Metodologia e método

Operational Excellence

precisamos definitivamente não apenas nos familiarizar com o processo em si, mas também com as condições e os limites do seu uso.

Como já foi dito muitas vezes, é fato que nos encontramos em um ambiente de mudanças operacionais constantes. Não sei quanto a você, mas regularmente encontro pessoas que falam com certo grau de resignação sobre a “próxima grande novidade” que está por vir. Elas já viram de tudo e se perguntam o que há de novo na iniciativa mais recente. Além disso – e isso é particularmente estressante – o conceito anterior nem sequer teve a chance de se espalhar por toda a empresa. Os resultados ainda são escassos em muitas áreas, e há a impressão de que as mesmas metas estão sendo perseguidas com um nome diferente e que se está realmente “mexendo no escuro”. A nova iniciativa é simplesmente um capricho da gerência. Ela é feita porque os concorrentes começaram a fazer isso recentemente. Às vezes, desejamos que esses “modismos” simplesmente desapareçam. Tudo isso já foi dito, mas talvez ainda não tenha sido dito por todos.

Frank Krause
senior partner, staufen.ag

O historiador e sociólogo Stefan Kühl apresenta um argumento semelhante. Ele até apóia a hipótese de que não houve novas idéias importantes com relação à estruturação de organizações pós-burocráticas desde a década de 1930. Tudo já foi feito antes e está simplesmente sendo reinventado várias vezes com nomes diferentes. Essa situação lhe parece familiar?

Há muitos motivos para usar um novo método. Eles vão desde o marketing pessoal até a obtenção de conhecimento, e às vezes é simplesmente divertido tentar algo novo, desde que os riscos sejam insignificantes. Mas essa diversão de implementar novas ideias não deve nos fazer perder de vista as questões de critérios e os motivos do método e sua adequação para atingir a meta. A metodologia nos diz quando e por que aplicar um método. E é exatamente isso que muitas vezes não é levado em conta. Se o sistema de produção da Toyota não foi adequadamente eficaz, isso geralmente se deve ao fato de que sua metodologia inerente foi ignorada. Ao mudar os processos técnicos em particular, o uso de um método não é apenas estritamente para um propósito, mas também uma parte de uma estrutura abrangente de métodos. Isso significa que certas condições são essenciais para a utilização de um método. Além disso, o efeito dos métodos é fundamentalmente limitado.


Todo método destinado a simplificar o fluxo de valor precisa de certos pré-requisitos para ser eficaz.

Frank Krause
senior partner, staufen.ag

Que papel esse princípio desempenha na transformação para uma empresa Lean? Lembro-me dos primeiros anos do “Movimento Lean”. Em meados dos anos 90, voltei de uma viagem de estudos no Japão, entusiasmado com o Kanban, e imediatamente comecei a colar cartões coloridos em todos os contêineres disponíveis. Um pouco mais tarde, percebi que a gestão de suprimento de materiais não funcionava como esperávamos. Estudamos as regras para a introdução do Kanban e, gradualmente, chegamos à conclusão de que talvez devêssemos primeiro ter estabilizado os processos, talvez até aumentado o grau de interconexão – talvez alguns dos loops do Kanban pudessem ter sido evitados. Hoje, depois de 30 anos do movimento Lean, essas anedotas provocam apenas um sorriso, porque sabemos: todo método destinado a simplificar o fluxo de valor precisa de certos pré-requisitos para ser eficaz. Se esses pré-requisitos não existirem ou, pior ainda, se não forem criados propositalmente, não haverá sucesso. “Trivial!”, você pode pensar. “Não totalmente”, eu argumentaria e o lembraria das quatro características de um sistema Lean, que são criadas por métodos mutuamente dependentes e devem ser aplicadas em uma determinada sequência.

Por exemplo, não faz sentido ignorar veementemente o requisito de interconexão e depois se surpreender com a baixa qualidade da sincronização e com os tempos de processamento flutuantes. A estabilidade do processo é uma condição essencial para a interconexão, assim como a interconexão é uma condição essencial para a sincronização.

Você reconhece a mensagem? As empresas geralmente têm apenas um objetivo imediato em mente com relação a uma aplicação, mas isso é míope. Porque elas ignoram o fato de que isso tem consequências para o curso do projeto. Na próxima etapa do projeto, o uso de um método subsequente provavelmente será necessário – também poderíamos chamar isso de “método consecutivo”. Isso deve ser levado em consideração desde o início. Caso contrário, colocaremos em risco o sucesso do projeto e colocaremos em dúvida a integridade de toda a iniciativa. E tudo isso porque não estávamos dispostos a olhar para o próximo “obstáculo”.

Idealmente, um fluxo de valor Lean requer a interconexão de todos os processos. Aqui, você deve fazer todo o possível para garantir que a interconexão seja possível, pois ela estabiliza a pressão de implementação na direção da solução de problemas e aumenta a confiabilidade.

Momentos como esse também mostram até que ponto a “virada da pirâmide” foi bem-sucedida. Essa metáfora representa a interação entre todas as funções. Cada uma delas é avaliada com base no que pode contribuir para a simplificação do fluxo de valor. Somente quando a menor distância possível entre todos os processos tiver sido alcançada é que será sensato pensar em sincronização. Ninguém tentaria sincronizar processos que estão localizados a 10 metros de distância um do outro. Portanto, vamos nos lembrar: Todo método requer condições (pré-requisitos) para ser eficaz. As estruturas de métodos, como o sistema de produção da Toyota, só são eficazes quando os pré-requisitos são atendidos, o que significa que a metodologia é observada por todos os funcionários da empresa. Isso é tão importante para o sucesso do projeto quanto a especialização em relação aos métodos individuais.

baixe GRATUITAMENTE a versão online da revista

leia mais sobre este tema

Illustration springende Person auf Papierfliegern
Blog
November 15, 2022

Como lidar com as conflitantes demandas da liderança? (Parte 1)

Para liderar, é necessário equilibrar interesses para resolver os conflitos. Não existe um padrão estático para o comportamento da liderança. É muito mais importante enfrentar as contradições e aceitá-las; caso contrário, qualquer tentativa de resolvê-las está fadada ao fracasso.

Ler mais
Operation Management
June 16, 2021

Excelência Operacional

A EXCELÊNCIA OPERACIONAL NÃO É A SOMA DE MEDIDAS isoladas Uma estratégia de Excelência Operacional é o produto da melhoria de processos, do empoderamento dos funcionários e da gestão do desempenho financeiro da organização. Essa interação é o que leva ao que nós, na Staufen, entendemos como Excelência Operacional. Com isso em mente, construir uma…

Ler mais
Blog
December 6, 2022

Como lidar com as conflitantes demandas da liderança? (Parte 2)

Para liderar, é necessário equilibrar interesses para resolver os conflitos. Não existe um padrão estático para o comportamento da liderança. É muito mais importante enfrentar as contradições e aceitá-las; caso contrário, qualquer tentativa de resolvê-las está fadada ao fracasso.

Ler mais

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button