A Hirschvogel, uma fornecedora automotiva, precisa de muita energia para converter aço e alumínio. Christian Hinsel, Diretor Global de Gestão de Sustentabilidade e Sistema de Produção da Hirschvogel, explica em uma entrevista por que essa energia é cada vez mais proveniente de fontes renováveis e por que a mudança para uma empresa “verde” também é bem recebida pelos bancos.
O Grupo Hirschvogel, com sede em Denklingen, na Alemanha, é um dos maiores fornecedores automotivos do mundo, especializado em forjamento e usinagem de aço e alumínio. Os clientes incluem todos os principais fabricantes de automóveis e seus fornecedores em todo o mundo. Com aproximadamente 6.000 funcionários espalhados pela Alemanha, Polônia, China, Índia, México e EUA, a Hirschvogel gerou recentemente vendas anuais de 1,2 bilhão de euros.
Uma contribuição ao estudo “Future Industry” 2023
Entrevista com Christian Hinsel, da Hirschvogel Holding
Mais de três quartos das empresas pesquisadas para o atual estudo da Staufen ainda veem um grande potencial ecológico a ser desenvolvido. A Hirschvogel já é muito verde?
Christian Hinsel: A Hirschvogel está profundamente envolvida em questões ambientais e sociais há anos. Estamos em conformidade com as normas ISO relevantes para segurança ocupacional, saúde, meio ambiente e gestão de energia em todas as nossas instalações. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer antes de nos tornarmos neutros em carbono.
Como a sustentabilidade é organizada na Hirschvogel?
Christian Hinsel: Desde abril de 2022, há um departamento separado da Diretoria Executiva para ESG Corporativo. Isso deu a toda a questão um grande impulso. Agora incorporamos a sustentabilidade em nossa estratégia e estamos trabalhando arduamente para implementá-la.
Quais são as metas da Hirschvogel para descarbonizar seus processos de produção??
Este ano, pela primeira vez, trabalhamos com executivos seniores para chegar a um acordo sobre metas inovadoras de descarbonização. Com o apoio da equipe Lean global do nosso sistema de produção, todas as unidades estão agora implementando a descarbonização usando o método Hoshin Kanri. A meta: na Hirschvogel, queremos reduzir pela metade nossas emissões de Escopo 1 e 2 até 2030.
Você tem um exemplo de uma medida de redução de emissões?
Christian Hinsel: Atualmente, vemos o maior potencial de emissões internas nos processos de aquecimento, que ainda exigem muito gás natural. Um primeiro passo importante foi a compra de um sistema de tratamento térmico aquecido eletricamente.
Como fornecedor automotivo, sabemos que a descarbonização é atualmente a questão número um e queremos garantir que nós, juntamente com nossos clientes e parceiros de negócios, nos tornemos sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor.
Christian Hinsel
Vice Presidente e Head GLOBAL de gestão sustentável (ESG) e sistema de produção, Hirschvogel Holding
Em outras palavras, eletricidade ao invés de gás natural: Qual é o papel das fontes de energia renováveis?
Christian Hinsel: Até o momento, a Hirschvogel comprou todas as fontes de energia, ou seja, eletricidade (verde) e gás, existentes no mercado. Agora estamos nos concentrando em um mix de energia que inclui nossas próprias fontes de energia renováveis e locais. Por exemplo, uma fazenda solar de 22 mil m² ao redor do estacionamento da nossa empresa está em fase de aquisição e os telhados dos pavilhões estão equipados com módulos fotovoltaicos. Estamos implementando gradualmente medidas semelhantes em todas as nossas outras localidades, incluindo Índia, China e México. Além da energia fotovoltaica, estamos em negociações com projetos promissores de energia eólica.
Seu compromisso com a sustentabilidade tem impacto sobre o financiamento?
Christian Hinsel: Sim, acabamos de negociar com sucesso um empréstimo bancário que incorpora indicadores ESG aos mecanismos de taxa de juros. Se melhorarmos significativamente determinados indicadores ambientais e sociais nos próximos anos, isso se refletirá na margem de crédito.
Como mostra o estudo da Staufen, a avaliação da sustentabilidade já é um critério na seleção de fornecedores para cerca de uma em cada duas empresas automotivas. Como a Hirschvogel convence seus clientes a se tornarem fornecedores “verdes”?
Nossos clientes também estão perguntando cada vez mais sobre nossa pegada de carbono. Somos capazes de rastreá-la e relatá-la em várias plataformas. Como fornecedor automotivo, sabemos que a descarbonização é atualmente a questão número um, e queremos garantir que, juntamente com nossos clientes e parceiros de negócios, nos tornemos sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor.