Em nosso último artigo (O desafio da previsão de vendas em um ambiente Lean), contamos a história do gerente de vendas Matteo, que estava lutando com previsões de vendas voláteis. Obviamente, as previsões eram importantes para a empresa.
Ele reconheceu que a previsão não era o objetivo principal dos vendedores. Eles buscavam, na verdade, ajudar os clientes e fazer seus números.
Na produção, a previsão reflete o fluxo de produtos ao longo de um fluxo de valor. Conhecer os recursos disponíveis, conseguir medir e quantificar, e ainda estabelecer cronogramas complexos tornam os fluxos de valor visíveis e tangíveis.
Em vendas, a previsão deve refletir o fluxo leads com determinados problemas que a empresa pode resolver. Matteo perguntou a si mesmo: “O que pode estar me impedindo de encontrar e conquistar novos clientes potenciais?”
Em vez de previsões e cronogramas, sua resposta baseou-se em opiniões e “achismos“. Vendas era uma caixa preta – um sistema cujo funcionamento interno não era cientificamente compreendido.
Ele achava que a habilidade em alcançar os tomadores de decisão era a chave do sucesso. Frank, o vendedor mais experiente da equipe, defendeu a construção de relacionamentos em todos os níveis hierárquicos. Outros achavam que a empresa precisava de preços mais competitivos. O CFO estava convencido de que os vendedores não estavam criando relacionamentos duradouros com seus prospects. Claro, o presidente estava apenas esperando que o departamento de vendas “consertasse”.
Como todos podem estar vendo coisas tão diferentes? E se todos eles estivessem certos? Ou, pelo menos, por uma perspectiva particular.
Talvez você já tenha ouvido a Parábola dos Cegos e o Elefante. Cada pessoa parte do que percebe e dá a sua opinião sobre o todo a partir dos fatos que conhece. Nenhum deles pode ver as limitações do que sabem. Individualmente, demoraria muito para eles reconhecerem que estão lidando com um elefante. Trabalhando juntos, eles podem fazer isso.
Matteo pode fazer seus colaboradores falarem sobre o que estão observando. As observações são a base; não o que os indivíduos pensam ser a solução. Conversando, eles terão acesso a diferentes perspectivas.Eles podem descrever as variações que observam sobre os clientes potenciais. Eles podem começar a concordar quais variações são importantes e por quê.
Esses são os primórdios do que é chamado de definição operacional. As definições melhoram a compreensão de todos sobre a presença ou ausência de problemas que sua empresa pode resolver para cada cliente. Mais importante, é ela que pode garantir o estabelecimento dos padrões que tornam as mensurações visíveis e tangíveis.
Esta história é baseada no livro “Sales Process Excellence”, de Michael J. Webb.
Kata significa forma e está presente em diversas artes marciais. O Toyota Kata foi desenvolvido após longos anos de pesquisa sobre o comportamento das equipes de liderança da Toyota Motors. Recebeu este nome pois tem como objetivo praticar de forma repetitiva os “movimentos” necessários para a execução da melhoria continua.
Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no setor de serviços, a produtividade, em geral, é muito baixa. O problema é que esse setor é responsável por 70% do PIB e já emprega…
Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos anos 1950 para servir de base, como um pré-requisito para o estabelecimento de todo o Sistema Toyota de Produção. O 5S tem inúmeros benefícios, mas…
Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e faz parte do time da Staufen AG há 13 anos. À frente da unidade de Desenvolvimento Lean, junto com sua equipe, ele trabalha há anos…
Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta metodologia. Acertei? Então vem comigo! 😊 O conceito PDCA O Plan-Do-Check-Act (ou Planejar-Executar-Checar-Agir) é um conceito fundamental que nasceu na década de 1920, criado por…
O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: um kanban para a produção de vídeos Vou te dar um exemplo. Tenho um projeto em conjunto com alguns colegas da Lean Sensei Partners para a criação de vídeos curtos de conteúdo. Aqui está…
Cada líder Lean deve possuir e desenvolver estas cinco características: Compromisso; Paixão pelo aprendizado; Empatia e inteligência emocional; Poder de tomada de decisão e Liderança pelo exemplo.
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
Neste artigo, você vai aprender alguns conceitos básicos do Lean – como valor e desperdício – vai aprender uma técnica para enxergar e identificar desperdícios na sua área. Por fim, você vai aprender todos os requisitos para uma boa rota genba e vai colocá-los em prática.
Quando alguém lhe fala de futebol, basquete ou até mesmo de futebol americano, dificilmente o seu primeiro pensamento recairia sobre o Lean. Afinal, o que tem uma coisa a ver com a outra? Assuntos completamente diferentes, não é mesmo? Bom, talvez nem tão diferentes assim.