Ventos de mudança

Operational Excellence

Independentemente de se tratar de bombas de calor ou de data centers, a demanda mundial por ventiladores eficientes significa que a ZIEHL-ABEGG está com o backlog de pedidos cheio. Para poder continuar a atender à demanda cada vez maior no futuro, a empresa agora precisa promover uma série de mudanças em termos de eficiência e liderança.

Os escritórios em azul royal com a impressionante torre ao lado da rodovia 6, perto de Kupferzell, na Alemanha, chamam imediatamente a atenção de todos os motoristas que passam por ali. Eles pertencem à ZIEHL-ABEGG, uma das maiores especialistas do mundo em tecnologia de ventilação, controle e acionamento. No parque industrial próximo à comunidade de 6.000 habitantes no estado de Baden-Württemberg, no nordeste do país, está localizada a unidade de produção de alta tecnologia da empresa, fundada por Emil Ziehl em Berlim em 1910 e cujas invenções, há mais de 100 anos, lançaram as bases para os ultramodernos motores EC que são fabricados e incorporados aos ventiladores todos os dias.

O escritório de Joachim Ley também está localizado no saguão da fábrica. Para o COO da ZIEHL-ABEGG, que coordena todas as plantas produtivas da empresa em todo o mundo, basta descer as escadas para estar diretamente no chão de fábrica. Como em todas as manhãs, o gerente da fábrica, Ralf Alers, e seus gestores ficam em frente a um grande quadro de Shop floor Management para que os gestores informem sobre o status atual. Além dos índices clássicos, como licenças médicas e cumprimento de cronogramas, hoje também se trata de organizar as capacidades de armazenamento de curto prazo na fábrica para que um atraso na logística devido a feriados não afete a produção. Uma solução é rapidamente encontrada e implementada logo após a reunião.

Para poder manter os processos igualmente rápidos e descomplicados, Ley e Alers iniciaram uma Transformação Lean junto à Staufen na fábrica de Kupferzell em 2021. Joachim Ley define o objetivo da seguinte forma: “Ao aumentar a eficiência e a gestão do chão de fábrica, queremos aumentar a confiabilidade das entregas e reduzir os tempos de produção para poder abastecer nossos clientes da melhor maneira possível em todos os momentos.”

Da esquerda para a direita: Joachim Ley, COO / Membro da Diretoria Executiva, ZIEHL-ABEGG SE e Ralf Alers, Werkleiter, ZIEHL-ABEGG SE

De Kupferzell para o mundo: A fábrica dE EC como um piloto para a criação eficiente de valor

O avanço da digitalização e a ventilação associada a um número cada vez maior de data centers fizeram com que a demanda por ventiladores modernos e que economizam energia disparasse, assim como o boom das bombas de calor. “Com nossos produtos, estamos atentos ao ritmo dos tempos. É por isso que estamos constantemente crescendo e expandindo nossas capacidades”, diz o COO Ley. Como o local com a maior parte do valor agregado da empresa, Kupferzell foi, portanto, selecionado como piloto para um valor agregado eficiente. Depois de uma análise de potencial, a ZIEHLABEGG começou com um projeto emblemático na produção de rotores. “Analisamos os caminhos.

As estações de trabalho e os contêineres foram reprojetados, de modo que conseguimos aumentar significativamente a eficiência dos rotores com muita rapidez”, relata o gerente da fábrica, Alers.

Werner Laub, partner da Staufen: “Especialmente em empresas bem-sucedidas como a ZIEHL-ABEGG, os funcionários devem perceber rapidamente que melhorias também podem ser alcançadas para cada indivíduo com essa mudança. Portanto, os subprojetos devem ser sempre dimensionados de forma que possam ser bem-sucedidos rapidamente. Assim, a excelência em processos e liderança torna-se quase automaticamente parte da rotina diária.” Ley, COO da ZIEHL-ABEGG, acrescenta: “Nunca tivemos uma crise com o nível de sofrimento correspondente. No entanto, como ainda víamos a necessidade de mudar, não podíamos prescindir de um intenso trabalho de convencimento sobre por que vale a pena seguir o caminho do bom para o excelente.” Para isso, a ZIEHL-ABEGG contou com o apoio de consultores da Staufen com base na experiência de projetos semelhantes. Joachim Ley: “Por meio de sua experiência prática, eles já vivenciaram todos os altos e baixos de tal transformação e, como treinadores experientes, eles nos desafiam, mas não sobrecarregam a equipe.”


Com nossos produtos, estamos sempre atentos ao ritmo dos tempos. É por isso que estamos constantemente crescendo e expandindo nossas capacidades.

Joachim Ley
COO / membro do conselho executivo, ZIEHL-ABEGG SE

Da esquerda para a direita: Ralf Alers, Werkleiter, ZIEHL-ABEGG SE e Joachim Ley, COO / Membro da Diretoria Executiva, ZIEHL-ABEGG SE

Nova fábrica nos EUA: O maior investimento individual da história da empresa

Nesse meio tempo, a transformação na ZIEHL-ABEGG ganhou velocidade. “A equipe entendeu que estávamos progredindo. As muitas pequenas questões organizacionais do início foram resolvidas, deixando mais tempo para a parte operacional”, diz o gerente da fábrica, Ralf Alers. Após a montagem, outras áreas da fábrica devem ser incluídas ainda mais intensamente na conversão.

