Por que as melhores consultorias precisam de tecnologia – um bate-papo com a Celonis

outubro 19, 2021 | Entrevista, Histórias de sucesso

Para fazer uma transformação de sucesso em uma empresa, você deve rastrear todos os seus processos, descobrir os problemas e eliminá-los. A Celonis, empresa de software alemã, localizada de Munique, líder de mercado nesta área, oferece a oportunidade de se fazer isso e fornece soluções práticas que podem ser implementadas. Bastian Nominacher, cofundador e CEO da Celonis, conversou com Janice Köser, da Staufen AG, sobre o trabalho da empresa.

Uma startup de muito sucesso, apesar das dúvidas

Alexander Rinke, Bastian Nominacher e Martin Klenk fundaram a Celonis em 2011. Com seu Sistema de Gerenciamento de Execução, as empresas podem controlar todos os seus processos de forma inteligente e com bases em dados. É uma tecnologia que pode melhorar o fluxo de trabalho. No entanto, no início, ninguém queria investir nesta startup.

Os fundadores mantiveram a determinação apesar disso. E agora, apenas dez anos depois, a Celonis não é apenas a líder de mercado em process mining, como é também a prmeira startup unicórnio na Alemanha, como são chamadas as startups privadas com valor de pelo menos US$ 10 bilhões. A Celonis atualmente é a startup privada mais valiosa do país.

Você deve levar a transformação a sério

Bastian Nominacher fornece alguns insights sobre seu trabalho: Ao começar em uma empresa, é essêncial que a gestão leve a sério a transformação buscada e a priorize. Os recursos devem ser fornecidos e os responsáveis nomeados. É importante que os processos sejam incorporados aos fluxos diários.

Alguns empreendedores evitam abordar o núcleo da empresa diretamente. Eles hesitam e preferem começar pelas áreas mais fáceis. No entanto, uma mudança fundamental só pode acontecer se os assuntos principais forem tratados de uma maneira abrangente. A criação de um centro de excelência é indispensável para isso.

Veja como funciona o sistema de gerenciamento de execução

O sistema de gerenciamento de excução da Celonis é como uma máquina de raio-x que torna visíveis todos os processos de uma empresa: ela registra e processa todos os dados que são criados em cada etapa.

  • IDs
  • Registro dos tempos
  • Atividades

Desta forma, pode-se determinar sem dúvida onde o processo fica travado. E possivelmente outras causas, como:

  • Atrasos na entrega
  • Múltiplos processamentos
  • Mal-entendidos devido a várias responsabilidades distribuidas

O Celonis ‘EMS (sistema de gerenciamento de excução) fica de olho em todos os processos de negócios e dá sugestões de soluções para cada problema individual. Essas são melhorias práticas que podem ser feitas no sistema da empresa e que tornam o fluxo de trabalho muito mais fácil. A tarefa do SGA é minimizar a complexidade dos fluxos através da maior transparência possível e, ao mesmo tempo, maximizar o desempenho da empresa.

A sustentabilidade é um tema crítico

A Celonis tem muitos clientes grandes. No decorrer da cooperação, esta startup de Munique determinou que a sustentabilidade se tornou um tema importante para muitas pessoas: eles não querem desperdiçar nada, eles querem conservar os recursos naturais – sobretudo – da melhor forma possível. É por isso que é tão importante eliminar os problemas da cadeia de abastecimento, por exemplo, para que nada estrague.

Altos desempenhos confirmam a eficácia

Os clientes da Celonis incluem grandes empresas como a L’Oreal – uma empresa que conseguiu, com a ajuda do EMS da Celonis, tornar sua cadeia de suprimentos 8 vezes mais eficaz. Os fundadores da Celonis conduziram um estudo, o “Relatório de Benchmark do Estado da Execução Empresarial de 2021”, para o qual foram entrevistados mais de 2.000 tomadores de decisão.

O estudo mostra que aqueles que mais lucram com o software da startup são os que usam os dados coletados em todos os sistemas e reagem de forma rápida e ágil a todos os problemas que ocorrem. Isso acontece quando eles implementam as sugestões do software e o utilizam com uma visão de longo prazo. Os funcionários se tornam, portanto, os diretores da criação de valor na digitalização.

É necessário prontidão para mudanças duradouras

Os fundadores da Celonis podem confirmar o que muitas vezes foi sugerido: mesmo os líderes de mercado que estão bem estabelecidos devem estar prontos para a mudança. Somente empresas que reagem com flexibilidade a novas situações e são ágeis em caso de obstáculos repentinos podem permanecer competitivas. Isso ficou claro mais uma vez na ANUGA de Colônia (feira de alimentos) onde o tema de supply chain também teve grande importância. O software da Celonis pôde ajudar as empresas a encontrar melhorias e, assim, se otimizar continuamente.

Gestão da mudança com um parceiro de força

A força da Celonis é seu software inteligente de alta qualidade que torna cada processo em uma empresa o mais transparente possível e oferece soluções. Para poder fazer as mudanças necessárias em uma empresa, porém, é necessário um outro sócio: aquele que pega os funcionários onde eles estão e os orienta para a nova situação. Aqui a cooperação com a Staufen AG tem se mostrado útil, já que seus consultores fazem mudanças na empresa com métodos Lean e aumentam a aceitação entre os funcionários.

Conclusão: A transformação ficou fácil

Com a Celonis, uma jovem empresa chegou ao topo do setor de mineração em poucos anos. O software amigável permite monitorar todos os processos de forma transparente e reagir imediatamente em caso de problemas. E a nova tecnologia também fornece abordagens de solução. Em conexão com o aconselhamento de Lean Management pelos especialistas da Staufen, o EMS de alta qualidade é ideal para uma transformação sustentável das empresas.

Moderadora

Janice Köser, Academy Manager, STAUFEN.AG

Convidado

Bastian Nominacher, Co-Founder e CEO, Celonis SE

Further content

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter