5 tarefas da liderança

Blog post by Gustavo Tardin

Saber mais
janeiro 31, 2022 | Conceitos Lean, General, Liderança

O Shop floor Management é a sistematização prática e organizada da rotina da liderança com foco no desempenho de processos pela atuação direta do líder no gemba com seus liderados. Essas rotinas são suportadas pelos instrumentos e comportamentos da liderança. Com a implementação do Shop floor Management, cria-se a base para identificar os desvios prontamente e melhorar os processos da organização de forma sustentável, focando simultaneamente em processos, pessoas e resultados.

A maioria das pessoas acredita que liderança é algo que não pode ser desenvolvido ou criado e já deve nascer intrínseca. Enquanto que o Shop floor Management demonstra que é sim possível desenvolver, melhorar e criar uma forma de liderança através de 5 tarefas fundamentais.

As tarefas da liderança são definidas como:

  • Comunicação Regular: interação frequente entre líder e liderado de forma identificar e tratar desvios rapidamente (as diferenças se tornam transparentes entre o previsto e realizado). Também é definido como priorização de problemas, definição do foco de atuação através do “Go&See” e planos de ação de contenção imediatos para endereçar problemas.
  • Solução Estruturada de Problemas: processo de busca da solução definitiva e robusta por intermédio da investigação prática com dados até chegar a causa raiz, sob orientação do líder ao colaborador com diálogo “mentor-aprendiz”.
  • Confirmação de Processos: processo de observação e monitoramento controlado da execução de padrões, onde o foco do líder é perceber desvios antes que eles se tornem aparentes. É a garantia que o conhecimento já existente está sendo executado e dominado pela equipe.
  • Melhoria Contínua: incentivo a ideias de melhoria e busca por implementação de mudanças em processos que visam resultados cada vez melhores de forma significativa e incremental. O líder auxilia na mudança comportamental e cultural dos colaboradores, mediante ao desafio constante do status-quo.
  • Desenvolvimento dos colaboradores: através de formações diretas ou momentos práticos do dia a dia de trabalho, o líder direto se torna um verdadeiro formador de pessoas, responsável pelo desempenho do colaborador.

E se você está procurando um treinamento completo de Introdução ao Lean, baixe o nosso aplicativo Staufen Smart Learning, faça o autocadastro e tenha acesso, por tempo limitado, ao treinamento LEAN THINKING da Staufen totalmente gratuito! Clique aqui para baixar o app.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter