Liderança – Você está sobrecarregado de trabalho operacional?
Novos líderes gostam de se apegar à sua experiência. Eles geralmente têm uma ideia clara das soluções ou estão convencidos de que suas próprias soluções são as melhores. Mas é essencial treinar seus funcionários no processo de solução e ajudá-los a resolver suas tarefas e desafios de forma independente. Esta é a verdadeira tarefa dos líderes.
February 26, 2020
|
General,
Liderança
Você está sobrecarregado de trabalho operacional?
A tão esperada promoção como líder
Daniela Huber assumiu recentemente seu primeiro cargo de liderança. Durante três anos, ela trabalhou no departamento de operações de uma conhecida empresa e desenvolveu grande expertise, sendo respeitada em todo o departamento. Graças ao seu excelente trabalho, disciplina e persuasão, ela finalmente se tornou a líder de uma equipe de médio porte.
Em seu novo cargo, Daniela instantaneamente estabeleceu metas altas e comunicou essas metas com confiança a toda a empresa: Ela deseja aumentar os padrões entre departamentos de maneira mensurável e visível. Ela tem uma ideia muito clara dos problemas e, sobretudo, das soluções necessárias e de como a empresa deve funcionar no futuro.
Sobrecarregada com sua carga de trabalho operacional
Mas seis meses depois de assumir seu novo cargo, sua carga de trabalho se multiplicou. Seus funcionários estão constantemente abordando-na com problemas e pedindo apoio. Graças ao seu amplo conhecimento especializado, Daniela conhece a solução. Sua atitude é: “Não fale sobre isso, apenas faça as coisas”. Para evitar perder tempo, ela regularmente decide pular explicar para sua equipe como abordar suas tarefas e as realiza sozinha.
Logo, ela começa a lutar com uma enxurrada excessiva de e-mails. Ela mal tem tempo para passar todas as suas mensagens e de repente está envolvida em vários subprojetos operacionais. Ela não vê luz no fim do túnel em sua agenda lotada e cancela suas próximas férias.
Presa no processo operacional
Roland Beuter, especialista Lean e instrutor da série de treinamentos Lean Leader e Executive Leader, conhece muito bem esse fenômeno. Muitos líderes jovens ou novos que trabalharam no departamento até se tornarem líderes estão animados e muitas vezes, sem refletir muito à respeito, assumem tarefas operacionais em seu novo papel de liderança. Eles participam do trabalho diário de suas equipes em vez de se desvincularem deliberadamente do processo operacional de solução de problemas. “Esta etapa é muitas vezes difícil para os jovens líderes. Eles sabem que é necessário, mas muitas vezes acaba ficando de lado na carga de trabalho do dia a dia. “É essencial treinar seus funcionários no processo de solução e ajudá-los a resolver suas tarefas e desafios de forma independente. Esta é a verdadeira tarefa dos líderes”.
Agarrando-se à sua experiência
Novos líderes também gostam de se apegar à sua experiência. Como no exemplo acima, eles geralmente têm uma ideia clara das soluções ou estão convencidos de que suas próprias soluções são as melhores – pelo menos melhores do que as dos outros. Afinal, foi essa expertise que os levou ao seu novo papel. Mas essa atitude é uma falácia. “Um líder tem que deixar de lado a ideia de querer definir e implementar suas próprias soluções. O papel de um líder é capacitar seus funcionários a desenvolverem soluções por conta própria”, disse Beuter. No exemplo acima, Daniela decidiu não deixar seus funcionários resolverem os problemas por conta própria, mas sim fazer o trabalho por eles. Ela insistiu em enfrentar os desafios à sua maneira. Mas isso deve mudar. O objetivo não é implementar sua própria solução, mas capacitar os funcionários a desenvolverem suas próprias soluções para os problemas em questão.
Saiba mais sobre os nossos programas de formação e capacitação
Quais desafios de Liderança você está enfrentando?
Essa história soa familiar a você ou você está enfrentando desafios semelhantes como líder? Agende uma consulta gratuita de 15 minutos com um dos nossos especialistas em liderança para descobrir quais são os próximos passos necessários para você.
Kata significa forma e está presente em diversas artes marciais. O Toyota Kata foi desenvolvido após longos anos de pesquisa sobre o comportamento das equipes de liderança da Toyota Motors. Recebeu este nome pois tem como objetivo praticar de forma repetitiva os “movimentos” necessários para a execução da melhoria continua.
Quando se fala em produtividade no Brasil, podemos dizer que no setor de commodities é alta e tem crescido bastante, na indústria manufatureira é baixa e está estagnada e no setor de serviços, a produtividade, em geral, é muito baixa. O problema é que esse setor é responsável por 70% do PIB e já emprega…
Afinal, por que o 5S é tão importante? O 5S é provavelmente a ferramenta mais conhecida e mais utilizada entre as metodologias de excelência. Ela foi criada na Toyota nos anos 1950 para servir de base, como um pré-requisito para o estabelecimento de todo o Sistema Toyota de Produção. O 5S tem inúmeros benefícios, mas…
Afinal, o que está por trás do termo “Ágil” e como este assunto está sendo interpretado e implementado na prática pelos consultores da Staufen? Jan Haug é engenheiro industrial e faz parte do time da Staufen AG há 13 anos. À frente da unidade de Desenvolvimento Lean, junto com sua equipe, ele trabalha há anos…
Se você caiu nesta página, imagino que provavelmente você já ouviu falar do ciclo PDCA. Mas quer que a gente te explique um pouco mais em detalhes como funciona esta metodologia. Acertei? Então vem comigo! 😊 O conceito PDCA O Plan-Do-Check-Act (ou Planejar-Executar-Checar-Agir) é um conceito fundamental que nasceu na década de 1920, criado por…
O Lean começou a partir do método Kanban, e Kanban é uma “máquina de confiança“. Existem quatro elementos para o Kanban: um kanban para a produção de vídeos Vou te dar um exemplo. Tenho um projeto em conjunto com alguns colegas da Lean Sensei Partners para a criação de vídeos curtos de conteúdo. Aqui está…
Cada líder Lean deve possuir e desenvolver estas cinco características: Compromisso; Paixão pelo aprendizado; Empatia e inteligência emocional; Poder de tomada de decisão e Liderança pelo exemplo.
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
Qual o melhor momento de se executar uma manutenção preventiva? Se for muito tarde, corremos o risco de parar o processo, acarretando custos extras, como compras emergenciais de peças, atendimentos urgentes ou lucros cessantes (perda por não-venda). Conheça a curva P-F.
O CEO da Fein, fabricante de ferramentas elétricas com mais 150 anos no mercado, fala sobre a coragem de manter o foco em um objetivo claro de negócio e como isso tem um efeito positivo sobre os custos, a complexidade e o sucesso de uma empresa.
Há um fundamento básico descrito por William Edwards Deming, famoso guru da administração na área da qualidade: “O que não se mede, não se gerencia”. Mas perdemos a lógica dessa história… O que ainda não está claro para nós hoje é: “O que deve realmente ser medido? E como medir tudo isso?”. Indicadores de resultados…