Blog

O novo sistema de gestão da T+H: Abordagem estratégica ao invés de ‘combate a incêndios’

Blog
March 30, 2023 | Histórias de sucesso, Leadership und Organisationsentwicklung, Leadership und Organisationsentwicklung, Liderança

Ao longo dos anos, a gestão da T+H fechou os olhos para processos que não eram realmente eficientes ou para as fraquezas de alguma unidade de negócio. O CEO Tobias Truckenmüller explica, em entrevista, como a pandemia expôs implacavelmente todos os déficits. Com a formação das lideranças e um processo estratégico, a empresa está agora no caminho certo.

Durante muitos anos, parecia que tudo estava sempre a correr bem na T+H Metallwarenfabrik em Gerstetten, na Alemanha. Especialista em maquinagem e tratamento de superfícies metálicas, a empresa fornece há 38 anos produtos metálicos de alta tecnologia para aviões, automóveis e equipamentos industriais. Os seus livros de encomendas estavam cheios. No entanto, em 2020, quando Tobias Truckenmüller assumiu o cargo de membro do Conselho Executivo, a pandemia de COVID-19 interrompeu a trajetória de crescimento da empresa. “Entrei com a motivação de fazer a minha parte para desenvolver ainda mais a T+H”, recorda ele. De fato, a realidade era muito diferente: “Enfrentamos subitamente uma forte queda nas vendas. As condições eram, de um modo geral, voláteis. E isso também teve um impacto negativo na motivação do time. A organização estava abalada. Ao invés de “acelerar”, todos foram obrigados a agir como “bombeiros” e a ajudar a apagar incêndios”.

Em uma posição anterior, Tobias Truckenmüller tinha sido apresentado aos consultores da Staufen enquanto trabalhava num projeto Lean. Tendo consultado os outros membros da equipe de gestão sobre os próximos passos a dar para superar os desafios, foi atribuída à Staufen a tarefa de implementar um programa de qualificação da gestão.

Excelência em liderança como formação interna

O Conselho Executivo rapidamente percebeu que não era apenas a pandemia responsável pelo desequilíbrio na empresa. “As fraquezas que sempre tivemos não eram perceptíveis. Os processos ineficientes não eram um fator importante, e se uma unidade de negócios se afrouxasse um pouco, bem, então havia outra para compensar. Mas, no geral, as coisas ainda estavam a avançar”, diz Truckenmüller. Durante a pandemia, por outro lado, o potencial foi revisto em termos de liderança e o desperdício foi incessantemente revelado. “De repente, os processos começavam a correr de forma acidentada. Assim, começamos a procurar uma abordagem que combinasse uma liderança eficaz com uma liderança enxuta”.

Trabalhando com a Staufen, a T+H iniciou um processo de capacitação interna sob medida, para responder às necessidades da empresa. O programa da Academia Staufen foi baseado na Excelência da Liderança. Os executivos aprenderam a escrever relatórios de campo para os ajudar neste processo. “Isso colocou-nos em posição de refletir sobre os tópicos e de os analisar novamente”.


Temos de abordar as questões da visão e da missão. isso significa: Precisamos de uma estratégia que se desdobre de forma eficaz e sustentável a toda a empresa.

Tobias Truckenmüller
Membro do conselho de administração da T+H Metallwarenfabrik GmbH

Visão e estratégia: A comunicação regular abre as portas para uma mudança cultural

Mesmo com o Programa de Liderança Lean concluído, o consenso entre os executivos é que com ele, a transformação holística acaba de começar. Não só todos os futuros gestores irão também passar pelo programa de liderança, mas a jornada da T+H continua. “Temos de abordar as questões da visão e da missão. Resumidamente, isso significa: Precisamos de uma estratégia que se desdobre de forma eficaz e sustentável a toda a empresa”, diz o CEO Truckenmüller, anunciando o próximo objetivo. Passo a passo, toda a empresa será convertida em uma organização de aprendizagem de alto desempenho, o que assegura que se torne tão adaptável quanto completa.


leia mais sobre liderança lean

Illustration springende Person auf Papierfliegern
Blog

Como lidar com as conflitantes demandas da liderança? (Parte 1)

Para liderar, é necessário equilibrar interesses para resolver os conflitos. Não existe um padrão estático para o comportamento da liderança. É muito mais importante enfrentar as contradições e aceitá-las; caso contrário, qualquer tentativa de resolvê-las está fadada ao fracasso.

Ler mais
Header Akademie

Formação de Especialistas Lean

Os Especialistas Lean capacitados pela Staufen estão totalmente aptos a apoiar o processo de melhoria contínua com workshops e projetos in loco. O programa de treinamentos é realizado em três níveis para os especialistas e treinadores Lean do futuro. 

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button