Blog

Supply Chain: Como ficar à frente da crise com o apoio da inteligência artificial

Blog
June 15, 2023 | Supply Chain Network Management

As redes de valor precisam se tornar mais resilientes. A digitalização e a inteligência artificial (IA) criam transparência e ajudam as empresas a reagir mais rapidamente às mudanças.  

As cadeias de suprimentos diminuíram nos últimos meses. Mas isso não é motivo para respirar aliviado. Em um momento em que as empresas encomendam matérias-primas, componentes e peças de reposição globalmente, muitas cadeias de suprimentos ainda não são claras ou flexíveis o suficiente. Para sete em cada dez empresas suíças, está claro que sua rede de valor tem um potencial significativo de melhoria, como mostra o estudo da Staufen “Future in Change”.

Quanto potencial sua empresa ainda tem para tornar sua cadeia de suprimentos mais eficiente?
É assim que as empresas manipulam dados em suas cadeias de suprimentos hoje:

40% das empresas entrevistadas ainda nao tem uma estratégia de dados adequada.

Para a grande maioria, o foco está na maior digitalização dos processos para garantir maior resiliência da cadeia de suprimentos. No entanto, quatro em cada dez empresas não têm uma estratégia de dados adequada. “Atualmente, em muitas empresas, o planejamento desde a compra até a entrega ainda é feito no Excel. Isso não só é propenso a erros, mas também impede uma visão consistente do processo e de decisões voltadas para o futuro”, diz o gerente sênior Achim Schwichtenberg.

DECISÕES BASEADAS EM FATOS COM IA

Somente com a eliminação dos silos de dados é possível disponibilizar e tornar transparentes as informações em toda a rede da cadeia de suprimentos. Com base nisso, ao usar a IA, uma organização pode obter valor na forma de tomada de decisões preditivas a partir de fatos gerados, ao invés de confiar nos instintos dos indivíduos.

Uma empresa especialista global em soldagem mostra como os dados podem ser aproveitados em toda a cadeia de suprimentos. A empresa havia crescido de forma descentralizada ao longo dos anos, com quase quarenta subsidiárias nacionais. As informações eram organizadas em seus respectivos locais. Sem um conjunto de dados centralizado, havia uma falta de visibilidade em todo o ecossistema e no estoque global, o que resultava em uma entrega lenta. Com a redução das margens, o time de gestão decidiu acabar com os silos e transformar as operações de dados. Hoje, por exemplo, um número de material uniforme para cada item garante transparência nos estoques do ecossistema em todo o mundo. O software analisa a origem do que é adquirido.

“Como resultado, os estoques e o capital imobilizado foram significativamente reduzidos”, diz o especialista da Staufen.Inova. Enquanto isso, a empresa também está usando IA para tomar decisões preditivas com base em seus dados. As previsões também são usadas para que a empresa possa se comunicar com os fornecedores. Ela agora toma decisões de forma proativa, ao invés de tomar decisões após a ocorrência de um problema. Graças à cadeia de suprimentos resiliente, a gestão da companhia conseguiu antecipar possíveis interrupções e economizar custos mesmo durante a multicrise, pois não houve gargalos de suprimento em nenhum momento. Além disso, a IA também está ajudando a empresa a identificar onde é possível crescer. Já foi conquistada uma nova participação no mercado e as vendas e margens aumentaram.

A digitalização e a mudança cultural devem andar de mãos dadas

A digitalização e a criação eficiente de valor são as duas questões que preocupam a maioria das empresas atualmente, de acordo com a pesquisa. No entanto, pouquíssimas empresas conseguem implementar as soluções digitais certas para reduzir custos, aumentar a pontualidade nas entregas e melhorar a qualidade da produção.

Além disso, não basta apenas integrar a tecnologia e a análise de dados. As empresas também precisam fazer uma mudança cultural para se tornarem uma organização de autoaprendizagem e melhoria contínua. Devem ser feitos investimentos no treinamento digital dos funcionários e no recrutamento de novos talentos digitais. E, por último, mas não menos importante, são necessários novos modelos de parceria. Somente quando a rede da cadeia de suprimentos for robusta e resistente a interrupções é que os níveis mais altos de capacidade de resposta automatizada poderão ser implementados com sucesso.

A digitalização da cadeia de suprimentos deve ser sempre abordada a partir de um caso de uso específico. Faz sentido começar com pequenos projetos e aprender com eles.

Achim Schwichtenberg, Senior Manager Staufen.Inova
cover mockup white paper Staufen AG concerning supply chain network management

Como será uma cadeia de suprimentos ESTÁVEL no futuro?

Este white paper identifica os futuros desafios e requisitos das redes de valor, explora as dimensões de uma boa gestão da cadeia de suprimentos, explica a necessidade de gestão de riscos e mostra como sua empresa pode obter uma rede bem-sucedida em cinco etapas.

leia mais sobre Supply Chain

What must future supply chain management be capable of?

Innovative supply chains are characterized by strong customer orientation, excellent performance, and high flexibility and agility in the face of new market and environmental requirements. If the supply chain is transformed from a cost factor to a success factor, it can become an integral part of the competitive strategy. Thomas Spiess is a Member of the Management Board of STAUFEN.INOVA AG in Switzerland. He studied mechanical engineering at ETH Zurich and has been an expert for supply chain management for almost 30 years.

Ler mais
Blog

Transparência da cadeia de suprimentos: tornando as cadeias de suprimentos resilientes e compatíveis

As atuais crises estão pressionando continuamente as cadeias de suprimentos globais. Neste contexto, dominar a complexidade da própria rede de criação de valor tornou-se não só um fator competitivo decisivo, mas também um fator de sobrevivência para as empresas.

Ler mais

Gestão da Cadeia de Suprimentos

As atuais crises que vivenciamos deixaram claro o quão frágeis são as cadeias de abastecimento globais. Riscos geopolíticos, aumento da regulamentação e ataques cibernéticos que estão se tornando cada vez mais sofisticados são apenas alguns exemplos que garantirão pressão no futuro.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button