Como melhorar o desempenho e custo dos processos administrativos

junho 7, 2022 General
Blog post by Saber mais

Atualmente, ainda é comum encontrar empresas que possuem uma gestão de processos administrativos cujo acompanhamento de desempenho ocorre semestral ou anualmente, geralmente em função de bônus pessoais, e onde a gestão do dia a dia é feita em torno da tratativa de urgências.

Além disso, é raro encontrar, em ambientes administrativos, indicadores transparentes de qualidade e prazo do processo, assim como um departamento responsável por um processo como um todo e que tenha poucas interfaces. Por isso, estabelecer a rotina de efetuar uma gestão baseada em processos corretos e seus indicadores é um grande desafio. Porém, em um cenário como o brasileiro, em que o custo indireto das empresas é cada vez maior, alcançar esse desafio é fundamental.

formar solucionadores de problemas é a saída

As razões do porquê a gestão das empresas continua assim são várias. No entanto, a questão principal é como ter um processo de gestão mais eficiente, focando no desenvolvimento da equipe em solucionar problemas e aumentar o desempenho da empresa. E, além disso, como planejar adequadamente o dia a dia de um departamento muitas vezes visto como imprevisível e que não depende de máquinas, e sim, de pessoas.

Como resposta ao desafio de aumentar a eficiência do processo de gestão em departamentos administrativos, o Office floor Management é um método que depende de instrumentos e comportamentos da liderança, permeados em todos os níveis da empresa.

banco reduziu horas extras em 92%

Os resultados que esse método de gestão traz são inúmeros e aplicáveis em qualquer empresa. No projeto realizado no Banco Kreissparkasse, na Alemanha, no qual a consultora Nathalia Yamanaka trabalhou entre os anos de 2016 e 2017 (veja artigo), a quantidade de horas extras reduziu em 92%, aumentando a satisfação dos colaboradores, a correria do final do mês para atingimento de metas foi eliminada e o banco conseguiu economizar 1 milhão de euros no período de 18 meses após início do projeto, além de atingir sua meta de custos e crescimento anual. Além disso, a empresa ganhou 3,2% em produtividade, fazendo com que fosse possível investir em um grupo robusto de melhoria contínua sem aumento de custo fixo.

Hoje, empresas dos setores industriais e de serviços visitam o banco para ver os resultados das implementações e como o método do Office floor Management se aplica em todos os processos, transformando desperdício em lucratividade.

quer saber mais?

A importância da produtividade no ambiente administrativo

Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no setor de serviços, a produtividade, em geral, é muito baixa. O problema é que esse setor é responsável por 70% do PIB e já emprega…
Ler mais

Por que implementar 5S?

O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos anos 1950 para servir de base, como um pré-requisito para o estabelecimento de todo o Sistema Toyota de Produção. O 5S tem inúmeros benefícios, mas eu gostaria de compartilhar com você hoje os…
Ler mais

O FUTURO PERTENCE ÀS EMPRESAS ÁGEIS?

Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e faz parte do time da Staufen AG há 13 anos. À frente da unidade de Desenvolvimento Lean, junto com sua equipe, ele trabalha há anos…
Ler mais
PDCA

O que é PDCA?

Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta metodologia. Acertei? Então vem comigo! 😊 O Plan-Do-Check-Act (ou Planejar-Executar-Checar-Agir) é um conceito fundamental que nasceu na década de 1920, criado por Walter Andrew Shewart,…
Ler mais

A lógica do Kanban segundo o Pensamento Lean

O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: Vou te dar um exemplo. Tenho um projeto em conjunto com alguns colegas da Lean Sensei Partners para a criação de vídeos curtos de conteúdo. Aqui está o nosso quadro heijunka: Como não tínhamos…
Ler mais

Líderes Lean precisam dominar métodos de Solução Estruturada de Problemas

Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
Ler mais
Mapeamento do fluxo de Valor é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo

O que é o mapeamento do fluxo de valor?

O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
Ler mais
Aprenda a ser um líder lean

Liderança Lean no Shop floor Management

significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Ler mais
Entenda como o Lean pode aumentar a eficiência da sua empresa

Você sabe o que é Lean?

Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
Ler mais
AI. Big data concept. 3D render

Dados ao invés de intuição

A digitalização das PME é possível através da ligação a uma variedade de fontes de dados, como fornecedores, máquinas de produção, números de compras e feedback dos utilizadores. Este conjunto de dados fornece a base de informações necessária para tornar visíveis as correlações ocultas.
Ler mais
Staufen Back To Top Button