Made in Brazil   

staufen magazine 2023/2024 | No. 6 | Randoncorp | Operational Excellence

líder absoluto em semirreboques passa por uma grande transformação

Fundada no Brasil há mais de 70 anos, a Randoncorp é líder global nos setores de semirreboques, vagões ferroviários, autopeças e serviços. Hoje, apesar do cenário cauteloso do setor automotivo no mundo, o grupo tem investido fortemente em sua vertical de autopeças para alcançar os resultados almejados em 2023 e oferecer ao mercado produtos cada vez mais inovadores e competitivos.

Conversamos com exclusividade com Ricardo Escoboza, COO da Vertical Autopeças da Randoncorp, sobre as perspectivas de expansão do grupo no cenário mundial e os investimentos da companhia para alavancar os resultados operacionais, com foco na Jornada de Transformação Lean de uma de suas empresas, a Suspensys.


A Randoncorp tem cinco verticais de negócios: Frasle Mobility, Montadora, Autopeças, Tecnologia e Inovação e Serviços Financeiros e Digitais. Qual é a importância da vertical de autopeças dentro da Randoncorp? O que o reposicionamento da companhia – como uma grande corporação – traz para a vertical de autopeças no grupo?

A verticais de negócio da Randoncorp têm atuações complementares e possuem diversas sinergias. A Vertical de Autopeças tem sido um dos focos de crescimento da companhia, atendendo à estratégia de diversificação de soluções e de mercados. As quatro empresas – Castertech, JOST Brasil, Master e Suspensys – reúnem 12 unidades industriais, sendo 11 no Brasil e 1 no exterior (Suspensys México), que fornecem soluções para as principais fabricantes de equipamentos originais globais de caminhões e ônibus, implementadoras, segmento de reposição e fabricantes de equipamentos agrícolas.

No primeiro trimestre de 2023, a Vertical de Autopeças correspondeu por cerca de 28% da receita líquida consolidada da companhia, que foi de R$ 2,7 bilhões no período, aumento de 7,3% quando comparada com o 1T22. O índice é um pouco menor do que em 2022. Fomos impactados com a queda nos volumes de vendas de autopeças, devido às paradas de produção pelas OEMs. No entanto, há sinais de recuperação e seguimos alinhados ao movimento de transformação da companhia, avançando para oferecer ao mercado produtos cada vez mais inovadores e competitivos. Nesse sentido, a agenda ESG é nossa prioridade – investimos fortemente em inovação, sempre olhando para um futuro sustentável.

Ricardo Escoboza 

COO

Auto Parts Vertical from Randoncorp

Apesar do cenário cauteloso do setor automotivo no Brasil, a indústria de autopeças está otimista com as perspectivas em 2023. Dados oficiais do Brasil apontam que a receita líquida da indústria de componentes automotivos teve alta de 8,5% em relação a 2021. Para 2023, a estimativa é de um crescimento de 6,1%. Neste sentido, qual a importância do posicionamento global do Grupo como estratégia para ampliar as exportações?

Assim como os investimentos contínuos em inovação e na agenda ESG, a internacionalização é uma prioridade da Randoncorp para os próximos anos. O objetivo de ampliarmos nossa participação geográfica é trazer ainda mais resiliência para os negócios, reduzindo, dessa maneira, a volatilidade dos diferentes mercados. Já levamos soluções em mobilidade para cinco continentes. Juntamente com a expansão internacional, temos como estratégia manter um modelo de negócios diversificado e robusto, apostando nas sinergias e integração entre as unidades como mecanismo para o crescimento sustentável e contínuo.

A Randoncorp anunciou recentemente que deve ampliar, até o final do ano, a produção de carretas 100% elétricas. Em autopeças, a Suspensys parece colaborar diretamente nesta estratégia, com a inauguração recente de uma unidade para produção de eixo elétrico e baterias, a primeira na América do Sul, destinados a implementos, semirreboques, caminhões, ônibus e equipamentos agrícolas. Quais são os próximos investimentos previstos e os planos com relação a mobilidade sustentável? 

Este projeto inédito no mundo demonstra o papel estratégico de uma empresa brasileira no desenvolvimento de novas tecnologias e passa a representar o caminho de internacionalização da nossa companhia. Atualmente a Randoncorp é a oitava maior empresa do mundo no seu setor e a meta é fechar 2023 entre os seis principais players mundiais. Neste sentido, inauguramos em abril a Suspensys E-Mobility, um empreendimento inédito na América Latina para o segmento de produtos eletrificados voltados ao transporte. Trata-se de uma e-plant que nos inseriu em um novo segmento: montagem e produção de baterias. Por meio de projetos próprios, a unidade é capacitada para atender veículos leves, comerciais, implementos agrícolas, além de outras aplicações industriais, com possibilidades diversas de manufatura e destinação adequada dos componentes produzidos. A planta também absorve a fabricação do e-Sys, inovador sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido e comercializado pela empresa.

Temos muito orgulho deste projeto, que é 100% uma realização da nossa engenharia brasileira, com recursos nacionais, tanto do ponto de vista material como de equipes multidisciplinares de profissionais envolvidos busca o protagonismo global em tecnologias para a mobilidade.