Devido à demanda internacional, a ZIEHL-ABEGG também começou a estabelecer novos locais de produção. A empresa está construindo uma nova fábrica na Polônia por 50 milhões de euros. “Megatendências como a mudança climática exigem um aumento significativo em nossas capacidades”, diz Ley, COO da ZIEHL-ABEGG. Estão previstos de 300 a 400 empregos na fábrica em Łódź. Além dos ventiladores bionicamente otimizados para bombas de calor, também serão fabricados aqui ventiladores menores para ventilação de ambientes residenciais e tecnologia de refrigeração.

A ZIEHL-ABEGG quer expandir enormemente sua localização nos EUA e está investindo 100 milhões de euros em uma nova fábrica e em um prédio administrativo na Carolina do Norte – o maior investimento individual da história da empresa. A nova fábrica está sendo construída a cerca de 20 quilômetros do local anterior. “O objetivo do investimento é poder atender melhor à crescente demanda na América do Norte”, explica Ley. A unidade da Carolina do Norte será responsável pelos mercados dos EUA, México e Canadá: “Isso nos permitirá reduzir os prazos de entrega, aumentar nossa capacidade de resposta e, com relação à sustentabilidade, também reduzir nossa pegada de carbono.”

um farol em azul royal

Joachim Ley continua: “Nossa meta de médio prazo é estender o processo de mudança a todas as fábricas do mundo”. Como a empresa já tem 15 unidades de produção em diferentes continentes e está construindo mais, a transformação da ZIEHL-ABEGG continuará por mais alguns anos. Para garantir um nível uniforme, os funcionários da Alemanha deverão, no futuro, tornar-se multiplicadores dos processos Lean e do excelente gerenciamento nas fábricas no exterior. Todos os gerentes de fábrica devem trocar informações regularmente.O projeto de mudança em Kupferzell também deve servir como um modelo para a empresa encontrar e treinar funcionários no exterior. “Dessa forma, queremos garantir que os clientes de todo o mundo tenham a experiência ‘Made by ZIEHL-ABEGG'”, diz Joachim Ley. Para Markus Riegger, membro da diretoria da Staufen, a ZIEHLABEGG é um excelente exemplo de como os temas atuais podem ser promovidos de forma consistente e bem-sucedida em todo o mundo a partir da Alemanha: “Normalmente, os faróis têm listras vermelhas e brancas, mas aqui em Kupferzell, eles brilham em azul real – e não apenas para os motoristas da rodovia 6.”

Motor ZAvblue em funcionamento
Ventilador para ventilação com alta pressão

a empresa

A ZIEHL-ABEGG é uma empresa de Baden-Württemberg, na Alemanha, especializada em tecnologia de ventilação, controle e acionamento. A sede da empresa fica em Künzelsau. O fabricante emprega 2.800 pessoas na Alemanha e 5.100 em todo o mundo. Em 2022, a empresa teve vendas de 873 milhões de euros, 88% das quais vieram da divisão de tecnologia de ventilação (ventiladores).

873

milhões EUR em turnover  

15

plantas produtivas

5.100

colaboradores

pessoas envolvidas

Joachim Ley

COO / Member of the Executive Board

ZIEHL-ABEGG SE

Ralf Alers

Werkleiter

ZIEHL-ABEGG SE

baixe grauitamente a versão online da revista

leia mais sobre este tema

Magazine
August 14, 2023

Made in Brazil   

A Randoncorp é líder global nos setores de semirreboques, vagões ferroviários, autopeças e serviços. Atualmente, apesar do cenário cauteloso no setor automotivo em todo o mundo, o grupo está investindo fortemente em sua vertical de autopeças.

Ler mais
Magazine
August 14, 2023

Quatro é o número mágico 

Para que possa continuar a desenvolver o negócio com sucesso, o Škoda Group optou pela integração de toda a empresa, na qual os processos, os métodos de gestão e o cenário do sistema são otimizados simultaneamente.

Ler mais
Magazine
August 14, 2023

Digitalização sustentável

A especialista em tecnologia de sensores ifm construiu uma nova fábrica em Sibiu, na Romênia, na qual a produção não é apenas flexível, mas também muito eficiente em termos de energia. Tudo foi considerado na fábrica verde: desde o uso de concreto verde até uma base ativa para controle de temperatura e fornecimento de energia sustentável. Isso faz com que a fábrica verde seja um exemplo para todo o grupo ifm.

Ler mais
Hero Thumbnail
August 14, 2023

Gestão Lean: O caminho para a mentalidade vencedora

The Binder family company shows how lean management can not only make you better and faster, but also inspire employees and customers. Our current study “Future Industry 2023” also underlines how effective lean management is for companies to develop more resilience despite cost pressure.

Ler mais
Studie Zukunft Industrie
Study
April 24, 2023

Estudo: O Futuro da Indústria

Como a indústria está se posicionando para o futuro? Baixe este estudo gratuito da Staufen sobre digitalização, eficiência, sustentabilidade e resiliência.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button