Como fazer o futuro acontecer

A pergunta que precisamos nos fazer hoje é por que a estratégia está ganhando atenção renovada entre muitas empresas. Na nossa opinião, isso pode ser atribuído a dois acontecimentos: Primeiro, nos últimos anos, as influências externas, como decisões políticas ou ciclos tecnológicos mais curtos sobre as empresas e seu ambiente de mercado, aumentaram significativamente. Isso coloca o valor agregado que as empresas geram para seus clientes sob uma pressão muito maior do que há alguns anos. Outro fator é que muitas empresas estão tendo cada vez mais problemas com a implementação de suas iniciativas estratégicas. Estudos recentes mostraram que a taxa de iniciativas estratégicas ineficazes está em torno de 50%. Isso se traduz em um desperdício de recursos que as empresas não podem mais permitir.

A consequência desses dois fatores é a necessidade de implementar excelentes processos de desenvolvimento e execução de estratégias para garantir sua eficácia no longo prazo no mercado.

Your Contact
Dario Spinola

Dário Spinola

Managing Director

Phone:

Mail: dario.spinola@staufen.com.br

By loading this view you accept the data privacy terms and conditions of Yumpu. Read more

Whitepaper Strategy Excellence 2022

Como fazer o futuro acontecer

No nosso whitepaper “Strategy Excellence”, você vai entender como tornar eficaz uma estratégia corporativa com a Metodologia Staufen.

Da visão à execução

O foco estratégico de uma empresa pode ser dividido em duas fases principais: a criação do conceito e a implementação da estratégia. A criação do conceito descreve o desenvolvimento de abordagens que devem ser usadas para alcançar a imagem futura, ou melhor, os objetivos em nível normativo. A implementação da estratégia constituem a segunda fase. O conceito japonês de “Hoshin Kanri” é uma resposta à questão de como uma empresa pode implementar melhor uma estratégia, normalmente projetada para um período de 3 a 5 anos, em suas operações diárias.

Além dos componentes puramente processuais e metodológicos que moldam fortemente tanto o desenvolvimento quanto a execução da estratégia, um segundo aspecto, embora muitas vezes mais essencial, é frequentemente negligenciado. O envolvimento de todos os funcionários é um componente essencial para o alinhamento eficaz da organização. Somente se conseguirmos envolver esse grupo-alvo e fazer com que ele aja de acordo com a visão e a estratégia é que conseguiremos criar valor agregado para a organização. Peter Drucker, o pioneiro da teoria da administração, certa vez comentou: “A estratégia é uma commodity, a execução é uma arte!” É claro que, sem uma estratégia desenvolvida de forma adequada, não é possível obter um desenvolvimento estratégico significativo, mas o maior obstáculo para as empresas geralmente está na implementação.

St. Galler Management-Modell

Os consultores analisam nossos negócios de uma maneira completamente diferente. Eles nos questionam de perto e assumem repetidamente um ponto de vista alternativo, o que é importante e necessário. A força metodológica e a experiência da Staufen nos permitiram avançar com o processo de estratégia de uma forma muito mais focada, ao invés de ficarmos pensando em como nos apoiar na prática.

Herbert Gieringer
CEO, Ernst Umformtechnik

Estratégia em primeiro lugar

A abordagem de Excelência em Estratégia da Staufen orienta as empresas metodologicamente desde sua visão corporativa, passando pela estratégia, até a implementação, garantindo a eficácia

por concordar com a imagem-alvo na alta gestão, de modo a garantir que esta leve a estratégia até a organização

por abordar detalhadamente o cenário do processo em nível operacional para que os projetos possam ser altamente eficazes

por avaliar indicadores iniciais (fatores de sucesso) para que as influências negativas sobre as metas estratégicas possam ser tratadas adequadamente

principais aprendizados

A Excelência em Estratégia vincula a visão e as metas, deriva projetos estratégicos, ancora-os em processos e garante a implementação efetiva por meio da transparência, da mensurabilidade e de um senso de propósito para toda a equipe.

  1. Força e atualidade da visão
  • Quão clara é a visão da sua empresa, desde a alta administração até o nível operacional?
  • Como você mostra ao seu time qual a contribuição deles para a visão corporativa?
  • Como você concentra os avanços nas metas da empresa?
  1. Validade do desenvolvimento da estratégia
  • Quão atualizadas e bem fundamentadas são suas análises da visão interna e externa?
  • Como você identifica os projetos “certos” para atingir os objetivos?
  • Como você demonstra as relações entre projetos e metas na sua empresa?
  1. Eficácia da execução da estratégia
  • Como você consegue motivar toda a organização e garantir que as metas sejam atingidas?
  • Qual é a proporção de projetos planejados no início do ano em relação aos projetos implementados no final do ano?
  • Como você mede o sucesso de seus projetos dentro da empresa?
  1. Nível de maturidade da liderança
  • Como você usa os indicadores da sua empresa (como um espelho retrovisor ou indicador principal)?
  • Como seus líderes lidam com variações e problemas?
  • Quanto os líderes impulsionam as iniciativas estratégicas na sua empresa?

Quer saber mais? Baixe agora o whitepaper gratuitamente!

entre em contato conosco

No nosso whitepaper “Strategy Excellence”, você vai entender como tornar eficaz uma estratégia corporativa com a Metodologia Staufen.


baixe agora mesmo a versão digital

Mockup Whitepaper Strategy Excellence
Faça o download grátis aqui!
Basta preencher o formulário abaixo para recebê-lo em seu email.

saiba mais sobre este tema

General Motors Car sideview
Magazine

A jornada do cliente está tomando uma nova direção

Conheça as estratégias da subsidiária chinesa da GM – General Motors Premium Import – que usa a metodologia do Hoshin Kanri especialmente adaptada pela Staufen para ganhar a agilidade de uma startup.

Ler mais
Trumpf

“ESTAMOS CONTRIBUINDO PARA A EXPANSÃO DA ECONOMIA CIRCULAR”

A pressão sobre a indústria está crescendo: o mercado e o público consumidor estão pressionando por maior sustentabilidade, enquanto, ao mesmo tempo, a digitalização está impulsionando o ciclo de inovação cada vez mais rápido. Dr. Thomas Schneider, diretor de desenvolvimento da TRUMPF Machine Tools em Ditzingen, na Alemanha, explica em uma entrevista como a engenharia mecânica apoia a transição para uma economia circular e como os modelos de negócio estão mudando.

Ler mais

“As a family-owned company, we always think and act with an eye to the next generation”

Munsch Pumpen, whose products are used especially in the chemical industry and for metallurgy, has been producing pumps since the 1960s. This company in the Westerwald is currently managed by Stefan Munsch, the family’s second generation. In the interview, this graduated engineer explains why sustainability was always writ large at Munsch and why he would sometimes like lawmakers to be a bit more practical.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button