Por exemplo, se um proprietário de empresa não consegue encontrar um sucessor para sua obra de vida, a Indus Holding é um dos principais endereços na Alemanha. Mas a empresa de investimentos de Bergisch Gladbach, na Alemanha, não apenas compra empresas, mas também as melhora a longo prazo – como em projetos com a Staufen AG.
Muitas empresas de médio porte bem-sucedidas na Alemanha são administradas por famílias. Isso frequentemente torna o planejamento de sucessão um desafio particular para elas. O Instituto de Pesquisa para Pequenas e Médias Empresas em Bonn estima que até 2026 cerca de 30.000 empresas familiares terão que ser transferidas a cada ano devido à saída dos proprietários por motivos pessoais. “Muitos acham difícil se separar da empresa que construíram. No entanto, eles devem providenciar o sucessor com antecedência para garantir o sucesso de sua obra de vida”, diz Christoph Wurst, que lidera a divisão de private equity da Staufen AG.
lar de longo prazo para empresas de médio porte
Se não houver ninguém na família ou na gestão da empresa para encontrar um sucessor, vendê-la a um investidor como a Indus Holding de Bergisch Gladbach muitas vezes ajuda. “Como uma holding industrial, compramos e desenvolvemos empresas de médio porte orientadas para a tecnologia”, explica Axel Meyer, membro do conselho da Indus Holding AG. A Indus se concentra em empresas nos segmentos de engenharia, infraestrutura e materiais. O grupo atualmente possui 45 empresas em seu portfólio.
“Na indústria, somos conhecidos como uma casa de longo prazo para empresas de médio porte”, continua Meyer. O perfil elevado da Indus frequentemente leva os empreendedores a ligarem diretamente para Bergisch Gladbach ou, como primeiro passo, simplesmente enviarem um e-mail. O membro do conselho da Indus, Meyer, gosta dessa mentalidade prática típica de empreendedores bem-sucedidos: “Esses são os melhores casos quando o proprietário confia em nós desde o início para continuar sua obra de vida”.
Axel Meyer
Member of the Board
Indus Holding AG
O INVESTIDOR COMO PARCEIRO DE TREINO E COACH
Quando uma empresa é vendida para a Indus, ela mantém um alto grau de liberdade empreendedora: “Todas as nossas aquisições são muito bem-sucedidas e possuem modelos de negócios estabelecidos. Queremos desenvolvê-los ainda mais, por exemplo, promovendo sua internacionalização e pensando em novas famílias de produtos. Nos vemos como um parceiro de treino e coach, mas não como um piso executivo que intervém operacionalmente”.
Palavra-chave coaching: A iniciativa da Indus “Melhorando o Desempenho” tem como objetivo apoiar as empresas na melhoria contínua de seus processos de negócios. O objetivo é otimizar tanto a posição no mercado quanto a excelência operacional. Na área de lean management, a Indus estabeleceu um programa de treinamento e educação em várias etapas em conjunto com a Staufen e já treinou cerca de 100 especialistas e gestores em excelência operacional ao longo dos anos. “Juntos, equipamos as empresas com os métodos necessários e o know-how correspondente. Este treinamento inicial significa que elas podem abordar independentemente outras questões de melhoria”, explica Axel Meyer. O consultor da Staufen, Jürgen Endress, acrescenta: “Nossos cursos de treinamento também oferecem aos especialistas e gestores das empresas do portfólio uma ótima oportunidade de aprender uns com os outros e de criar redes”.
TROCA COM VISOR ABERTo
E qual é a relação entre a empresa de investimentos e a participação em tempos difíceis? Axel Meyer não tem preocupações quanto a isso: “Se o resultado ficar sob pressão devido a uma deterioração nas condições gerais – como preços significativamente mais altos de materiais e energia etc. – nós, como empresa de investimentos, nos aproximamos da empresa. Em um intercâmbio direto, por assim dizer, com um visor aberto, procuramos soluções junto com a empresa do portfólio. E então seguimos em frente com toda a nossa força, com dinheiro e conhecimento especializado. Ao mesmo tempo, temos a paciência necessária para permitir que as coisas se desenvolvam. Ao contrário dos fornecedores tradicionais de private equity, não apoiamos uma empresa por um período de tempo determinado, mas permanentemente com o objetivo de mantê-la agregando valor”.
A EMPRESA
A Indus Holding AG é uma empresa de investimentos alemã listada no SDAX. A empresa foi fundada em 1989 e tem sede em Bergisch Gladbach. A Indus investe a longo prazo em campeões ocultos orientados para a tecnologia em empresas de médio porte de língua alemã e atualmente possui 45 empresas em seu portfólio. Em 2022, o Grupo Indus gerou vendas de cerca de 1,8 bilhão de euros com cerca de 10.000 funcionários.