Seja colocando laminado ou drywall com gesso cartonado – por mais de 70 anos, a wolfcraft fornece as ferramentas para projetos de bricolage. Para garantir isso, a empresa precisa se reinventar continuamente.
Uma situação familiar para muitos bricolage: segurar uma peça com uma mão, um grampo com a outra e com a terceira… É claro que os bricolage que costumam trabalhar sozinhos podem rapidamente ficar sobrecarregados. No final da década de 1990, a wolfcraft lançou uma solução para esse problema: o grampo de uma mão, que fechava por meio de um mecanismo simples. A inovação contínua e a mudança fazem parte do modelo de negócios da wolfcraft. Fundado em 1949, o fabricante de ferramentas fornece às lojas de bricolage todos os tipos de ferramentas manuais de Kempenich na região de Eifel. Em 1961, a empresa foi uma das primeiras a ter a ideia de oferecer produtos para os entusiastas do bricolage.
Fabricação na Europa para garantir a qualidade
“Um dos nossos principais focos são as ferramentas para projetos DIY”, diz Reinhard Wolff, filho do fundador Robert Wolff, que dirige a empresa com seu irmão Thomas. Além das tradicionais ferramentas manuais e acessórios para ferramentas elétricas, a linha atual também inclui sortimentos para assentamento de laminados e ladrilhos, construção de gesso cartonado e muitos outros projetos.
A produção ocorre nas próprias fábricas da empresa na Alemanha e na Eslováquia. “Damos grande importância à qualidade e à sustentabilidade, por isso decidimos produzir na Europa”, explica Thomas Wolff.
nossa fábrica na Eslováquia não é apenas extremamente eficiente graças à sua orientação LEAN, mas também muito competente no processamento de metal, plástico e madeira – esse know-how de materiaIS raramente pode ser encontrado sob o mesmo teto.”
Thomas Wolff
Diretor EXECUTIVO, wolfcraft gmbh
REINHARD WOLFF
Diretor Executivo
wolfcraft GmbH
THOMAS WOLFF
Diretor Executivo
wolfcraft GmbH
Processos altamente digitalizados para o boom online
Os dois empreendedores fazem algumas outras coisas de maneira diferente de seus concorrentes. Além da distribuição tradicional em vários estágios, a wolfcraft oferece conceitos modernos de logística em rede digital, como remessa direta, que é particularmente essencial para lojas de bricolagem com lojas próprias na web e varejistas online.
A vantagem para as lojas de bricolagem online é que não precisam manter as ferramentas em estoque; o armazém central da wolfcraft na região de Eifel encarrega-se da recolha, embalagem e expedição. Na wolfcraft, isso exigiu processos novos e altamente digitalizados para armazenamento e logística, porque, diferentemente dos pedidos em massa do comércio, uma unidade de remessa aqui geralmente consiste em apenas alguns itens.
Além disso, um modelo de negócios B2B2C desse tipo é particularmente interessante para os fundadores: qualquer pessoa que queira abrir uma loja de bricolage convencional primeiro teria que investir dezenas de milhões. No entanto, só chega a clientes num raio de cerca de 50 quilómetros.
Online, no entanto, tem cerca de 100 milhões de clientes em potencial apenas no mundo de língua alemã. “Eles podem ser atendidos por remessa direta sem investimento de capital”, diz Reinhard Wolff. “Tudo o que eles precisam fazer é atrair clientes para sua loja e nós cuidamos dos processos logísticos.”
Há alguns anos, a wolfcraft demonstra como as ferramentas podem atrair a atenção na Internet com seus vários perfis de mídia social e seu canal muito ativo no YouTube, que é administrado permanentemente por uma equipe de cinco pessoas. Lá, os seguidores do “Faça você mesmo” (DIY) podem encontrar centenas de vídeos sobre ferramentas e bricolagem. Eles explicam como os usuários das ferramentas wolfcraft podem atingir melhor seus objetivos. Alguns se concentram na reforma de uma escada de madeira, enquanto outros explicam como usar uma ferramenta específica. Vários outros vídeos foram criados em colaboração com YouTubers DIY, que fornecem sua própria resposta à pergunta de wolfcraft: “E qual é o seu próximo projeto?”.
Isso descreve o segredo do sucesso da empresa familiar: nunca ficar parado e sempre ficar de olho no próximo passo. A esse respeito, os Wolffs sempre foram pioneiros. Por exemplo, um modelo de participação nos lucros está em vigor desde 1973. Por trás disso está a ideia de que os funcionários não são fatores de custo, mas pessoas com habilidades empreendedoras. Eles devem lucrar com o sucesso.
Sucessão da empresa regulamentada em tempo útil
A wolfcraft quer abordar questões com seus funcionários, como digitalização no chão de fábrica e sustentabilidade, por exemplo, com embalagens de produtos feitas de papel ao invés de plástico. A tão citada “mudança” é o dia a dia da empresa. No entanto, a empresa ainda tem pela frente sua maior mudança dos últimos tempos: a regulamentação da sucessão empresarial.
“Meu irmão e eu concordamos: nossos filhos podem continuar se quiserem. E, felizmente, eles o fazem”, enfatiza Thomas Wolff. É por isso que ambos estão focados em entregar o negócio para a próxima terceira geração de empreendedores.
Mas primeiro será nomeada uma gestão externa, que dará à terceira geração a oportunidade de se desenvolver de forma autónoma e de ver a empresa familiar como o seu próprio projeto.
a empresa
A wolfcraft GmbH é fabricante e fornecedora de ferramentas e acessórios para ferramentas elétricas e é considerada co-fundadora da indústria alemã de bricolage. A empresa familiar foi fundada em 1949 por Robert Wolff e agora é administrada na segunda geração por seus filhos Thomas e Reinhard Wolff. A produção ocorre principalmente nas duas fábricas próprias da empresa na Alemanha e em Malé Dvorniky (Eslováquia).