cost finance accounting

Quatro em cada cinco empresas confiam na Gestão Lean para controlar custos 

junho 7, 2023 | Global news

A recessão europeia, que agora foi oficialmente confirmada, tornou a implementação de uma criação de valor mais eficiente uma das principais preocupações das empresas. Esse é o resultado do estudo “Future Industry 2023“. Ao invés de simplesmente cortar custos, 80% das empresas querem atingir suas metas com processos enxutos, evitando desperdícios. Para o estudo, a Consultoria Staufen entrevistou mais de 400 empresas da Europa de língua alemã. 

A inflação e o aumento acentuado dos custos de energia continuam a colocar as empresas sob pressão. A chave para resolver esses problemas é a Gestão Lean. Mais de 90% das empresas pesquisadas para o estudo estão convencidas disso. “Nas diretorias executivas, a percepção é de que apenas o corte de custos é uma solução de curto prazo e não é sustentável”, diz Christian Sprenger, consultor partner da Staufen AG. Quatro em cada dez empresas (44%) estão buscando suas metas de crescimento com processos enxutos. Na opinião do consultor da Staufen, esse é o caminho certo: “A preocupação central é tornar-se mais resiliente e aumentar a capacidade competitiva da própria empresa. Assim, as crises não são tão assustadoras”. 

Excelência operacional: Há um grande potencial nas áreas indiretas 

O nível de maturidade do Lean determina a rapidez e a eficiência com que as empresas reagem a novos desafios e podem tomar decisões voltadas para o futuro. Embora, nesse meio tempo, mais de 50% das operações industriais dependam da Gestão Lean em sua criação de valor, há grandes diferenças, tanto agora quanto antes. Segundo Christian Sprenger: “Infelizmente, os termos Gestão Lean e processos Lean ainda estão predominantemente ligados à área de produção. Na verdade, porém, são justamente as áreas indiretas que têm o potencial de contribuir significativamente para melhorar os resultados por meio da excelência operacional“, explica. 

Empresas Lean: Mais de 50% dependem da Gestão Lean em sua criação de valor.

Até o momento, apenas cerca de uma em cada cinco empresas aplica os princípios Lean em áreas indiretas. Aproximadamente metade desses pioneiros lean está implementando a filosofia Lean de forma estratégica e abrangente. “Uma melhoria de longo prazo no desempenho da empresa só é alcançada com a ancoragem da competência Lean e de mudança em toda a organização”, acrescenta Christian Möllers, consultor partner da Staufen. A capacidade de comunicação dos gestores modernos desempenha um papel decisivo nesse aspecto, afirmam oito entre dez empresas. Dois terços (66%) também sabem que é exatamente nesse ponto que seus próprios gestores mais precisam de capacitação.

Entre em contato conosco

Quer saber mais sobre como a Gestão Lean pode ajudar a sua empresa a atingir melhores resultados?

você também pode se interessar

Blog
maio 30, 2023

Está na hora de transformar o seu departamento de compras

Está mais do que na hora de repensar o setor de compras e dar a ele uma nova função na organização. Uma vez posicionada estrategicamente, essa área pode se tornar uma poderosa alavanca para o sucesso dos negócios, otimizando consistentemente os custos de aquisição.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button