Para transformar, é preciso desenvolver as pessoas

março 8, 2022 | Conceitos Lean

Entendendo a constante preocupação dos departamentos de gente e gestão com o incentivo e a motivação das pessoas com relação às suas entregas e à sua capacitação, o que vai muito além do mero ‘controlar comportamentos e o cumprimento de normas’, a metodologia Lean se torna ainda mais relevante. Lean é sobre pessoas, muito mais que sobre ferramentas ou tecnologias.

Fortemente influenciada pelo RH, por meio sobretudo da comunicação interna, e pela Excelência Operacional, que suporta todo este processo, uma transformação precisa começar pelo comprometimento da alta gestão, influenciando todos os níveis hierárquicos de forma topdown.

Construir uma cultura de melhoria contínua do desempenho, ajudando os colaboradores a desenvolverem a habilidade de solucionar problemas, para que, então, possam desenvolver os melhores produtos, processos e serviços, não deve ser, entretanto, o papel de um departamento específico, mas o mindset de toda a organização.

Ou seja, antes de tudo, é necessário pensar em desenvolver as pessoas. Aqui, ao invés de investir em cursos genéricos e pouco práticos, é preciso focar no que realmente será aplicável e poderá ser implantado na empresa.

  • Qual é a dor de cada departamento?
  • Quais conhecimentos ajudariam a melhorar os processos naquela área?
  • Quais conhecimentos podem aumentar as suas vendas?
  • Quais conhecimentos poderiam resultar em um produto inovador?

Leia mais sobre o desenvolvimento de pessoas:

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter