Para fazer de Havaianas um sucesso ainda maior no mundo, Alpargatas investe fortemente em melhoria de processos, tecnologia e desenvolvimento de pessoas.
Uma empresa global de 115 anos, movida por marcas icônicas, tendências, líder global em calçados e estilo de vida, a Alpargatas é mundialmente conhecida por uma de suas principais marcas: as Havaianas.
E sonha alto: ser reconhecida no mercado como uma potência das marcas mais digitais, inovadoras, sustentáveis, desejáveis e hiperconectadas do mundo.
Os números são impressionantes: entre 2018 e 2021, a Alpargatas cresceu 3,5 vezes seu ritmo de faturamento anual, impulsionado por Havaianas que cresce a uma taxa anual superior a 14%. Em 2021, a empresa ultrapassou a marca de 31 milhões de pares vendidos em todo o mundo.
Segundo Edson Rubião, Vice-Presidente industrial da Alpargatas, o maior desafio agora é manter suas fábricas estruturadas para absorver as variações de demanda com flexibilidade, qualidade e baixo custo. Isso significa foco absoluto em tecnologia de processos, automação, layouts inteligentes, fluxos mais enxutos, um sistema de gestão eficaz e o treinamento constante e incansável de pessoas em todos os níveis. E, para isso, a Alpargatas conta com o apoio da Staufen.
Rubião, sabemos que a Alpargatas vem investindo em Inovação. A prova está no fato de que a variedade de produtos continua crescendo. A empresa anunciou recentemente o investimento de 600 milhões DE REAIS em 2022 no programa de excelência operacional para fabricação e logística. Até que ponto esse investimento será utilizado para tornar as fábricas mais flexíveis e ágeis para atender o mercado?
Nosso mercado demanda por inovação com escalabilidade e frequência cada vez maiores. E, neste cenário, buscamos garantir velocidade para desenvolver tecnologias, processos e ganho na escala de produção. Estamos investindo em automação, em gerenciamento e controle de desenvolvimento de produtos, proporcionando velocidade e eficácia em todo o ciclo. Estruturamos em Campina Grande, ao lado da nossa maior fábrica, um Centro de Inovação para possibilitar testes de materiais, modelos e todo aprendizado rápido necessário para inovarmos cada vez mais.
Entendemos que o aumento da capacidade impacta em melhoria de serviço e benefícios financeiros, o que nos ajuda a crescer com a marca Havaianas tanto no Brasil como nos mercados internacionais.
A Alpargatas vive hoje um processo de modernização e de expansão de suas fábricas. Qual é o papel da Transformação Digital nesse plano de desenvolvimento?
A transformação digital é inerente e necessária ao nosso processo de crescimento e expansão. Por isso, o plano, que já está em execução, consiste em evoluir para que o sistema de controle e gestão da operação seja cada vez mais digital, conectado e eficiente, para suportar as atividades de operação e gestão da manufatura, fornecendo dados em tempo real. Com isso, é possível tomar decisões táticas e operacionais de forma mais eficiente nas dimensões de produção, qualidade, manutenção e inventário.
Qual o papel da liderança no enfrentamento destes desafios? E como vocês estão preparando esta nova geração de líderes para continuar nesta trajetória de sucesso?
O papel da liderança é decisivo neste processo de mudança, tanto que foi um dos primeiros pontos desenvolvidos no início do projeto. Estamos investindo nas nossas pessoas. O time de People da Alpargatas está conduzindo um plano robusto de gestão de mudança, que está traçado em seis fases: Envolvimento, Comunicação, Capacitação, Monitoramento, Reconhecimento e Gestão do Conhecimento. São etapas que contemplam desde o mapeamento dos impactos das mudanças até o estabelecimento dos padrões de entrega.
Com foco em acelerar a presença em mercados internacionais, vocês anunciaram no final de 2021 a compra da americana Rothy’s, uma marca inovadora em calçados sustentáveis, digital e com alto potencial de crescimento. Isto reforça a preocupação da Alpargatas com a sustentabilidade. Em termos de operações, o que muda para a Alpargatas com esta aquisição?
É fato que a aquisição da Rothy’s, anunciada há pouco mais de seis meses, vem ampliar a participação da Alpargatas no mercado global de calçados e está em sintonia com o nosso planejamento estratégico, que prevê a construção de uma powerhouse de marcas globais, desejadas e hiperconectadas. O que podemos dizer neste momento, é que haverá muita troca de conhecimento entre as marcas, principalmente no que pudermos aprender com a Rothy’s, que já nasceu digital e com foco em sustentabilidade. A Alpargatas é uma empresa de 115 anos que sempre foi comprometida e conectada com a sociedade e a sustentabilidade é um pilar fundamental na nossa estratégia, é assim que atuamos para evoluir em transparência, governança e em iniciativas que geram valor para a sociedade, para o meio ambiente e para o nosso mercado.
Apesar de todo o trabalho desempenhado pela Alpargatas para a construção de uma marca forte e reconhecida mundialmente, sabemos que o custo tem um papel importante em relação à competitividade. Quais são as apostas da Alpargatas para se manter competitiva frente a outros grandes players deste mercado?
Temos focado em uma gestão de custos eficiente, com ações de mitigação das commodities, política cambial de instrumentos financeiros de hedge, implementação de projetos de redução de custos de materiais, manufatura, despesas operacionais e logística, além de investimentos para ativar eficiência, reduzir complexidade e melhorar a carga logística.
Nós precisamos zelar pela segurança e pelo desenvolvimento das pessoas, com todo o respeito que elas merecem. É um grande desafio e uma grande responsabilidade.
EDSON RUBIÃO
vice-presidente industrial, Alpargatas S.A
Como VP de Operações da Alpargatas, você está à frente de mais de 12 mil pessoas em diversas frentes, o que é uma grande responsabilidade. Como você enxerga este desafio? Quais experiências você traz no seu background para desempenhar este papel hoje?
Nós precisamos zelar pela segurança e pelo desenvolvimento dessas pessoas, com todo o respeito que elas merecem. É um grande desafio e uma grande responsabilidade. Mas, ao mesmo tempo, é também uma grande oportunidade. Sempre que estamos em contato com pessoas, temos a oportunidade de aprender coisas novas, assim como é um prazer quando vemos nossos colaboradores e colegas se desenvolverem e crescerem pessoal e profissionalmente. É neste momento que percebemos que fizemos as coisas certas.
Uma experiência que aprendi muito cedo em minha carreira e, especialmente, nesses quase 10 anos de Alpargatas, é que você somente consegue realizar grandes coisas quando você trabalha junto às pessoas. Muitos acreditam que na área industrial, o importante são equipamentos e materiais. Mas, de fato, a grande vantagem competitiva são as pessoas. Comprar materiais e equipamentos, qualquer empresa com dinheiro consegue fazê-lo, mas, mesmo em uma época de constante automação e digitalização, somente as pessoas podem realmente adicionar valor a partir destes recursos. Definitivamente, na minha visão, as pessoas são o grande diferencial de uma empresa.
a empresa
A Alpargatas é uma empresa global de 115 anos, movida por marcas icônicas, em tendência, líder global em calçados e lifestyle de alto potencial, a Alpargatas é mundialmente conhecida por uma de suas principais marcas: Havaianas.