Gonzalo Vial, o mais novo de 10 irmãos, entrou na Universidade Católica para estudar agronomia, mas desistiu no primeiro ano. Não era a sua praia. Ele montou um galinheiro na fazenda da família e começou a vender ovos frescos. Ele mesmo cuidava da produção e fazia as entregas no banco de trás de seu carro para seus clientes na região de O’Higgins, no Chile. Seus quatro filhos ainda não tinham nascido. Foi assim que o negócio começou a crescer.
Cinco anos depois, a empresa expandiu para a criação de frangos vivos e, em 1974, para o processamento e comercialização de carne de frango, com a firme convicção de tornar o frango uma proteína acessível à população chilena.
Em 1983, teve início o negócio de carne suína; anos depois, a produção de salmão no sul do Chile e, em 1996, a comercialização de produtos de peru. “Iniciei o negócio de produção de ovos com dois funcionários em 1955. Agi de acordo com a minha intuição. Não tinha dinheiro, mas me atrevi a começar. No entanto, só a ousadia não bastava, era preciso muito esforço, muitas horas de trabalho e, o mais importante, fazê-lo com prazer”, lembra Gonzalo Vial (87 anos), fundador, presidente e controlador da Agrosuper, sobre o início do que hoje é um império agroalimentar, o maior grupo do Chile.
Hoje, quase 70 anos depois, a Agrosuper está presente em mais de 64 países, com um portfólio de mais de 1.900 produtos entregues a quase 60.000 distribuidores nos 5 continentes. E, valorizando suas raízes, a empresa se orgulha e se define desta forma: “Somos uma empresa local com presença global”. Os números comprovam a grandeza da empresa chilena. Com quase 14.000 funcionários, a Agrosuper vendeu mais de US$ 2,6 bilhões em 2022, dos quais 60% foram para exportação.
A empresa resume o segredo de seu sucesso da seguinte forma: fortalecer a rede de distribuição e o potencial da marca comercializando produtos em todos os mercados, garantindo os mais altos padrões de bem-estar animal, aumentando a visibilidade, construindo relacionamentos de longo prazo com as partes interessadas e adaptando-se às operações do futuro.
Excelência operacional e gestão Lean para ir além
Como chegar lá? A Agrosuper investe na excelência de seus processos de produção verticalmente integrados, que começam com a fabricação de ração para seus animais, passam pelas fazendas de criação, fábricas de processamento, centros de distribuição e terminam nos escritórios de vendas e revendedores em todo o mundo.
De acordo com Alvaro Ortiz, gerente industrial da Agrosuper, o fato de a empresa ser verticalmente integrada lhe confere diversas vantagens competitivas, como a garantia da rastreabilidade e da qualidade de seus produtos. Para que tudo funcione sem problemas, a Agrosuper conta com o apoio da Staufen na implementação de seu modelo de gestão baseado nos conceitos de Shop Floor Management e na melhoria de seus processos industriais em cinco fábricas localizadas no Chile.
“A Agrosuper tem mais de 13.000 pessoas e, particularmente na área industrial, temos mais de 7.000 colaboradores. Portanto, não é viável pensar em melhoria contínua sem um modelo que esteja constantemente engajado em promover desafios adaptativos. O OPI (Otimização de Processos Industriais) foi construído e fortalecido ao longo do tempo com as melhores metodologias que encontramos e que permitiram uma adaptação constante, desde a cultural até a metodológica, permitindo-nos enfrentar o desafio de buscar a melhoria”, diz Ortiz.
fazendo mais e melhor
Ainda de acordo com Ortiz, a Agrosuper definiu como pilar fundamental de seu propósito viver o dia a dia sob a premissa de sempre fazer melhor. “Além de nos inspirar, isso deve ser traduzido em ações tangíveis para a organização”, diz Alvaro. Como parte desse desafio, a Agrosuper está constantemente buscando as melhores práticas do mundo relacionadas ao seu setor, como melhorias tecnológicas e de processos em diferentes áreas, desde produção, meio ambiente, eficiência energética, qualidade, digitalização, até nossos processos de gestão de pessoas e equipes. “Ao implementar um modelo de melhoria contínua, a primeira coisa a fazer é descartar a ideia de que esse processo é um ‘projeto’. É muito além disso, é uma maneira de fazer as coisas. Portanto, embora possa haver uma data de início, nunca haverá uma data de término. Isso, sem dúvida, ajuda a manter a atitude e a motivação das equipes em alta, pois não é uma tarefa a ser executada por apenas alguns, mas sim por toda a organização”, conclui.
De acordo com o Gerente Adjunto de Excelência Operacional, Isaac Villablanca, a Excelência Operacional é um dos pilares fundamentais da estratégia da Agrosuper, a partir do qual surgem diversas iniciativas dentro do Sistema Integrado de Excelência – que chamamos internamente de OPI. “Esse modelo se baseia principalmente nas metodologias Lean, TPM e Six Sigma para alavancar a melhoria contínua dos nossos processos, fortalecer a liderança e aprimorar a cultura da empresa. É papel da área de Excelência Operacional garantir a aderência do modelo OPI com a estrutura de cada planta industrial da Agrosuper, por meio de rotinas de monitoramento focadas em produtividade, eficiência, sustentabilidade e padronização, utilizando diversas ferramentas que garantem o andamento dos planos diretores definidos no planejamento anual”.
E ele acrescenta: “Além disso, temos auditorias trimestrais de resultados de desempenho e aconselhamento mensal da Staufen, apresentações de progresso para o Comitê Executivo do OPI, no qual os resultados são analisados e novas definições são feitas com base neles”. Villablanca também explica que a estratégia da Agrosuper está diretamente conectada, por meio do modelo OPI, a diferentes direcionadores, como projetos Kaizen, Ondas de Excelência Operacional, A3, OKR e GDA (como é chamado o Shop floor Management da Agrosuper), que os ajudam a alavancar os indicadores estratégicos da empresa. “O principal desafio é garantir a aderência ao padrão de mais de 7 mil pessoas que trabalham em processos industriais tão diversos e com produtos de diferentes origens – como frango, peru, suíno e processados – em todas as plantas da Agrosuper”, conclui o gerente adjunto de Excelência Operacional.
pessoas envolvidas
Gonzalo Vial
Founder and President
Agrosuper S.A
Álvaro Ortiz
Gerente Industrial
Agrosuper S.A.
Isaac Villablanca
Deputy Manager for Operational Excellence
Agrosuper S.A.