Lean dentro de uma empresa gera ganhos iniciais impressionantes, mas com o tempo as melhorias desaparecem e a organização não ganha vantagem competitiva de longo prazo.

Em contrapartida, na Toyota, a estrutura organizacional hierárquica é responsável pela melhoria, com apenas um pequeno número de especialistas viajando para orientar os líderes em todos os níveis.

A metodologia do Toyota Kata parte do seguinte pressuposto:

  • Quais rotinas podem ajudar gestores a desenvolverem as habilidades necessárias e a mentalidade (mindset) para gerar mudanças fundamentais em suas organizações?
PDCA

Você já parou pra pensar neste ponto aí na sua empresa?

O mindset principal é bem capturado no método científico que é associado frequentemente com o Dr. Edwards Deming — o ciclo Plan-Do-Check-Action (PDCA). Nesse modelo, o plano começa com o entendimento da distância entre “onde nós estamos” e “onde nós queremos estar”, com ideias para chegarmos perto da nossa visão como hipóteses científicas que devem ser testadas (Do) e, através do C (Check), é possível verificar o que aconteceu e ter a oportunidade de aprender e de definir as próximas ações (Action).

O que acha de tentar praticar?

  • Onde você quer chegar?
  • Qual é a sua situação atual?
  • Quais hipóteses podem ser testadas para chegar à solução?

Lembre-se de sempre levantar os dados para te apoiar nesta jornada! Mãos à obra.

Rotinas para desenvolver habilidades

Katas são rotinas que o aprendiz pratica para desenvolver habilidades, geralmente sob a orientação de um treinador experiente (coach). O conhecido filme Karate Kid contém exemplos famosos: “polir para dentro, polir para fora. Pintar o muro. Lixar o piso”. Sr. Miyagi orientou Daniel-san através da prática dessas simples rotinas para que ele pudesse ajudar seu aluno a aprender os movimentos do karatê.

O quintal do Sr. Miyagi melhorou drasticamente enquanto Daniel praticava seu kata, mas a melhoria da casa não era o ponto. Fazer de Daniel um pintor especializado em cercas ou um mestre em lavar carros também não era o objetivo. Estes katas eram simplesmente meios para um fim, desenvolvendo no subconsciente de Daniel caminhos neurais e memória muscular que lhe permitissem defender-se melhor.

Da mesma forma, o Kata de Melhoria é uma rotina para praticar um meio para um fim, não uma ferramenta a ser dominada em si mesma. E embora o aprendiz que pratica o Kata de Melhoria esteja focado em perseguir um objetivo desafiador, alcançar esse objetivo não é realmente o ponto final do kata! É o começo. O progresso em direção ao objetivo é um resultado esperado, mas um coach está presente para modificar a prática conforme necessário em busca da verdadeira finalidade: ajudar o aprendiz a estabelecer uma mentalidade científica que lhe permite enfrentar de forma confortável e competente os desafios cada vez mais complexos que se apresentam.

Explicitamente o Toyota Kata coloca o dono do processo no papel de solucionador de problemas de maneira científica e eles reconhecem que inicialmente não têm a habilidade de serem bem-sucedidos. Toyota Kata é sobre cultivar as habilidades necessárias e a mentalidade através da prática deliberada (intencional).

Não basta implementar. É preciso praticar e ganhar familiaridade.

Em certo sentido, o Toyota Kata inverte abordagens anteriores ao Lean, um campo que contém inúmeros livros, artigos e cursos que descrevem o que é o pensamento Lean ou o que um processo Lean parece ser. Esses recursos implicitamente deixam uma organização implementando Lean para descobrir como alcançar e sustentar esses objetivos, e a história está demonstrando que as culturas organizacionais existentes estão em grande parte em conflito com esses princípios e conceitos.

A experiência sugere que a discussão e o conhecimeto, as ferramentas e os princípios, são insuficientes para conduzir mudanças sustentáveis. Ao invés disso, o Toyota Kata se concentra em como começar a desenvolver a cultura desejada, oferecendo rotinas de práticas específicas para ajudar uma organização a começar deliberadamente a cultivar em seus funcionários as habilidades e a mentalidade necessárias para sustentar os objetivos tradicionais do Lean – ou qualquer outro objetivo relacionado ao assunto.

Quer saber mais sobre o Toyota Kata?

Coloque tudo o que aprendeu em prática com a ajuda dos nossos instrutores de Kata!

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter