Liderança – Você está sobrecarregado de trabalho operacional?

Novos líderes gostam de se apegar à sua experiência. Eles geralmente têm uma ideia clara das soluções ou estão convencidos de que suas próprias soluções são as melhores. Mas é essencial treinar seus funcionários no processo de solução e ajudá-los a resolver suas tarefas e desafios de forma independente. Esta é a verdadeira tarefa dos líderes.
fevereiro 26, 2020 | General, Liderança

Você está sobrecarregado de trabalho operacional?

A tão esperada promoção como líder

Daniela Huber assumiu recentemente seu primeiro cargo de liderança. Durante três anos, ela trabalhou no departamento de operações de uma conhecida empresa e desenvolveu grande expertise, sendo respeitada em todo o departamento. Graças ao seu excelente trabalho, disciplina e persuasão, ela finalmente se tornou a líder de uma equipe de médio porte.

Em seu novo cargo, Daniela instantaneamente estabeleceu metas altas e comunicou essas metas com confiança a toda a empresa: Ela deseja aumentar os padrões entre departamentos de maneira mensurável e visível. Ela tem uma ideia muito clara dos problemas e, sobretudo, das soluções necessárias e de como a empresa deve funcionar no futuro.

Sobrecarregada com sua carga de trabalho operacional

Mas seis meses depois de assumir seu novo cargo, sua carga de trabalho se multiplicou. Seus funcionários estão constantemente abordando-na com problemas e pedindo apoio. Graças ao seu amplo conhecimento especializado, Daniela conhece a solução. Sua atitude é: “Não fale sobre isso, apenas faça as coisas”. Para evitar perder tempo, ela regularmente decide pular explicar para sua equipe como abordar suas tarefas e as realiza sozinha.

Logo, ela começa a lutar com uma enxurrada excessiva de e-mails. Ela mal tem tempo para passar todas as suas mensagens e de repente está envolvida em vários subprojetos operacionais. Ela não vê luz no fim do túnel em sua agenda lotada e cancela suas próximas férias.

Presa no processo operacional

Roland Beuter, especialista Lean e instrutor da série de treinamentos Lean Leader e Executive Leader, conhece muito bem esse fenômeno. Muitos líderes jovens ou novos que trabalharam no departamento até se tornarem líderes estão animados e muitas vezes, sem refletir muito à respeito, assumem tarefas operacionais em seu novo papel de liderança. Eles participam do trabalho diário de suas equipes em vez de se desvincularem deliberadamente do processo operacional de solução de problemas. “Esta etapa é muitas vezes difícil para os jovens líderes. Eles sabem que é necessário, mas muitas vezes acaba ficando de lado na carga de trabalho do dia a dia. “É essencial treinar seus funcionários no processo de solução e ajudá-los a resolver suas tarefas e desafios de forma independente. Esta é a verdadeira tarefa dos líderes”.

Agarrando-se à sua experiência

Novos líderes também gostam de se apegar à sua experiência. Como no exemplo acima, eles geralmente têm uma ideia clara das soluções ou estão convencidos de que suas próprias soluções são as melhores – pelo menos melhores do que as dos outros. Afinal, foi essa expertise que os levou ao seu novo papel. Mas essa atitude é uma falácia. “Um líder tem que deixar de lado a ideia de querer definir e implementar suas próprias soluções. O papel de um líder é capacitar seus funcionários a desenvolverem soluções por conta própria”, disse Beuter. No exemplo acima, Daniela decidiu não deixar seus funcionários resolverem os problemas por conta própria, mas sim fazer o trabalho por eles. Ela insistiu em enfrentar os desafios à sua maneira. Mas isso deve mudar. O objetivo não é implementar sua própria solução, mas capacitar os funcionários a desenvolverem suas próprias soluções para os problemas em questão.

Saiba mais sobre os nossos programas de formação e capacitação

ACADEMIA DE TREINAMENTOS STAUFEN

Quais desafios de Liderança você está enfrentando?

Essa história soa familiar a você ou você está enfrentando desafios semelhantes como líder? Agende uma consulta gratuita de 15 minutos com um dos nossos especialistas em liderança para descobrir quais são os próximos passos necessários para você.

Agende uma consulta gratuita

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter