AUTOMAÇÃO E AUMENTO DA EFICIÊNCIA POR MEIO DE IA
O esforço para integrar a inteligência humana aos sistemas de informação para que eles possam resolver problemas de forma independente, tomar decisões e aprender continuamente produziu muitas ferramentas que são onipresentes na vida cotidiana:
Mecanismos de busca na Internet, streaming de música e vídeo, sistemas de assistência ao motorista, assistentes de voz e reconhecimento facial.
No mundo do trabalho, a inteligência artificial (IA) agora é considerada uma das principais tecnologias para aumentar a competitividade, a eficiência, a produtividade e o controle de custos. No entanto, muitas empresas e autoridades ainda estão presas a estruturas antigas e estão sobrecarregadas pela quantidade de dados a serem processados e pela velocidade com que o mercado está mudando.
Seus funcionários geralmente ficam presos em processos repetitivos e os consideram monótonos e enfadonhos. Max Schlensag está familiarizado com esse problema. Em 2021, ele estava treinando para se tornar um especialista em TI: “Eu estava digitando códigos no teclado e não me sentia desafiado. Isso me deu a ideia de ajudar outras pessoas que estão em uma situação semelhante.”
Ele começou a usar a IA para automatizar os processos de trabalho a fim de criar mais espaço para a criatividade das pessoas ao seu redor. Em seu trabalho, ele viu cada vez mais sucesso e rostos felizes. Portanto, Schlensag abandonou os estudos e fundou a empresa start-up Futurized aos 18 anos de idade, que se concentra no processamento de textos e imagens e no processamento de documentos.
A aplicação da IA nessas áreas permite que as empresas revolucionem a gestão de processos convencionais. Max Schlensag dá um exemplo disso:
NO PROCESSO DE FINANCIAMENTO DE CONSTRUÇÃO DE UM BANCO, VÁRIOS CRITÉRIOS EM DOCUMENTOS COMO O REGISTRO DE IMÓVEIS, O CONTRATO DE COMPRA E VENDA E O COMPROVANTE DE SALÁRIO SÃO VERIFICADOS INDIVIDUALMENTE. a FUTURIZED FAZ ISSO AUTOMATICAMENTE EM POUCOS SEGUNDOS.
Futurised, Max Schlensag
O QUE AS EMPRESAS PODEM FAZER ESPECIFICAMENTE PARA ACOMPANHAR O RITMO DA NOVA TECNOLOGIA?
Max Schlensag aconselha as pessoas a assumirem responsabilidade pessoal, ou seja, a adquirirem o know-how necessário ou a receberem treinamento para poderem avaliar as soluções. A próxima etapa é formar grupos de jovens e idosos que lidem com o tema do futuro e identifiquem os processos que precisam ser alterados.
Com a ajuda de um provedor de soluções tecnológicas, como a Futurized, a mudança necessária pode ser implementada. Como resultado, as empresas também estão bem preparadas para as mudanças atuais no mundo do trabalho. A nova geração de trabalhadores jovens e qualificados valoriza a variedade, o desenvolvimento contínuo, o significado e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional em suas atividades profissionais.
De acordo com Schlensag, as questões de back-office, como processamento, contabilidade e consultoria fiscal, não dependerão mais de pessoas. As pessoas usarão cada vez mais sua criatividade, em combinação com a tecnologia. A interação com os clientes também mudará: “Hoje, conversamos com as pessoas com base em nossas intuições. Daqui a alguns anos, estaremos fazendo isso com base em uma sensação tecnológica.”