Toda transformação tende a gerar resistência. As teorias físicas de Newton sobre o movimento dos corpos já explicavam o porquê. A primeira lei dele, que trata do princípio da inércia, afirma que “todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele”. E este conceito certamente também vale para o dia a dia das organizações.
Mudanças que alteram, em maior ou menor grau, a cultura de uma organização – como na implementação do pensamento Lean em todos os departamentos, por exemplo -, devem ser precedidas por uma grande preparação interna, um planejamento de comunicação e a definição clara de papéis.
A resistência natural dos colaboradores frente a uma mudança e a falta de entendimento dos benefícios dessa transformação costumam ser os principais obstáculos, o que exige do departamento de RH um trabalho bastante ativo. Começar com a metodologia Lean no RH pode ser um grande passo para o sucesso de uma transformação.
O Lean Thinking propõe uma mudança profunda na forma de se pensar uma empresa. Buscar o funcionamento enxuto, eficiente e sem desperdícios de qualquer natureza deve ser uma prática cotidiana em todas as ações e níveis hierárquicos. A adoção deste pensamento de forma verticalizada, como uma imposição da direção, sem envolvimento da gestão de pessoas ou, uma situação ainda pior, o Lean “empurrado” por um departamento específico, sem engajamento nem das lideranças nem dos colaboradores, é o prenúncio do fracasso!
Por isso, mais do que nunca, é imprescidível o alto engajamento dos times de RH em um processo de sensibilização.
Mas por que devo mudar algo enraizado há tantos anos, que já me traz resultados?
Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no…
Atualmente, ainda é comum encontrar empresas que possuem uma gestão de processos administrativos cujo acompanhamento de desempenho ocorre semestral ou anualmente, geralmente em função de bônus pessoais, e onde a…
Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos…
Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e…
O constante aumento na diversidade de produtos está forçando muitas empresas a enfrentarem o conflito que surge entre as demandas do mercado e a busca por padronização de seus processos….
Os desafios do ambiente de negócios vêm crescendo, dia após dia, diante de um cenário altamente globalizado, competitivo e de mudanças rápidas e significativas. A mudança, por si só, muitas…
Entendendo a constante preocupação dos departamentos de gente e gestão com o incentivo e a motivação das pessoas com relação às suas entregas e à sua capacitação, o que vai…
Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta…
O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: Um quadro Heijunka – refletindo o takt time Os…
Quais são, afinal, as 5 características que um líder Lean precisa possuir e desenvolver? Aqueles que se concentram intensamente na Liderança Lean, crescem a partir dela e ampliam seus horizontes profissionais…
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
Muito mais que um mero desdobramento de metas, o Hoshin Kanri é a bússola que dá a direção para a gestão da empresa. Neste processo, as metas são desdobradas para…