Estabilidade de rastreamento em vez de uma montanha-russa

Supply Chain Network Management

Durante a pandemia de Coronavírus, os fabricantes de bicicletas encomendaram tantos componentes de seus fornecedores que não conseguiam mais acompanhar. A indústria de bicicletas ainda sente os efeitos disso. O fabricante de E-Bikes FLYER está utilizando sua experiência para tornar sua própria rede de cadeia de suprimentos mais transparente e resiliente.

Cada vez mais pessoas estão usando bicicletas, não apenas nas cidades, mas também em áreas rurais, e percorrendo distâncias mais longas com elas. A razão para isso é o sucesso avassalador das e-bikes. Uma em cada duas bicicletas vendidas na Alemanha agora possui um motor elétrico. Durante anos, era difícil adquirir uma dessas bicicletas de alta qualidade. A razão para isso foi a pandemia. Porque durante todo o período do coronavírus, empresas do setor como o fabricante suíço de e-bikes FLYER tiveram grandes problemas com suas redes de cadeia de suprimentos. “Muitas vezes sentíamos que estávamos em uma montanha-russa”, lembra o Diretor de Operações Marco Furter.

TEMPO DE ENTREGA DE 24 MESES PARA UM CÂMBIO

Embora a demanda já estivesse crescendo constantemente antes da Covid, ela atingiu “como um raio” no início da pandemia. Furter diz: “Os esportes de repente estavam em destaque. Todo mundo queria estar ao ar livre.” Mas a alegria dos fabricantes com seus livros de pedidos cheios logo desapareceu. “Os fornecedores foram inundados com pedidos globais e os prazos de entrega dispararam.” Por exemplo, o prazo de entrega para um quadro de e-bike era de 12 meses, até 24 meses para os câmbios. Temendo não conseguir acompanhar a demanda, os revendedores encomendaram um número muito maior de e-bikes e os fabricantes encomendaram mais componentes do que o necessário dos fornecedores. Isso levou a gargalos de abastecimento e aumento acentuado nos preços das e-bikes.

Agora, os prazos de entrega estão lentamente voltando à normalidade, mas a indústria ainda está experimentando as réplicas do boom da pandemia: os depósitos dos revendedores estão cheios, modelos de vários anos estão alinhados um ao lado do outro para venda. Porque, depois de encomendar em vão durante a pandemia, os revendedores e fabricantes tiveram que receber a entrega assim que tudo estivesse disponível novamente. “Deveríamos ter planejado com mais cuidado e de forma mais estruturada, todos sabiam que não se pode surfar na onda para sempre, mas ninguém queria descer cedo demais”, diz Marco Furter, olhando para trás.

Marco Furter,
Chief Operating Officer at FLYER AG

Deveríamos ter planejado com mais cuidado e de forma mais estruturada. Todos sabiam que não se pode surfar na onda para sempre, mas ninguém queria descer cedo demais.

Marco Furter
Chief Operating Officer, Flyer AG

fabricantes de automóveis como exemplo: gerações em vez de modelos anuais

A Flyer tirou conclusões específicas da experiência adquirida nos últimos anos. Em conjunto com a Staufen.Inova, o fabricante começou a otimizar sua rede de cadeia de suprimentos. Por exemplo, a FLYER eliminou seus modelos anuais. O COO Furter diz: “Na indústria de bicicletas, sempre foi costume lançar novos modelos a cada ano. Agora estamos seguindo mais de perto o exemplo da indústria automobilística e oferecendo modelos geracionais, que estão no mercado por vários anos e têm ciclos de vida diferentes.”

Os fornecedores de componentes de bicicletas estão localizados principalmente em Taiwan, China e Vietnã. Há uma falta perceptível de know-how relacionado na Europa. Junto com um fabricante de quadros, a FLYER está planejando um projeto na Europa. Através da relocação, o fabricante espera economizar de 6 a 8 semanas na fabricação futura e criar mais resiliência na rede de cadeia de suprimentos.

O modelo de negócios do fabricante também foi adaptado: “produção por encomenda” tornou-se uma solução híbrida com porções de “produção para estoque”, com base em uma abordagem sistemática de planejamento de vendas e operações. Inspeções mensais garantem um planejamento coordenado e uniforme para os próximos 18 meses. “Para isso, tanto a situação em nossos próprios departamentos de montagem quanto o desempenho de entrega dos fornecedores são analisados muito precisamente”, diz Thomas Spiess, Gerente Sênior da Staufen.Inova. Em vez de confiar no instinto, informações de mercado e dados de previsões são agora usados para decidir quais modelos e configurações são impulsionados e como sincronizar de forma ótima a fase de introdução e descontinuação de modelos. O gerenciamento do ciclo de vida do produto recém-estabelecido também fornece uma visão dos próximos 36 meses. “No passado, nosso horizonte de planejamento era relativamente não estruturado. Agora, adotamos uma abordagem estruturada, mesmo para decisões de longo prazo, e consideramos para onde estamos indo com a FLYER e como alcançamos esse objetivo”, diz o COO da FLYER Furter. Espera-se que o excesso de bicicletas nas lojas e armazéns tenha diminuído até 2025, no máximo.

A EMPRESA

A Flyer é um fabricante suíço de e-bikes, sediado em Huttwil (Cantão de Berna). Na Suíça, a Flyer é líder de mercado em e-bikes. A empresa vende entre 70.000 e 90.000 e-bikes na Europa a cada ano, cerca da metade delas na Alemanha.

1995

FUNDAÇÃO

350

COLABORADORES

480

E-Bikes pOR DIA

Request the Magazine now as a digital or print version

Staufen Magazine 2023 Mockup Cover Artikel Skoda Group

    Fields marked with a * are required.

    I would additionally like to order the Magazine as a print version

    By clicking on "Request Magazine now", I consent to Staufen AG using my data according to the ­data protection in order to provide me with information on products, publications and further training offers by e-mail, direct message, newsletter or telephone that goes beyond this specific request. I may object to the use of my data for advertising purposes at any time at datenschutz@staufen.ag or revoke any consent I have given.

    YOU MIGHT ALSO BE INTERESTED IN

    August 14, 2023

    IA na cadeia de suprimentos

    Decentralized growth led to problems in the supply chain network at ABICOR BINZEL: the service quality and margin declined. The company utilizes a software to dismantle existing data silos and restructure data operations. This also benefits ABICOR BINZEL in the current multi-crisis. In addition, the cutting and welding torch manufacturer utilizes artificial intelligence in sales planning.

    Ler mais

    MANTENHA-SE ATUALIZADO

    Subscribe to our newsletter
    Staufen Back To Top Button