Blog
Blog
July 21, 2021
|
General
Toda empresa tem uma taxa de rotatividade, o que é saudável até certo ponto. Porém, altas taxas indicam problemas: podendo ser uma má administração, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da média e possível baixa motivação profissional.
Assim, uma empresa eficiente precisa ficar atenta e aplicar mecanismos que avaliem os impactos de determinadas ações no negócio para identificar o que funciona ou não na rotina de no trabalho.
Conheça as cinco principais causas da alta rotatividade nas empresas:
- Liderança ruim: Os líderes influenciam diretamente o espírito de equipe, a qualidade do ambiente de trabalho e a carga de pressão por resultados. Líderes extremamente autoritários normalmente não alcançam bons resultados de engajamento e retenção. Em alguns casos, podem surgir até mesmo processos por danos morais, causados por maus tratos ou desrespeito por parte do gestor. O bom líder, por outro lado, ouve, apoia e desenviolve sua equipe, somando e valorizando competências individuais.
- Ausência de um plano de carreira: Normalmente, todo mundo busca oportunidades para crescer em uma empresa, certo? A ausência de um plano claro de carreira gera desmotivação e insatisfação. A situação fica um pouco pior se, na organização, as promoções são feitas na base do favoritismo ou de ligações familiares e afetivas.
- Falta de feedback e capacitação: Para que possam crescer profissionalmente, é fundamental para os funcionários que recebam feedbacks periódicos de suas lideranças. Desta forma, eles podem avaliar onde estão errando e aprimorar suas competências. Um bom plano de capacitação também faz toda a diferença neste sentido. As pessoas costumam se sentir valorizadas pela empresa que investe nelas.
- Rotina: É claro que estabelecer uma rotina de trabalho é extremamente importante, tanto para os resultados do negócio como para a satisfação dos funcionários, que sentem maior segurança ao executar suas atividades diárias. Porém, uma rotina que não traga novos desafios ou oportunidades de aprendizagem pode ser extremamente desgastante e leva as pessoas a se desmotivarem.
- Ambiente hostil ou cultura organizacional tóxica: Um bom ambiente de trabalho deve ser amigável e dar espaço para que o colaborador tenha qualidade de vida. Com essa sensação de bem-estar, ele vai conseguir produzir muito melhor e ter motivação ao acordar todos os dias pela manhã e seguir para o trabalho. Alto índice de competitividade; tratamento diferenciado entre os funcionários; e fofocas e brigas no ambiente de trabalho estão entre os fatores que geram um ambiente tóxico, que contribui para o aumento da rotatividade na empresa.
O bom líder precisa estar altamente atento a essas causas e buscar ações para reduzi-las no seu time.
Aqui vão algumas dicas:
- Contrate as pessoas certas desde o início. Mantenha os novos funcionários motivados desde o início e garanta que sejam bem assistidos durante o período de adaptação e integração.
- Crie uma política de benefícios. Quando preciso, forneça benefícios como horários de trabalho flexíveis, vale-cultura e algumas espécies de bônus.
- Proporcione um ambiente agradável. Invista na qualidade de vida das pessoas durante o horário de trabalho.
- Por fim, mantenha os funcionários motivados. O bom relacionamento entre a equipe também é uma forma de fortalecer a importância do trabalho coletivo e incentivar a vontade de continuar na empresa.