O líder lean não deve estar no palco

May 26, 2020 | News Brazil

*Roland Beuter

No meu último artigo, escrevi sobre líderes que tendem a ser os melhores solucionadores de problemas. Eles pensam: ‘Sou o melhor, mais rápido e experiente solucionador de problemas. E não tenho tempo a esperar já que ninguém mais é capaz de resolver isso!’ . Mas isso é puro microgerenciamento. Muitas vezes, esses gestores gostam de ser os melhores ‘combatentes’. Eles querem ser os heróis e receber muitas recompensas. Esse tipo de gestor deseja estar sempre no palco, no centro das atenções e receber medalhas.

Mas não há desenvolvimento dos membros da equipe. Portanto, os gestores se tornam o gargalo de qualquer melhoria. Se implementarmos sistemas preditivos, que reduzam ou eliminem distúrbios, esses bombeiros não ficarão felizes. Eles perdem sua autoridade.

Líderes Lean são líderes silenciosos. Eles desenvolvem sua equipe e permitem que ela resolva os problemas e melhore os processos. Os mentores compartilham seu conhecimento e liberam o potencial de sua equipe. Eles confiam nas habilidades dos membros da equipe.

Um líder é bem-sucedido se for capaz de multiplicar suas competências desenvolvendo os funcionários. O mentor estimula o aprendizado autônomo do mentee fazendo perguntas. Ao responder às perguntas do mentor, o mentee alcança passo a passo a “cúpula de resolução de problemas”.

E os líderes assumem a responsabilidade pelo desempenho de suas pessoas, pelo desempenho de toda a equipe. E, no longo prazo, os líderes se tornam mais bem-sucedidos que os gestores.


Leia mais sobre este tema:

APRENDA SOBRE O SHOP FLOOR MANAGEMENT COM A STAUFEN!

Roland Beuter é diretor da Academia de Treinamentos da Staufen AG.

O Líder Lean não deve estar no palco

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button