Prestes a completar 100 anos de sua fundação, empresa gaúcha líder em movimentação de cargas prepara a quarta geração para assumir os negócios com base nos princípios de transparência e respeito às pessoas.
Quando Ernesto Saur assume os negócios de fabricação de janelas e portas de ferro de seu pai, o alemão Richard Saur, em 1956, mal sabia ele que aquele pequeno empreendimento em Panambi, no interior do Rio Grande do Sul, resultaria em uma das empresas líderes em movimentação de cargas do Brasil.
A história da Saur é inseparável da história desta família, que sempre teve em seus valores e princípios a base para a criação da companhia. Hoje, exatos 6 anos após o falecimento do Sr Ernesto, como é conhecido, sua filha – Ingrid – se prepara para deixar o comando da SAUR, com um sólido plano de sucessão.
O plano tem como fundamento a Gestão Lean, já que a família aposta na transparência e na robustez de seus processos, mas também no desenvolvimento, na valorização e no respeito às pessoas. “O Pensamento Lean é a premissa que estamos buscando desenvolver fortemente na nossa empresa. Ele deve permear tudo o que fazemos aqui dentro. Nós realmente acreditamos que um negócio sustentável é o resultado de processos altamente eficientes e pessoas capacitadas e satisfeitas, que trabalham em um ambiente saudável e colaborativo. É isto que eu quero deixar para a quarta e para as futuras gerações”, avalia Ingrid Saur, presidente da empresa.
crescimento sustentável
E o resultado tem sido muito satisfatório. Nos últimos 6 anos, a empresa passou de 500 para cerca de 700 funcionários, com a ampliação de seu campo fabril e a modernização de suas instalações. A produtividade cresceu e a assertividade quanto aos prazos de entrega aumentou consideravelmente. “Temos acompanhado toda a história de Transformação Lean da Saur desde o início e a evolução é evidente. Hoje a liderança sabe onde estão os problemas e conhece seus processos. A cada novo passo dado, surgem outros desafios, mas uma vez que o pensamento enxuto está enraizado na cultura, na rotina das pessoas, as soluções surgem e podem ser implementadas muito mais facilmente. Esta é a aposta da Saur para realizar este processo de sucessão da melhor maneira possível. E nós sabemos que a empresa está no caminho certo”, avalia o managing director da Staufen no Brasil, Dário Spinola.
De acordo com a diretora administrativa, Miriam Saur, a transparência é um dos pontos fortes para o reconhecimento e para a solução dos problemas que surgem na rotina da companhia. A busca incessante pela excelência e por soluções inovadoras, embarcadas em tecnologia, colocam a Saur um passo à frente da concorrência. “Uma empresa é feita de pessoas e o que nós queremos é despertar em todos os nossos colaboradores o sentimento de dono, para que busquem o melhor, para que queiram crescer e evoluir conosco”, finaliza Miriam.
Para Laura Saur, o fator-chave para o sucesso de uma empresa familiar é o alinhamento dos sócios e da família em temas fundamentais, como a visão de futuro do negócio, do patrimônio e da família empresária. “Dentro dos princípios de governança de uma empresa familiar, os círculos da família, sociedade e empresa se sobrepõem e precisamos estar preparados para ‘colocar o chapéu’ que cada momento nos exige. Saber separar as questões familiares da gestão do negócio é fundamental e a qualidade do relacionamento entre todos os que fazem parte da família é o alicerce nos momentos de crise. Tudo isso de alguma forma também se relaciona dentro de uma Gestão Lean, que orienta os passos da nossa empresa”, finaliza Laura Saur.