
“Servindo a Sociedade com Qualidade Superior”

Desde sua fundação em 1931, guiado por sua missão inalterável “servir a sociedade com qualidade superior”, o Grupo Bridgestone vem expandindo e evoluindo seus negócios para atender às necessidades em constante mudança da sociedade e continuar apoiando a mobilidade e o estilo de vida das pessoas. A qualidade sempre esteve no cerne dos negócios da Bridgestone, pois a segurança dos usuários finais depende dela, não apenas nas ruas, mas também em aeroportos.
A Bridgestone Latin America North (BS-LAN) fabrica e comercializa uma ampla gama de pneus Bridgestone e Firestone, entre outras marcas associadas, para atender às necessidades de diversos clientes: consumidores, fabricantes de equipamentos originais, transportadores e empresas do setor agrícola. Também possui operações focadas na reforma de pneus para caminhões e ônibus, de acordo com sua promessa de fornecer valor social e ao cliente como uma empresa de soluções sustentáveis.
Shop Floor Management, UMA FERRAMENta para alcançar a excelência operacional
A implementação da Shop Floor Management (SFM) é uma das ferramentas estratégicas que a Bridgestone implementou em nível regional, buscando melhoria contínua em seus processos de fabricação e motivando sua equipe a tomar ações que tornem a operação mais eficiente.
Especificamente para a Bridgestone Costa Rica, a SFM busca desenvolver equipes multidisciplinares de alto desempenho, acompanhadas de liderança e comunicação assertivas em todos os níveis da organização, para superar os desafios de sua operação e estabelecer as bases para alcançar as Variáveis-Chave de Entrada de Processos Estratégicos (KPIVs) da empresa.

Tivemos uma experiência agradável com a implementação da SFM em nossa planta, fortalecemos nossos sistemas de gerenciamento diário com a orientação dos consultores da Staufen, que sempre estiveram dispostos a fornecer as melhores ferramentas para garantir que as mudanças gerem valor para nossos processos.Pablo Jimenez Aldrette
Plant Manager, Bridgestone Corporation
Quais foram os principais desafios ao implementar a Shop Floor Management?
Pablo Jiménez Aldrette: Ao implementar a SFM, assim como em qualquer processo de mudança, percebemos incerteza e resistência a essa nova forma de gestão. Nos deparamos com perguntas como “funciona?” “É possível para o nosso processo?” “Por que isso deve ser feito na planta?” “Por que fazer todos os dias?” e outras. Para gerenciar essas questões e os desafios que surgiram durante a implementação, foi essencial manter uma comunicação transparente e empática, e adaptar o sistema aos nossos processos explicando-o claramente.


Pablo Jimenez Aldrette

Quais são os três principais benefícios da implementação da Shop Floor Management na Bridgestone?
- Comunicação.
Na Bridgestone Costa Rica, conseguimos transformar a comunicação para inspirar nossos líderes e funcionários a interagir assertivamente. Nossa equipe gosta de se envolver, e essa implementação nos ajudou a reforçar o sentimento de pertencimento e credibilidade criando espaços nos quais as informações são compartilhadas aberta e transparentemente - Transparência nos processos de monitoramento de desempenho.
A organização, monitoramento eficaz e delegação foram essenciais para trabalhar nas oportunidades de melhoria. Isso nos fornece informações precisas que nos permitem agir proativamente para continuar posicionando a Bridgestone como líder do setor.. - Atenção e reposta oportunas.
As oportunidades de melhoria devem ser tratadas na planta, de forma rápida e eficiente. A SFM nos permitiu usar a gestão diária e ágil para resolver as diferentes situações que surgem, e ao mesmo tempo estabelecer um mecanismo de escalonamento que nos permite envolver a equipe de liderança quando os funcionários não conseguem resolver problemas diretamente no chão de fábrica..
A SFM se tornou uma das ferramentas que usamos para otimizar o desempenho de nossa planta.
A EMPRESA
A Bridgestone Latin America North (BS-LAN) é uma unidade de negócios que integra as operações de fabricação e vendas das subsidiárias no México, Costa Rica, América Central e Caribe, Colômbia e Equador. É uma subsidiária da Bridgestone Americas, Inc. (BSAM) e da Bridgestone Corporate Japan. O grupo também possui escritórios regionais na Europa e na Ásia-Pacífico.
Request the English Magazine now as a digital or print version
