A realidade é que não se pode dar uma resposta geral para essa questão, pois é necessário equilibrar interesses para resolver os conflitos. Não existe um padrão estático para o comportamento da liderança. É muito mais importante enfrentar as contradições e aceitá-las; caso contrário, qualquer tentativa de resolvê-las está fadada ao fracasso.
A LIDERANÇA PERMITE EXPERIÊNCIAS QUE MUDAM OS PADRÕES DE PENSAMENTO
Como um líder que entende do assunto e possui a competência necessária para avaliá-lo, você convida seu time para experimentar (com ideias) e, se necessário, os orienta – mas sem ditar uma solução. Os mentores só podem permitir a mudança nos seus subordinados se fornecerem condições de aprendizagem que lhes permitam refletir sobre a sua própria experiência e, como resultado, compreender o raciocínio dos mentores sobre o motivo pelo qual a mudança deve ocorrer.
A LIDERANÇA EXEMPLifica COM CREDIBILIDADE UM SISTEMA DE VALOR NA PRÁTICA
A credibilidade é uma fonte decisiva de energia em uma empresa. Ser credível significa ser capaz de fazer os outros acreditarem em algo. A questão principal é: O que eu acredito ser verdade, mesmo que não possa ser provado imediatamente para mim? Os valores regulam o equilíbrio entre os interesses de uma empresa e as necessidades pessoais dos funcionários.
LÍDERES VERIFICAM REGULARMENTE SUA EFICÁCIA ATRAVÉS DE COACHING
Se a alta gestão não for mais capaz de avaliar adequadamente o desempenho de uma empresa e seus problemas, ela poderá não mais impactar a empresa. Se os recursos a bordo não forem mais suficientes, não tenha medo de pedir ajuda externa.
Textos nunca são criados quando você está sozinho. Seus próprios pensamentos também são sempre o resultado de estímulos externos.
Os seguintes autores me inspiraram neste processo: Tom DeMarco, Peter Drucker, Ulrike Herrmann, Gerald Hüther, Daniel T. Jones, Stefan Kühl, Rupert Lay, Jeffrey K. Liker, Michael Löhner, Fredmund Malik, Hans A. Pestalozzi, Richard D. Precht, Marshall B. Rosenberg, Mike Rother, Friedemann Schulz von Thun, Reinhard Sprenger, Frederic Vester, Harald Welzer e James P. Womack.