Sejamos honestos: qual é o papel do setor de compras na sua empresa? Para a maioria de vocês, a resposta será clara. “Eles são os geradores de custos. Eles negociam com os fornecedores, barganham descontos e protegem os contratos.” Em muitas empresas, o setor de compras desempenhou durante décadas um papel subordinado com tarefas tradicionais. E esse ainda é o caso hoje, apesar de vivermos em uma época completamente diferente, pelo menos desde a crise da Covid-19.
Atualmente, os desafios econômicos, ambientais, legais e políticos estão exercendo uma enorme pressão sobre as redes globais de cadeias de suprimentos, tornando-as vulneráveis. O resultado são atrasos, falhas e custos cada vez mais crescentes. Para que os negócios permaneçam competitivos, as líderanças empresariais estão sendo forçadas a tomar medidas para tornar suas redes mais robustas e resilientes. Isso inclui a transformação da área de compras.
Está mais do que na hora de repensar o setor de compras e dar a ele uma nova função na organização. uma vez posicionada estrategicamente, de forma correta, essa área pode se tornar uma poderosa alavanca para o sucesso dos negócios, otimizando consistentemente os custos de aquisição.
Jürg Hodel
Co-Managing Director Staufen.Inova
É necessário um realinhamento estratégico de compras
“O setor de compras costuma ser uma comunidade fechada dentro de uma empresa, não compreendida por outros departamentos. Em sua função tradicional, o setor de compras agora se tornou um desafio na rede”, diz Jürg Hodel, co-managing director da Staufen.Inova. Isso também é confirmado por um de nossos estudos: Seis em cada dez empresas consideram que a maior necessidade de ação é a otimização do suprimento, da disponibilidade de peças e dos prazos de entrega. “Está mais do que na hora de repensar a aquisição e atribuir a ela uma nova função na organização. Uma vez posicionada estrategicamente, de forma correta, essa área pode se tornar uma poderosa alavanca para o sucesso dos negócios, otimizando consistentemente os custos de aquisição”, diz Hodel.
O primeiro passo é criar um entendimento em todas as áreas da empresa de que o setor de compras hoje deve assumir o papel de prestador de serviços na empresa. Somente assim ele poderá atingir todo o seu potencial. A gestão deve dar o sinal de partida para essa transformação. Depois disso, é importante criar transparência. Isso significa que todos os departamentos devem trabalhar juntos para encontrar uma resposta para a questão de quem está comprando o quê, onde, como e em que quantidades. Com base nisso, é possível identificar oportunidades de economia de custos e de melhoria da eficiência e desenvolver tarefas. A Staufen acompanha e apóia os métodos, procedimentos e a organização desse processo de mudança.
COMPRAS COMO um PRESTADOR DE SERVIÇOS DENTRO DA EMPRESA
O objetivo da transformação é criar uma plataforma central dentro da empresa. A partir daí, os compradores atuam como facilitadores, construindo pontes para a rede externa de fornecedores. Ao mesmo tempo, eles atuam como parceiros internos: “Internamente, sua tarefa é agrupar necessidades de aquisição semelhantes e criar condições ideais para reduzir a carga de trabalho dos departamentos especializados”, diz Jürg Hodel.
Em sua nova função como prestador de serviços dentro da empresa, o setor de compras pode contribuir para o sucesso da empresa ao
- permanecer consistentemente focado no “total cost of ownership” (TCO), ou seja, nos custos e benefícios diretos e indiretos,
- ser ágil e flexível para atender às demandas de produtos, clientes e mercado,
- posicionar continuamente a empresa ao longo da cadeia de valor,
- ser orientado ao serviço,
- estar em constante evolução em todas as funções,
- implementar implicitamente a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa,
- envolver e integrar os fornecedores, e
- manter a gestão ativa de contratos e riscos.
Jürg Hodel resume a situação: “Essa transformação faz com que a aquisição passe de um nicho para o centro da empresa. A abordagem da Staufen já foi comprovada em vários setores, como mostram os exemplos a seguir: