Blog

Está na hora de transformar o seu departamento de compras

Blog
May 30, 2023 | Compras, Gestão de Operações, Transformação Lean

Sejamos honestos: qual é o papel do setor de compras na sua empresa? Para a maioria de vocês, a resposta será clara. “Eles são os geradores de custos. Eles negociam com os fornecedores, barganham descontos e protegem os contratos.” Em muitas empresas, o setor de compras desempenhou durante décadas um papel subordinado com tarefas tradicionais. E esse ainda é o caso hoje, apesar de vivermos em uma época completamente diferente, pelo menos desde a crise da Covid-19.

Atualmente, os desafios econômicos, ambientais, legais e políticos estão exercendo uma enorme pressão sobre as redes globais de cadeias de suprimentos, tornando-as vulneráveis. O resultado são atrasos, falhas e custos cada vez mais crescentes. Para que os negócios permaneçam competitivos, as líderanças empresariais estão sendo forçadas a tomar medidas para tornar suas redes mais robustas e resilientes. Isso inclui a transformação da área de compras.


Está mais do que na hora de repensar o setor de compras e dar a ele uma nova função na organização. uma vez posicionada estrategicamente, de forma correta, essa área pode se tornar uma poderosa alavanca para o sucesso dos negócios, otimizando consistentemente os custos de aquisição.

Jürg Hodel
Co-Managing Director Staufen.Inova

É necessário um realinhamento estratégico de compras

“O setor de compras costuma ser uma comunidade fechada dentro de uma empresa, não compreendida por outros departamentos. Em sua função tradicional, o setor de compras agora se tornou um desafio na rede”, diz Jürg Hodel, co-managing director da Staufen.Inova. Isso também é confirmado por um de nossos estudos: Seis em cada dez empresas consideram que a maior necessidade de ação é a otimização do suprimento, da disponibilidade de peças e dos prazos de entrega. “Está mais do que na hora de repensar a aquisição e atribuir a ela uma nova função na organização. Uma vez posicionada estrategicamente, de forma correta, essa área pode se tornar uma poderosa alavanca para o sucesso dos negócios, otimizando consistentemente os custos de aquisição”, diz Hodel.

O primeiro passo é criar um entendimento em todas as áreas da empresa de que o setor de compras hoje deve assumir o papel de prestador de serviços na empresa. Somente assim ele poderá atingir todo o seu potencial. A gestão deve dar o sinal de partida para essa transformação. Depois disso, é importante criar transparência. Isso significa que todos os departamentos devem trabalhar juntos para encontrar uma resposta para a questão de quem está comprando o quê, onde, como e em que quantidades. Com base nisso, é possível identificar oportunidades de economia de custos e de melhoria da eficiência e desenvolver tarefas. A Staufen acompanha e apóia os métodos, procedimentos e a organização desse processo de mudança.

Jürg Hodel
Jürg Hodel
Co-managing director da Staufen.Inova

COMPRAS COMO um PRESTADOR DE SERVIÇOS DENTRO DA EMPRESA

O objetivo da transformação é criar uma plataforma central dentro da empresa. A partir daí, os compradores atuam como facilitadores, construindo pontes para a rede externa de fornecedores. Ao mesmo tempo, eles atuam como parceiros internos: “Internamente, sua tarefa é agrupar necessidades de aquisição semelhantes e criar condições ideais para reduzir a carga de trabalho dos departamentos especializados”, diz Jürg Hodel.

Em sua nova função como prestador de serviços dentro da empresa, o setor de compras pode contribuir para o sucesso da empresa ao

  • permanecer consistentemente focado no “total cost of ownership” (TCO), ou seja, nos custos e benefícios diretos e indiretos,
  • ser ágil e flexível para atender às demandas de produtos, clientes e mercado,
  • posicionar continuamente a empresa ao longo da cadeia de valor,
  • ser orientado ao serviço,
  • estar em constante evolução em todas as funções,
  • implementar implicitamente a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa,
  • envolver e integrar os fornecedores, e
  • manter a gestão ativa de contratos e riscos
Cooperation puzzle partnership teamwork for support together with connect jigsaw puzzle together.

Jürg Hodel resume a situação: “Essa transformação faz com que a aquisição passe de um nicho para o centro da empresa. A abordagem da Staufen já foi comprovada em vários setores, como mostram os exemplos a seguir:


Peter Schüpbach
CEO, Ivers-Lee AG 

Como prestador de serviços de embalagens para o setor farmacêutico, tradicionalmente somos movidos por fatores externos em nossas atividades de compras. Hoje, as aquisições estão organizadas de forma bastante profissional em uma estrutura que é aceitável para nós. Para nossos clientes, muitas vezes somos a referência em termos de TCO e agilidade.

Theo Schmid
ex-diretor de gestão de suprimentos de produtos, Wander AG 

A realização de uma avaliação em compras tornou os campos de ação mais transparentes. Conseguimos abordar rapidamente as principais alavancas, principalmente nas áreas indiretas. Graças à abordagem holística, agora temos uma organização de compras profissional e madura.

Thomas Bernhard
CEO, Haag-Streit Group 

Com o apoio da Staufen, alcançamos a transparência de todas as despesas com o Spend Cube. Por meio da introdução gradual da gestão de grupos de commodities com compradores líderes, todo o Grupo agora se beneficia de aquisições profissionais.

leia mais sobre excelência operacional

Interview

Pressão de custos: “Cortar custos no curto prazo – sem uma abordagem estruturada – é ‘míope’ e certamente não é sustentável!” 

Precisamos buscar maneiras de nos tornarmos mais resilientes, fortalecer nossa posição competitiva de longo prazo e, ao fazer isso, evitar o choque de qualquer crise que possa surgir. Não podemos conseguir isso adotando uma abordagem de corte de custos.

Ler mais
Geld Münzen Preisverhandlung
Blog

Negociações de preços são delicadas, mas essenciais.

A experiência mostra que as negociações de preços devem ser bem preparadas, com o objetivo de criar transparência para ajudar o cliente a compreender o aumento de preços. O objetivo é compartilhar o custo do aumento do preço de energia com o cliente (o chamado compartilhamento da dor).

Ler mais

Gestão da Cadeia de Suprimentos

As atuais crises que vivenciamos deixaram claro o quão frágeis são as cadeias de abastecimento globais. Riscos geopolíticos, aumento da regulamentação e ataques cibernéticos que estão se tornando cada vez mais sofisticados são apenas alguns exemplos que garantirão pressão no futuro.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button