A Saint-Gobain, gigante multinacional com raízes no século XVII na França, sempre foi sinônimo de produtos de altíssima qualidade.
Com a evolução do mercado e, sobretudo, as mudanças no perfil de consumo da Construção Civil pós-pandemia de Covid-19, a divisão de produtos para construção – composta pelas marcas Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon, dentro da Saint-Gobain conhecida como PPC (Produtos para Construção) -, se viu diante do desafio de adaptar sua complexa cadeia de suprimentos para atender às novas demandas de um portfólio diversificado e um mercado cada vez mais dinâmico no Brasil.
Para enfrentar este desafio, a Saint-Gobain contou com a expertise da Staufen, resultando em uma transformação logística que está redefinindo a excelência operacional da subsidiária brasileira.
Uma nova era de complexidade logística
Com uma presença global sólida, a Saint-Gobain oferece soluções para uma ampla gama de mercados, incluindo indústria, construção e mobilidade. No entanto, a transição do mercado para um ambiente mais dinâmico e exigente trouxe mudanças significativas, especialmente para a Quartzolit, onde pequenos e médios varejistas agora compõem a maioria da clientela.
Esse contexto, combinado com um significativo aumento no portfólio de produtos, impulsionou uma revisão completa das operações logísticas da empresa. Segundo Luiz Manssur, diretor executivo de Supply Chain da Saint-Gobain Brasil, “Hoje, a Quartzolit não apenas mantém o compromisso com a qualidade, mas também precisa gerenciar um portfólio consideravelmente expandido, atendendo a um perfil de cliente que demanda maior agilidade e flexibilidade”. Ele acrescenta: “Essa mudança exigiu que nossa operação logística se adaptasse para lidar com pedidos mais frequentes e em lotes menores, uma realidade muito diferente da anterior. A gestão de estoques se tornou mais complexa, exigindo maior eficiência para evitar impactos negativos em custos e serviços”.
a gestão Dos ESTOQUEs TORNOU-SE MAIS COMPLEXa, EXIGINDO MAIOR EFICIÊNCIA PARA MITIGAR OS IMPACTOS SOBRE OS CUSTOS E A QUALIDADE DO SERVIÇO.
Luiz Manssur
diretor executivo de Supply Chain, Saint-Gobain Brazil
A SOLUÇÃO: UM PROJETO em colaboração COM A STAUFEN
Para enfrentar esses desafios, a solução começou a ser desenhada a partir de um projeto piloto de otimização logística. Este projeto incluiu uma revisão completa dos processos existentes, incluindo layout e estruturas, além da análise detalhada de necessidades específicas, como o fluxo de movimentação e dimensionamento de estoques. As melhorias foram implementadas não apenas nos armazéns das fábricas, mas também nos centros de distribuição. “Revisitar todos os processos e buscar a melhor tecnologia para essa nova gestão foi fundamental”, ressalta Manssur. “A escolha do Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) mais adequado às necessidades Saint Gobain foi um dos pilares desta transformação, permitindo uma gestão mais eficiente e integrada”, explica.
Resultados tangíveis: Eficiência e Expansão
Os resultados foram impressionantes. A partir da otimização conduzida pela Staufen, as operações logísticas das fábricas e centros de distribuição da Quartzolit foram segmentadas e redesenhadas, resultando em maior eficiência e aumento de capacidade tanto no armazenamento quanto na expedição, sem aumento nos custos operacionais. Luiz Manssur avalia: “Atualmente, conseguimos distribuir de forma eficiente e pontual um portfólio de produtos 25% maior, processando 15% mais pedidos e com redução de 14% no tamanho dos lotes, em comparação com o período pré-pandemia”.
Além da melhoria nas operações diárias, o centro de distribuição de São Paulo, por exemplo, agora consegue atender seus pedidos em apenas um dia, um avanço significativo em relação aos três dias anteriormente aceitos pelo mercado de construção.
sobre a Saint-Gobain
A Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções inovadoras, atendendo a setores que vão desde a construção civil até as indústrias de alta tecnologia. No Brasil, onde atua há mais de 80 anos, a empresa administra um portfólio diversificado de marcas, incluindo Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover, Ecophon, Norton, PAM, Sekurit e Telhanorte. Com uma força de trabalho superior a 20.000 funcionários, a Saint-Gobain Brasil atualmente supervisiona 58 fábricas, 42 centros de distribuição, 10 minas, 74 lojas, 9 escritórios comerciais e um centro de pesquisa e desenvolvimento dedicado.
76
países
170.000
colaboradores EM TODO O MUNDO
47,900
MM EUR EM VENDAS NO MUNDO TODO
Expansão da Transformação
Com o sucesso inicial, a Saint-Gobain Brasil planeja agora expandir este modelo otimizado para outros negócios do grupo. Um escritório de engenharia logística foi criado, composto por especialistas responsáveis pelo desenho e implementação do projeto em operações menos complexas, preparando o terreno para futuras expansões. “Através de um projeto bem estruturado e focado em resultados, nós não só atendemos às novas demandas do mercado, mas também nos posicionamos para um crescimento contínuo e sustentável, que certamente será modelo para as nossas outras unidades”, finaliza o diretor executivo de Supply Chain da Saint-Gobain Brasil.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Staufen, a sua referência em excelência operacional. Como líder em consultoria de gestão para excelência operacional, capacitamos nossos clientes a melhorar os resultados em todas as áreas da cadeia de valor.