Eficiência e Sustentabilidade no Agronegócio

Orange Plantage LDC Header
STAUFEN MAGAZINE 2022 | No. 5 | Louis Dreyfus Company
Logo Louis Dreyfus Company

Louis Dreyfus Company investe no Brasil para atender à crescente demanda internacional por suco de laranja.

Totalmente natural, repleto de vitaminas, minerais e compostos bioativos – como fotoquímicos, que são componentes importantes de uma dieta saudável e equilibrada – o NFC (da sigla, Not From Concentrate), produto de alto valor agregado, é a grande aposta da Louis Dreyfus no Brasil para o mercado internacional.

O Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo, mas vem enfrentando seguidas safras com problemas climáticos. A mais recente colheita foi afetada por seca e geadas.

Conversamos com exclusividade com Jorge Costa, Diretor de Operações da Plataforma de Sucos da LDC no Brasil, sobre os investimentos da companhia neste mercado com foco sobretudo no aumento da demanda na Ásia, Europa e nos Estados Unidos. Ele nos deu detalhes da busca da LDC por Excelência Operacional para alavancar seus resultados e atualmente conta com o apoio da Staufen nesta jornada.

Jorge Costa
Jorge Costa, Diretor de Operações da Plataforma de Sucos da LDC no Brasil

A cadeia de suco de laranja é bastante complexa, com muitos fornecedores, matérias-primas suscetíveis a inúmeras ameaças, e pouca margem para acomodar variações de curto prazo. Quais as apostas da LDC no Brasil para ganhar eficiência neste cenário de tantas adversidades e incertezas?

De fato, a cadeia de suco de laranja é bastante complexa e influenciada pelas condições climáticas, que afetam diretamente a produção dos frutos e, consequentemente, toda a cadeia em si. Passamos por circunstâncias extremas, como, por exemplo, em 2021, com secas e geadas que reduziram o tamanho da safra em 16% no Brasil, mas, apesar disso, a produção de suco não concentrado (NFC) aumentou 66% no mesmo ano. O NFC é um dos investimentos atuais da LDC, dado o aumento da demanda na Ásia, Europa e nos Estados Unidos, onde a consumidor busca um produto mais fresco e natural.

A LDC investe constantemente em suas pessoas, ativos e em tecnologias e iniciativas que assegurem e facilitem o processo produtivo. Um exemplo é o investimento que fizemos em um novo software de gestão de desempenho digital, que tem como objetivo evitar desvios de processos operacionais e facilitar a análise da causa de possíveis problemas. Outro exemplo é a frota de navios 100% dedicada às operações de transporte de sucos e produtos derivados. Nosso objetivo é ganhar eficiência e garantir que o produto chegue ao seu destino no prazo, com segurança e confiabilidade.

A LDC comunicou recentemente que vai expandir sua capacidade de produção e armazenamento de suco de laranja não concentrado (NFC) na unidade de Matão, no interior de São Paulo, para atender principalmente o mercado externo. Qual é hoje a importância dos países europeus, da Ásia e dos Estados Unidos para o negócio do suco da LDC?

O Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo. Logo, aumentar a produção e o armazenamento de NFC nos permite atender à crescente demanda por esse produto de alto valor agregado e reforça nossa posição como uma das principais processadoras e comercializadoras globais de suco de laranja.

Você comentou que a LDC faz a gestão de mais de 25 mil hectares de pomares de cítricos. Sabemos que vocês encaram o tema da sustentabilidade bastante a sério pois o negócio de vocês tem uma dependência enorme da saúde do solo e do clima. Você pode falar um pouco do que tem sido feito e quais os desafios a superar nesta questão?

Atuamos para promover mudanças positivas em nossa cadeia de valor. Trabalhando dessa maneira, garantimos aos clientes e consumidores que produzimos, processamos e transportamos nossos produtos com responsabilidade, cumprindo nosso propósito de criar valor justo e sustentável para o benefício das atuais e futuras gerações.

Nós compartilhamos nossa expertise com produtores nas regiões onde operamos – fazendo isso nós mesmos ou com parceiros de negócios e organizações especializadas, como parte de nosso compromisso com cadeias de fornecimento responsáveis, sustentáveis e rastreáveis.

