Suzano combina Excelência Operacional à capacidade de aproveitar as externalidades para crescer de forma sustentável
Ao alavancar a Excelência Operacional, a Suzano alcançou receita e lucratividade recordes, apesar de desafios como a redução dos preços da celulose em 2023. O foco da Suzano na liderança e no aprendizado contínuo reflete sua capacidade de transformar desafios em oportunidades, garantindo um futuro promissor para a empresa e suas comunidades.
A EXCELÊNCIA OPERACIONAL E OS INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS GARANTEM O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
A Suzano, a maior fabricante de celulose do mundo e uma das principais produtoras de papel da América Latina, integrou perfeitamente a excelência operacional à capacidade de aproveitar as externalidades da melhor forma possível, garantindo um sucesso duradouro ao longo dos anos. Atualmente, a empresa emprega mais de 49.000 pessoas em 13 fábricas no Brasil, além de 1 joint operation (Veracel) e 1 joint venture (Woodspin), com o apoio de dez escritórios internacionais.
Fundada em 1924, a Suzano tem colecionado nos últimos dois anos os melhores resultados de sua história. Conseguiu bater seus próprios recordes de faturamento e lucratividade. Em 2022, a Suzano registrou geração de caixa operacional recorde e, em 2023, apesar do cenário desafiador, com a redução nos preços médios da celulose e do maior desembolso anual de sua trajetória, a empresa manteve uma sólida geração de caixa, preservando a dívida líquida em patamares saudáveis.
Em uma entrevista exclusiva à Staufen Magazine, Claudinei Matos, Diretor de Operações Industriais de Bens de Consumo da Suzano, compartilhou os desafios enfrentados pela companhia e os impactos positivos dos investimentos em liderança e padronização de processos. Atualmente, a maioria das fábricas da Suzano já contam o gerenciamento diário implementado, com o apoio da Staufen, e as tarefas da liderança já fazem parte da rotina e do modelo de gestão de toda a companhia.
Desafios e estratégias de crescimento
Com um século de operações, a Suzano enfrentou e continua enfrentando desafios significativos para atingir seus objetivos estratégicos, conforme explica Claudinei Matos. “Assim como outras empresas brasileiras em crescimento, precisamos garantir o padrão das nossas operações dentro de uma estratégia de aumento de volume, de forma organizada, com foco na qualidade dos produtos e respeito ao meio ambiente”, explica Claudinei Matos. Ele acrescenta: “Isso só é possível com o engajamento das pessoas, a partir de uma importante mudança de comportamento das lideranças que trouxe à Suzano uma completa transformação cultural, além de expressivos ganhos de produtividade, qualidade, custo e entregas”.
Implementação de metodologias em diversos negócios
As operações industriais da Suzano incluem unidades de papel tissue, papel para imprimir e escrever, operações de celulose e uma vasta área florestal, o que torna a padronização de metodologias um desafio complexo.
De acordo com Matos, a equipe dedicada de Excelência Operacional da Suzano respeita os requisitos exclusivos de cada linha de negócios. “A implementação de estratégias de excelência operacional em bens de consumo difere significativamente das operações florestais. Embora os princípios de engajamento e certas ferramentas permaneçam consistentes, eles são adaptados para atender às necessidades específicas de cada negócio”, esclarece o diretor.
COMO LÍDERES NA SUZANO, NÃO APENAS CRIAMOS E COMPARTILHAMOS VALORES, MAS TAMBÉM INSPIRAMOS POR MEIO DE NOSSAS AÇÕES. A LIDERANÇA PROMOVE DISCIPLINA, INTEGRAÇÃO E MOTIVAÇÃO. ELA IMPULSIONA A MUDANÇA CULTURAL, QUE FORMA A BASE PARA O SUCESSO DA EMPRESA.
Claudinei Matos
DIRETOR DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS DE BENS DE CONSUMO, SUZANO
A importância da liderança
O investimento da Suzano na implementação de rotinas de gerenciamento diário já produziu resultados positivos. “Com o apoio da Staufen, introduzimos um modelo de gerenciamento diário altamente prático e poderoso que estimula a liderança e engaja as equipes. Os quadros operacionais facilitam discussões rápidas e focadas com as equipes, analisando os resultados diários, identificando os principais desvios e monitorando as ações de contenção e melhoria. Dar ouvido às pessoas fortalece os processos e é desta forma que estamos formando uma nova geração de líderes na Suzano, para continuar entregando resultados e crescendo”, explica Matos.
Claudinei ressalta o papel fundamental da liderança na padronização das melhores práticas em todas as operações da Suzano. Ele enfatiza que a liderança deve ser o exemplo: “Como líderes da Suzano, nós não apenas criamos e compartilhamos valor, mas também inspiramos por meio de ações. A liderança promove a disciplina, a integração e a motivação, impulsionando a mudança cultural que sustenta o sucesso do negócio”.
A Suzano valoriza muito o aprendizado contínuo, extraindo insights de outros setores para inovar e implementar soluções eficazes. “Permanecemos atentos ao que está acontecendo em outras plantas, aprendendo continuamente para trazer novas maneiras de resolver problemas e implementar soluções na organização. A história centenária da Suzano é uma prova de que a inovação e a excelência na gestão podem transformar desafios em oportunidades, garantindo um futuro promissor para a empresa e para as comunidades onde atua”, finaliza o diretor de operações industriais de bens de consumo da Suzano.
sobre a suzano
Com mais de 49.000 funcionários em 13 fábricas brasileiras e operações internacionais, a Suzano é, na verdade, a maior fabricante de celulose do mundo, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil.
49.000
colaboradores
13
FÁBRICAS BRASILEIRAS
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Staufen, a sua referência em excelência operacional. Como líder em consultoria de gestão para excelência operacional, capacitamos nossos clientes a melhorar os resultados em todas as áreas da cadeia de valor.