O desafio da previsão de vendas em um ambiente Lean
março 8, 2022
|
Conceitos Lean
Venda é, sem dúvida, o tema que norteia toda uma organização. Mas afinal, em uma empresa Lean, como garantir a confiabilidade das previsões? Para te explicar como fazer isso, vamos a uma história!
“Era uma vez… uma equipe de vendas que trabalhou exaustivamente para qualificar e converter suas oportunidades. Porém, a sua precisão de suas previsões era terrível!
Conhecendo o enorme potencial do mercado, o presidente da companhia – que fabrica componentes eletrônicos – participava de todas as reuniões estratégicas de vendas e, na última delas, observou: “Matteo, no mês passado você estava 19% acima do planejado. Este mês, você está 40% abaixo. Você não consegue manter o mesmo nível?”.
Apavorado, Matteo, o gerente de vendas, respondeu: “Não há como saber quais potenciais clientes irão converter em vendas. Ainda não conseguimos entender como isso funciona. Nós vamos chegar lá. Eu prometo.”
Quando as previsões de vendas orientam as decisões de negócios, uma precisão ruim é fatal. Já que todos os outros departamentos vivem de previsões, por que o de vendas haveria de ser diferente?
A primeira reação do presidente foi que a equipe de Matteo deveria padronizar seus processos. As imprecisões das previsões são um tipo de variação. Controlar variações deve melhorar as coisas, certo?
Tradicionalmente, a teoria de vendas dessa companhia era que os vendedores confiavam nas emoções e na intuição para construir relacionamentos que levassem os clientes a comprar. Não estaria esta teoria equivocada? Vale a pena considerar.
Os resultados de negócios são gerados, em grande parte, pelo comportamento dos funcionários. Resultados ideais requerem comportamentos ideais. Como sabemos quais são esses comportamentos ideais? E como fazer com que os vendedores se comportem de maneira assertiva?
Os comportamentos são causados pela forma como as pessoas pensam, ou seja, pelo que entendem. Os líderes que desejam resolver problemas de vendas devem envolver as pessoas e fazê-las pensar.
Felizmente, a filosofia Lean oferece alguns princípios valiosos aqui. Um dos mais importantes são as definições operacionais, ou seja, uma descrição exata de quais palavras se referem à realidade ou o procedimento usado para derivar uma medição.
Os vendedores sabem que precisam qualificar seus leads. Infelizmente, as tradições de vendas pedem que eles façam julgamentos sobre se um cliente em potencial tem orçamento ou autoridade para comprar. E Isso não é científico. Orçamentos são puxados. As perspectivas mentem.
As definições operacionais exigem que as equipes de vendas desenvolvam características concretas e perceptíveis que aumentem ou diminuam a probabilidade de um cliente em potencial se tornar um cliente satisfeito.
E esta é uma virada de jogo.
Por quê? Em primeiro lugar, como os vendedores ficam tão engajados e aprendem muito trabalhando nos detalhes, isso muda a forma como eles pensam. Em segundo lugar, o instrumento que desenvolvem produz uma precisão de previsão muito alta. E em terceiro lugar, como um raio-X, os dados gerados por essa abordagem revelam os gargalos e pontos cegos em seu funil de vendas, onde as mudanças criarão melhorias.
Está vendo como o Pensamento Lean pode ser aplicado a definitivamente tudo? Para nos levar à alta performance, devemos aplica-lo em todos os momentos.
Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no…
Atualmente, ainda é comum encontrar empresas que possuem uma gestão de processos administrativos cujo acompanhamento de desempenho ocorre semestral ou anualmente, geralmente em função de bônus pessoais, e onde a…
Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos…
Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e…
O constante aumento na diversidade de produtos está forçando muitas empresas a enfrentarem o conflito que surge entre as demandas do mercado e a busca por padronização de seus processos….
Os desafios do ambiente de negócios vêm crescendo, dia após dia, diante de um cenário altamente globalizado, competitivo e de mudanças rápidas e significativas. A mudança, por si só, muitas…
Entendendo a constante preocupação dos departamentos de gente e gestão com o incentivo e a motivação das pessoas com relação às suas entregas e à sua capacitação, o que vai…
Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta…
O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: Um quadro Heijunka – refletindo o takt time Os…
Quais são, afinal, as 5 características que um líder Lean precisa possuir e desenvolver? Aqueles que se concentram intensamente na Liderança Lean, crescem a partir dela e ampliam seus horizontes profissionais…
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
Muito mais que um mero desdobramento de metas, o Hoshin Kanri é a bússola que dá a direção para a gestão da empresa. Neste processo, as metas são desdobradas para…