De acordo com o estudo “Future Industry 2023”, 49% das empresas pesquisadas estão trabalhando ativamente com a digitalização. As demais ainda estão presas em projetos isolados ou ainda não encontraram um verdadeiro acesso a esse tema. Para o estudo, a Consultoria Staufen pesquisou mais de 400 empresas da Europa de língua alemã.
Fábricas inteligentes com máquinas inteligentes, processos eficientes, veículos de transporte autônomos e robôs dominam a discussão sobre a Indústria 4.0 há anos. Seis em cada dez empresas colocaram sua própria digitalização no topo da agenda novamente este ano. “Quando se trata da implementação real, ainda há muito a ser feito para explorar todo o potencial da digitalização”, diz Michael Feldmeth, que gerencia a unidade de prática Digital e Indústria 4.0 na Staufen. “Muitas empresas ainda possuem apenas projetos isolados e nem sempre coordenados”, explica
MAIOR POTENCIAL DE DIGITALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO E NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
De acordo com o estudo, 59% das empresas estão avançando com projetos de digitalização, apesar da situação econômica tensa. Quase metade (44%) já iniciou novos projetos. A maioria das empresas (86%) prometeu a si mesma maior eficiência. Cerca de 75% delas também espera maior transparência nos processos e, em mais da metade das empresas (57%), a digitalização também deve ajudar a reduzir os custos. Além da produção (62%), o setor vê o maior potencial na otimização da rede da cadeia de suprimentos (60%). “Frequentemente, é uma questão de abordagem. Todas as empresas sabem que precisam se digitalizar. No entanto, muitas ainda não sabem como podem obter o melhor da digitalização e, portanto, começam com projetos para aumentar a eficiência”, diz Feldmeth, especialista em digitalização.
EXPLORAÇÃO DE NOVOS MERCADOS COM MODELOS DE NEGÓCIOS ALTERNATIVOS
Para os consultores da Staufen, esse pode ser apenas o primeiro passo. “O maior benefício da digitalização está no desenvolvimento de novos modelos de negócios. Os pioneiros da Indústria 4.0 já perceberam isso e implementaram a tecnologia de forma estratégica.” No entanto, apenas metade das empresas está avançando na digitalização de forma estratégica. Mais de 70% delas oferecem serviços com funcionalidades da Indústria 4.0, por exemplo, na área de manutenção preditiva, mas apenas 3% já desenvolveram novos modelos de negócios em uma base digital. “Em particular, os projetos isolados de digitalização ajudam as empresas de pequeno e médio porte a superar a crise atual. Mas quem quiser se preparar para o futuro a longo prazo precisa de modelos de negócios alternativos para poder explorar novos mercados e potencial de vendas”, diz Michael Feldmeth.
sobre o estudo “Future Industry 2023”
Para o estudo, a consultoria Staufen AG entrevistou um total de 401 empresas na Alemanha, Áustria e Suíça sobre os tópicos digitalização, criação eficiente de valor, sustentabilidade e redes resilientes. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2023.