Desde sua fundação em 1931, guiado por sua missão inalterável “servir a sociedade com qualidade superior”, o Grupo Bridgestone vem expandindo e evoluindo seus negócios para atender às necessidades em constante mudança da sociedade e continuar apoiando a mobilidade e o estilo de vida das pessoas. A qualidade sempre esteve no cerne dos negócios da Bridgestone, pois a segurança dos usuários finais depende dela, não apenas nas ruas, mas também em aeroportos.
A Bridgestone Latin America North (BS-LAN) fabrica e comercializa uma ampla gama de pneus Bridgestone e Firestone, entre outras marcas associadas, para atender às necessidades de diversos clientes: consumidores, fabricantes de equipamentos originais, transportadores e empresas do setor agrícola. Também possui operações focadas na reforma de pneus para caminhões e ônibus, de acordo com sua promessa de fornecer valor social e ao cliente como uma empresa de soluções sustentáveis.
Shop Floor Management, UMA FERRAMENta para alcançar a excelência operacional
A implementação da Shop Floor Management (SFM) é uma das ferramentas estratégicas que a Bridgestone implementou em nível regional, buscando melhoria contínua em seus processos de fabricação e motivando sua equipe a tomar ações que tornem a operação mais eficiente.
Especificamente para a Bridgestone Costa Rica, a SFM busca desenvolver equipes multidisciplinares de alto desempenho, acompanhadas de liderança e comunicação assertivas em todos os níveis da organização, para superar os desafios de sua operação e estabelecer as bases para alcançar as Variáveis-Chave de Entrada de Processos Estratégicos (KPIVs) da empresa.
Tivemos uma experiência agradável com a implementação da SFM em nossa planta, fortalecemos nossos sistemas de gerenciamento diário com a orientação dos consultores da Staufen, que sempre estiveram dispostos a fornecer as melhores ferramentas para garantir que as mudanças gerem valor para nossos processos.
Pablo Jimenez Aldrette
Plant Manager, Bridgestone Corporation
Quais foram os principais desafios ao implementar a Shop Floor Management?
Pablo Jiménez Aldrette: Ao implementar a SFM, assim como em qualquer processo de mudança, percebemos incerteza e resistência a essa nova forma de gestão. Nos deparamos com perguntas como “funciona?” “É possível para o nosso processo?” “Por que isso deve ser feito na planta?” “Por que fazer todos os dias?” e outras. Para gerenciar essas questões e os desafios que surgiram durante a implementação, foi essencial manter uma comunicação transparente e empática, e adaptar o sistema aos nossos processos explicando-o claramente.
Pablo Jimenez Aldrette
Plant Manager
Bridgestone Corporation
Pablo Jimenez Aldrette
Plant ManagerBridgestone Corporation
Pablo Jiménez ist gebürtiger Mexikaner und hat einen Abschluss in Industrial Engineering der Universidad Autónoma de Guadalajara sowie ein Diplom in Qualität und Produktivität der Universidad La Salle de Cuernavaca. Er blickt auf mehr als 30 Jahre Erfahrung im Unternehmen zurück. Seine Laufbahn bei Bridgestone begann er 1992 als Industrial Engineer in der Abteilung Reifenmontage im Werk Cuernavaca in Mexiko. Seitdem bekleidete er verschiedene Positionen mit zunehmender Verantwortung. Im Jahr 2002 wurde er zum Industrial Engineering Manager ernannt, 2006 zum Production Manager. 2009 folgte die Beförderung zum Manufacturing Director für Bridgestone Mexiko. Rund 10 Jahre später zog er nach Costa Rica, um als Manufacturing Director für Bridgestone Costa Rica die Betriebsleitung des Werks in Heredia zu übernehmen. Unter seiner Leitung wurden die Produktionskapazitäten des Werks weiterentwickelt mit dem Ziel, die Inlands- und Exportmärkte weiterhin mit qualitativ und technologisch hochwertigen, leistungsstarken Reifen zu versorgen.
Ler maisQuais são os três principais benefícios da implementação da Shop Floor Management na Bridgestone?
- Comunicação.
Na Bridgestone Costa Rica, conseguimos transformar a comunicação para inspirar nossos líderes e funcionários a interagir assertivamente. Nossa equipe gosta de se envolver, e essa implementação nos ajudou a reforçar o sentimento de pertencimento e credibilidade criando espaços nos quais as informações são compartilhadas aberta e transparentemente - Transparência nos processos de monitoramento de desempenho.
A organização, monitoramento eficaz e delegação foram essenciais para trabalhar nas oportunidades de melhoria. Isso nos fornece informações precisas que nos permitem agir proativamente para continuar posicionando a Bridgestone como líder do setor.. - Atenção e reposta oportunas.
As oportunidades de melhoria devem ser tratadas na planta, de forma rápida e eficiente. A SFM nos permitiu usar a gestão diária e ágil para resolver as diferentes situações que surgem, e ao mesmo tempo estabelecer um mecanismo de escalonamento que nos permite envolver a equipe de liderança quando os funcionários não conseguem resolver problemas diretamente no chão de fábrica..
A SFM se tornou uma das ferramentas que usamos para otimizar o desempenho de nossa planta.
A EMPRESA
A Bridgestone Latin America North (BS-LAN) é uma unidade de negócios que integra as operações de fabricação e vendas das subsidiárias no México, Costa Rica, América Central e Caribe, Colômbia e Equador. É uma subsidiária da Bridgestone Americas, Inc. (BSAM) e da Bridgestone Corporate Japan. O grupo também possui escritórios regionais na Europa e na Ásia-Pacífico.