Atualmente, o setor alemão de construção de máquinas está sofrendo com uma série única de fatores negativos: fraca demanda de investimento global, guerra na Ucrânia, agitação geopolítica, efeitos posteriores do coronavírus, problemas na cadeia de suprimentos, inflação e situações políticas incertas. Como resultado, a entrada de pedidos vem diminuindo há mais de um ano. A recuperação esperada ainda não ocorreu. Nos meses de março a maio de 2023, o número real de pedidos recebidos ficou mais uma vez 12% abaixo do nível do ano anterior. As operações ainda estão trabalhando com grandes carteiras de pedidos (11,6 meses). No entanto, elas estão se dissipando cada vez mais, de modo que, no segundo semestre de 2023, provavelmente haverá um declínio na produção e nas vendas.
A indústria alemã de máquinas está habituada a declínios cíclicos e a crises; os seus membros não se deixam abater, mas, ao inv[es disso, continuam a impulsionar a inovação. De acordo com um inquérito da VDMA, 59% das empresas de máquinas investiram mais em Pesquisa e Desenvolvimento no ano passado. E 54% pretende investir em 2023. Os setores de robótica e automação lucrarão com isso, como demonstrou recentemente a feira de robótica Automatica, em Munique. O setor está em expansão e espera um aumento de 13% nas vendas este ano, com soluções inovadoras que podem ser usadas para combater a escassez de mão de obra qualificada. A Hannover Messe também foi uma vitória para os fabricantes de máquinas. Os expositores apresentaram tecnologias que podem ser usadas para combater as mudanças climáticas e avançar na produção inteligente (Manufacturing-X). Eles mostraram que os fabricantes de máquinas têm soluções para a proteção climática de longo prazo. Infelizmente, muitos clientes – devido também à agitação política – ainda estão tendo o retorno esperado se seus investimentos.
falta profissionais qualificados
O lado positivo é que, com a diminuição da atividade econômica, há menos problemas nas cadeias de suprimentos. Outro grande problema é a falta de mão de obra qualificada. 97% das empresas de máquinas enfrentaram gargalos relacionados à mão de obra qualificada, que pioraram desde 2022 e continuarão. Portanto, processos eficientes e digitalizados e a criação de valor baseada em dados se tornarão ainda mais importantes para os fabricantes de máquinas alemães, a fim de permanecerem na vanguarda global da produção industrial.
A DIGITALIZAÇÃO OFERECE UM ENORME POTENCIAL
Em outros destaques do setor, como o Aachener Werkzeugmaschinen Kolloquium (AWK), demonstramos as possibilidades e os benefícios da digitalização, da economia da reciclagem e do upcycling para uma grande variedade de representantes do setor. O potencial é enorme, e as empresas estão apenas começando a explorá-lo. O “Metaverso Industrial” e o “Net-zero” descrevem metas exigentes e mais elevadas, neste processo, muitas empresas do setor precisam primeiro enfrentar desafios muito mais imediatos. As preocupações são formar uma estratégia corporativa que forneça orientação e também descrever e implementar as próximas etapas operacionais. Nesse ponto, as empresas não devem negligenciar os desafios cotidianos do negócio.
O estudo intersetorial realizado pela Staufen no primeiro semestre de 2023 com mais de 400 empresas na Europa de língua alemã também confirma isso. Para se tornarem simultaneamente digitais, eficientes, sustentáveis e resilientes, muitas empresas estão enfrentando grandes desafios atualmente. O estudo demonstra que as diretorias executivas do setor definiram claramente sua bússola estratégica. A base para essas empresas sustentáveis, com capacidade de transformação e resilientes é e continua sendo a excelência operacional e digital. Somente com isso as empresas podem realizar atividades novas ou entre empresas para buscar a sustentabilidade e a reformulação da cadeia de suprimentos.
No entanto, a situação atual também é impulsionadora, especialmente em relação à eficiência. Acredita-se que o potencial da digitalização, bem como da sustentabilidade e da cadeia de suprimentos, seja bastante alto. Além disso, as empresas concordam que devem abordar esses tópicos de forma intensiva.
Essas declarações também refletem a necessidade de uma estratégia eficaz e de uma implementação sustentável nas áreas operacionais. As capacidades existem; elas só precisam ser orientadas e gerenciadas.