Logo, impulsionar a produção de sucos cada vez mais sustentável é uma prioridade para a LDC, atuando em nossas próprias operações e influenciando nossos fornecedores a adotarem práticas sustentáveis em suas fazendas, em linha com nosso manual de conduta do fornecedor.

Em todas as nossas operações, continuamos a nos concentrar na redução de nossa pegada ambiental. Temos reduzido as emissões de CO2 e os resíduos sólidos enviados para aterros sanitários ano a ano. Além disso, aproveitamos 100% da fruta, nenhuma parte é desperdiçada no nosso processamento.

Também, todas as 38 fazendas gerenciadas pela LDC são verificadas de acordo com os padrões da Plataforma SAI e 32 fazendas também são certificadas pela Rainforest Alliance.

Orange Plantage LDC

Temos reduzido as emissões de CO2 e os resíduos sólidos enviados para aterros sanitários ano a ano. Além disso, aproveitamos 100% da fruta, nenhuma parte é desperdiçada no nosso processamento.

JORGE COSTA
Diretor de Operações DA PLATAFORMA DE SUCOS, Louis Dreyfus Company S. A.

A cadeia do suco de laranja é bastante integrada. Como a digitalização está contribuindo no melhor aproveitamento da fruta, na redução do consumo de insumos e no aumento da eficiência dos processos ao longo de toda a cadeia produtiva, isto é, do pomar até a entrega do suco para os clientes?

Nos esforçamos para manter práticas agrícolas responsáveis em nossas atividades, como a utilização consciente de produtos fitossanitários, a análise e ajustes diários de maquinário, garantindo que utilizemos apenas a quantidade necessária de defensivos agrícolas e de água, e também contamos com uma tecnologia que coleta e compartilha dados dos inspetores de pragas, permitindo que nossas equipes façam a gestão muito próxima dos pomares.

Nossa plataforma digital, Trace LDC, permite que nossos clientes acompanhem detalhadamente toda a jornada percorrida pelos produtos adquiridos, dos pomares até o envio. Com tecnologia blockchain, a plataforma fornece dados de certificação de nossas fazendas e instalações, além de informações sobre nossos padrões de segurança alimentar e sustentabilidade.

Como parte da jornada da LDC para ajudar a moldar uma economia de zero emissões de carbono, realizamos teste bem-sucedido de biocombustível em um dos nossos navios modernizados de suco, usando uma mistura de biocombustível B30 com combustível naval pela primeira vez para navegar de Ghent, na Bélgica, até Santos, no Brasil, e voltar com uma carga completa de sucos de laranja não concentrado e concentrado congelado, por um período de 55 dias.

Jorge, você tem uma carreira de quase 30 anos no segmento do agronegócio, a maior parte dela ocupando posições de liderança. Quais são os seus maiores desafios à frente das pessoas e quais características você considera imprescindíveis em um líder, principalmente deste setor?

Os maiores desafios no que diz respeito a estar à frente das pessoas é oferecer a elas as ferramentas e oportunidades de que precisam para desenvolver todo o seu potencial, onde quer que estejam e qualquer que seja sua função.

É imprescindível que um líder entenda a individualidade, a capacidade e as necessidades de desenvolvimento de cada um de seus liderados, ainda mais em um setor tão fundamental quanto o que a LDC atua. Nossa companhia tem um importante papel no avanço e modernização de toda a cadeia de fornecimento de alimentos. Estamos sempre em busca de solucionadores de problemas criativos e com visão de futuro sustentável, apaixonados pelo que desempenhamos na economia global de alimentos.

3

fábricas de sucos cítricos e um terminal de sucos de última geração no país

> 25,000

hectares de pomares cítricos

> 30

anos no ramo de sucos

> 60

unidades industriais e logísticas no brasil

By loading this view you accept the data privacy terms and conditions of Yumpu. Read more

MATÉRIA NA REVISTA SOBRE A Louis Dreyfus

EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Blue havaianas flip flop
Magazine
September 12, 2022

Alpargatas em movimento

Uma empresa global de 115 anos, movida por marcas icônicas, tendências, líder global em calçados e estilo de vida, a Alpargatas é mundialmente conhecida por uma de suas principais marcas: as Havaianas.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button