Ainda sobre a Suspensys, ela foi inaugurada em 1997 como uma unidade complementar das Empresas Randon, e inicialmente fornecia componentes às carretas fabricadas pela divisão Randon. Os momentos de crise (2014 e 2020) se mostraram duas grandes alavancas para o crescimento da companhia. Quais foram os principais marcos que impulsionaram este crescimento? E quais são as expectativas de crescimento para os próximos anos?

A Suspensys completou 26 anos em 2023 com uma trajetória de desenvolvimento que muito nos orgulha. Atualmente, a empresa é uma das principais fabricantes globais de sistemas de eixos e suspensões para veículos comerciais. Em 2022, alcançou receita líquida de R$ 1,7 bilhão e produziu 186 mil unidades, dentre eixos e suspensões. O valor correspondeu a 41% da receita da vertical Autopeças naquele período.

Nessa trajetória, alguns movimentos foram decisivos e funcionaram como propulsores do crescimento. Um deles foi em 2019, quando apresentamos pela primeira vez a linha de semirreboques da linha Hybrid R, fabricada pela Randon e equipada com a tecnologia pioneira e-Sys. Ali, inauguramos uma nova fase, que marcou o ingresso no mercado de eletrificação. A partir da ideia disruptiva que foi o e-Sys, avançamos muito e avançaremos ainda mais.

O que a companhia espera alcançar com a Transformação Lean? Quais os possíveis impactos desta jornada nos resultados da Suspensys e do grupo como um todo?

Dentro desta estratégia de crescimento, a Suspensys tem apostado fortemente na excelência de suas operações e em uma robusta transformação de seus processos. Assim nasceu a Jornada Lean Suspensys, que é dividida em 3 pilares:

  • Estratégia: Inovação em processos produtivos (Plano Diretor, Smart Manufacturing, Detalhamento de projetos operacionais, Engenharia de valor)
  • Execução: Princípios de Manufatura Enxuta (Produção em ritmo sincronizado, Fluxo com máxima agregação de valor, Processos livres de distúrbios, Solução estruturada de problemas, Competitividade)
  • Sustentação: Desenvolvimento de Lideranças, Pessoas e Equipes (Gestão da maturidade operacional, Cooperação e sinergia em melhores práticas, Cultura de melhoria contínua, SSMA)

Enquanto Randoncorp, estamos imersos em uma fase de transformações e de expansão. Para atingirmos nossos objetivos e sermos bem-sucedidos em nossas estratégias de crescimento, buscamos refletir internamente aquilo que o mercado já percebe com mais clareza.

A inovação é parte da nossa história e está materializada em nossos produtos e na transformação da nossa cultura. Nesse contexto, a Transformação Lean é necessária e estratégica para potencializarmos a consistência de nossos processos. Estamos implementando uma série de iniciativas de aprimoramento e, para isso, nos associamos à competência de parceiros que tenham a mesma visão arrojada. A Staufen tem sido muito relevante nesse processo, nos ajudando a potencializar qualidade e excelência operacionais.

Para que uma transformação aconteça, a liderança precisa estar preparada para suportar seus times, motivando as pessoas e conduzindo a mudança. Como COO do grupo, como você enxerga o papel da alta gestão quanto ao desenvolvimento das lideranças que sustentarão os projetos de expansão da RandonCorp?

Na Randoncorp, estimulamos um ambiente diverso e inclusivo para os nossos colaboradores, clientes, comunidades e parceiros, reforçando sempre um dos nossos princípios: pessoas valorizadas e respeitadas. No contexto de importantes transformações enfrentadas pela companhia, nossas equipes acompanham, com dinamismo e engajamento, os desafios que se apresentam. Há um esforço coletivo de nossas lideranças para valorizar e ressaltar o protagonismo de nossos colaboradores. Afinal, resultados positivos são possíveis graças ao empenho de todos que fazem parte da Randoncorp. 

a empresa

> 30 

unidades industriais

2,1 

bilhões de euros de receita líquida em 2022 

16.000

colaboradores

120

países

nos quais a Randoncorp está presente

baixe gratuitamente a versão online da revista

mais histórias de sucesso

Magazine
August 14, 2023

América Latina a caminho da transição energética 

América Latina a caminho da transição energética! O novo modelo de gestão é parte da estratégia para consolidar a Siemens Energy como um one-stop shop que fornece serviços que vão desde a geração e transmissão até um amplo portfólio de produtos para descarbonizar o setor.

Ler mais
Embraer Jets
Magazine
September 12, 2022

A Jornada de Transformação Lean na Embraer

Desde 2007, a Embraer adota a filosofia Lean como estratégia de negócios que dissemina os fundamentos, conceitos e práticas de seu Programa de Excelência Empresarial – P3E. Esse programa é responsável por gerar transformações de forma integrada, agregando valor para que toda a empresa melhore seus processos. O sistema visa a segurança em primeiro lugar, qualidade sempre, entregas no prazo e com o melhor custo.

Ler mais
Blue havaianas flip flop
Magazine
September 12, 2022

Alpargatas em movimento

Uma empresa global de 115 anos, movida por marcas icônicas, tendências, líder global em calçados e estilo de vida, a Alpargatas é mundialmente conhecida por uma de suas principais marcas: as Havaianas.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button