O Lean se paga, ou: O que os bancos podem aprender com as fábricas

Nathalia Yamanaka

Blog post by Nathalia Yamanaka

Saber mais
junho 7, 2022 | Histórias de sucesso

O banco Kreissparkasse é um banco público, fundado em 1846 com sede em Goeppingen, na Alemanha. O banco possui mais de 1.100 colaboradores e mais de 50 filiais situadas no distrito. O sofrimento do balanço da empresa e dos colaboradores causados pela pressão do mercado.

Como toda indústria, em 2015 o banco Kreissparkasse Goeppingen sofreu uma grande pressão devido a um longo período de taxas de juros baixas impactando negativamente a receita. As regulamentações (mais rigorosas em resposta à crise financeira recente) como também o alto nível de complexidade do produto e do sistema, exigiram cada vez mais recursos ano após ano.

Para os colaboradores e a competitividade do banco, uma coisa estava clara: a eficiência do banco deveria melhorar. Indo de encontro com essa necessidade de aumento de eficiência, o banco Goeppingen definiu uma meta ambiciosa: Para os próximos quatro anos, os custos absolutos do banco não poderiam superar os níveis atuais de 2015. Ao mesmo tempo, o banco focou na sua capacidade de para inovação. Até aquele ponto, não existia um processo de melhoria contínua para os colaboradores. Existia apenas um programa de sugestão de melhorias com algumas poucas ideias sugeridas e que em algum momento poderiam ser levadas em consideração para implementação.

Processo e soluçãoClientes da indústria foram a inspiração

Para atingir seu objetivo de aumentar a eficiência, o banco adotou uma abordagem não convencional. Não convencional pelo menos para uma instituição financeira.

O Lean Management é uma metodologia comprovada para o conceito de linha, que resulta em um trabalho mais enxuto e rentável. É largamente utilizada como padrão para a indústria, porém é um território muito pouco explorado para bancos. A ideia nasceu quando clientes corporativos relataram um enorme sucesso com a aplicação do Lean Management.

O presidente do conselho administrativo, Dr. Hariolf Teufel desde o início estava fascinado com a metodologia: “É claro que nós já tínhamos ouvido falar sobre o Lean aplicado na fabricação. Em um ambiente de escritório, essa abordagem pode parecer incomum, mas não considero isso um obstáculo. As demandas para linhas de produção são semelhantes, particularmente se a gama de produtos dessa linha for ampla.” Portanto em 2015, o Dr. Hariolf Teufel trouxe a Staufen AG para ajudar nesse desafio, uma consultoria especializada em Lean Management.

Preciso e conectado

Rapidamente ficou claro que um aumento da transparência e uma comunicação melhor eram os pré-requisitos para uma mudança positiva. A maneira ideal de se atingir esses dois objetivos é com o Shop floor Management. Na Kreissparkasse Goeppingen, essa filosofia de agregação de valor da liderança foi consolidada no Visual Performance Management (Gestão Visual de Performance), ou VPM. O VPM não se assemelha em nada com a tradicional lista de vendas que fica a mostra em instituições financeiras. Ao invés disso, são utilizados quadros padronizados localizados próximos aos locais de trabalho ao redor do qual gestores e colaboradores se reúnem para analisar o progresso dos projetos e ver a carga de trabalho atual de cada colaborador.

Dessa forma, quaisquer desvios são facilmente identificados e rapidamente tratados. Adicionalmente, a visualização também cria um maior grau de comprometimento dos colaboradores e gestores, e por fim, também é aplicado a melhoria contínua: As ideias de melhoria dos colaboradores que antes muitas vezes eram esquecidas, hoje são incorporadas no VPM, em cartões padrões escritos e apresentados pelos próprios colaboradores, fazendo com que fiquem visíveis para todos. 

As reuniões de SFM foram introduzidas para melhorar e sincronizar a comunicação regular dentro do banco. Elas substituíram as reuniões mensais as quais chegavam a durar horas. Os times agora se reúnem semanalmente e de pé, fazendo com que todos os participantes se comuniquem de forma objetiva e concisa.

Resultado: o Lean transforma desperdício em faturamento

Até agora o Shop floor Management e a transformação em direção a uma Lean Enterprise ressoam como um sucesso no banco Kreissparkasse Goeppingen. Simplesmente por evitar horas extras e acúmulo de férias pela falta de recursos, o banco economiza várias centenas de milhares de euros – enquanto aumenta a satisfação dos colaboradores e sua performance.

Em 2016 foi superado o desafio do objetivo sobre custos: foi alcançado um adicional de 1 milhão de euros em economia. Os recursos liberados através da implementação de métodos Lean foram investidos nos negócios dos clientes – adicionando valor. Dessa maneira, o desperdício é transformado em faturamento.

Mais importante do que os ganhos financeiros, a cultura da empresa começou a evoluir com foco nas oportunidades direcionadas ao objetivo da empresa. Problemas são tratados em sua causa raiz. Ao fazer isso, os gestores solicitam ativamente ideias e sugestões de melhorias e o progresso em cada tópico é documentado de forma transparente para que todos tenham acesso.  Para o banco alemão, a jornada Lean está longe de seu fim. Os primeiros gestores que receberam coaching, se tornaram Lean Experts auxiliando na implementação de melhorias e guiando os colaboradores como multiplicadores e facilitadores, motivando toda a empresa e conectando todos ao processo de melhoria contínua.

E enquanto muitas outras empresas continuam achando difícil aplicar as metodologias Lean fora dos departamentos produtivos, o banco Kreissparkasse demonstra que uma cultura empresarial enxuta não depende de máquinas ou linhas de montagem. O Lean com certeza se paga!

“Fazer parte da equipe do projeto no Banco Kreissparkasse foi bastante desafiador principalmente pelas particularidades existentes nesse tipo de mercado. Porém, assim como toda implementação de projetos de melhoria, o apoio da alta direção foi fundamental para a mudança da cultura da empresa e o rápido atingimento dos resultados” disse Nathalia Yamanaka, Partner da Staufen que integrou a equipe de projeto na Alemanha.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter